Confeitaria saudável: veja por que e como adaptar as suas receitas

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A preocupação com a saúde e alimentação está aumentando consideravelmente nos últimos anos. Por isso, inovar e oferecer produtos que possam atrair esse tipo de público é fundamental. Logo, conhecer as novidades da confeitaria saudável deve ser prioridade para quem deseja alavancar nas vendas.

Existem muitas alternativas para quem quer trabalhar com esse ramo. Ao substituir alguns ingredientes e seguir determinadas receitas, é possível acrescentar ao cardápio várias delícias para encantar os clientes.

Se você deseja saber como adaptar as receitas para uma confeitaria mais saudável, não perca o nosso post. Boa leitura!

Use cacau em pó no lugar do achocolatado

Para fazer tortas e bolos, em vez de utilizar o achocolatado que apresenta uma grande quantidade de açúcar, invista no cacau em pó, que contém antioxidantes e é rico em triptofano, aminoácido que estimula a serotonina. Além disso, o ingrediente é fonte de minerais e vitaminas, como ferro, potássio, sódio e vitamina E.

Uma grande vantagem de usar o cacau nas receitas é que o seu sabor é mais acentuado e livre de açúcares, resultando em um sabor mais marcante e menos enjoativo do que o chocolate em pó ou achocolatado.

Substitua o açúcar e a farinha de trigo

Os doces ricos em açúcar e farinha de trigo costumam ser pesados e podem fazer mal para a saúde. O doce rico em açúcar fornece calorias vazias e é responsável pelo aparecimento de vários problemas de saúde, como diabetes.

Já a farinha de trigo é de difícil digestão por apresentar muitos anti-nutrientes. Além disso, o consumo pode causar processos inflamatórios. Por isso, é importante saber como substituir esses dois ingredientes. Algumas opções incluem o uso de farinha de grão-de-bico, aveia, farinha de arroz e polvilho.

Em relação ao açúcar, dê prioridade ao mel, açúcar de coco e alguns adoçantes como stevia, xilitol e eritritol.

Use frutas e castanhas

Para deixar os doces mais saudáveis, não podemos nos esquecer das frutas e castanhas. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, auxiliando a reduzir as doenças cardiovasculares, controlar o peso e diminuir o colesterol.

Por isso, inclua em seus doces tâmaras, banana, maçã, damasco, nozes, castanhas, uva-passa, pistache e amendoim. Algumas opções de preparações são bolos, biscoitos, tortas, doces de festa, pães, entre outras opções

Substitua o óleo por óleo de coco

O óleo é usado nas preparações da confeitaria para auxiliar na hidratação das massas de bolo, contribuir para o sabor e ajudar na retenção de ar. No entanto, esse ingrediente pode causar processos inflamatórios em nosso organismo, contribuindo para o aumento de doenças degenerativas.

Por isso, uma boa opção é utilizar o óleo de coco nas receitas, já que é um produto natural, rico em ferro e vitaminas. No caso dos doces como tortas, bolos e brigadeiros, substitua a manteiga ou margarina pelo óleo de coco, criando versões mais saudáveis.

Como vimos, a confeitaria saudável prioriza o uso de ingredientes que fazem bem à saúde, como cacau em pó, farinhas sem glúten, açúcares natural, entre outros. Por isso, não perca a oportunidade de investir nesse segmento, já que poderá atrair muitos clientes e fazer com que sua confeitaria seja mais lucrativa.

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