Como fazer o controle de qualidade de alimentos em entregas delivery?

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A pandemia e o distanciamento social gerado por ela consolidaram o delivery como um jeito prático e rápido de as pessoas comerem sem precisarem sair de casa. Embora o modelo já fizesse parte da operação de muitos empreendimentos, outros tantos tiveram que adaptá-lo com o aumento das demandas. No entanto, ambos se viram diante de uma mesma preocupação: o controle de qualidade de alimentos e como fazê-lo nas entregas.

Por essa razão, criamos este post para explicarmos quais as melhores medidas a serem aplicadas nessa tarefa, os erros que o seu negócio deve evitar para garantir um serviço eficiente, além da importância de investir em boas embalagens para delivery. Boa leitura!

Dicas para um bom controle de qualidade de alimentos no delivery

Empreendedores do ramo de food service estão sempre buscando soluções para evitarem reclamações dos clientes sobre a queda de qualidade da comida entregue em casa. Afinal, o que fazer para conservar o sabor dos pratos durante o deslocamento? Como garantir que a aparência seja a mesma das refeições servidas no estabelecimento físico?

Em tempos em que uma reputação positiva ajuda a impulsionar as vendas, é aí que entra o controle de qualidade de alimentos. Como há muitos fatores a serem levados em conta, reunimos aqui algumas ações que você deve adotar.

Ajuste o que for necessário no seu cardápio

O planejamento é o primeiro passo para preservar a qualidade das refeições e dos lanches nas entregas. Antes mesmo da fase de produção, é fundamental analisar o seu cardápio e, se for o caso, fazer as adaptações necessárias.

É claro que a variedade de opções disponíveis influencia a experiência dos seus clientes, mas acredite: a qualidade do que é entregue gera reflexos ainda maiores no nível de satisfação deles. Sendo assim, veja quais pratos podem ser oferecidos no serviço de entrega em domicílio mais facilmente, sem perder as características nem sofrer alterações no sabor.

Além disso, estude fazer substituições. Por exemplo, se alguns alimentos podem perder a crocância no trajeto ou são de alta perecibilidade, troque-os por acompanhamentos que manterão a qualidade da refeição até o momento do consumo.

Aprimore o seu sistema de entregas

A fase de entrega também é fundamental quando a gente fala em controle de qualidade de alimentos. Ela exige alguns cuidados específicos para tornar o serviço de delivery mais eficiente, como:

  • não deixe o pedido do cliente aguardando em cima do balcão: assim que o lanche ou a refeição estiverem prontos, é fundamental mandá-los rapidamente para a casa do consumidor;
  • agrupe os pedidos de forma inteligente: a ideia é reunir os que serão entregues em endereços próximos uns dos outros e traçar um trajeto que encurte ao máximo o tempo de espera;
  • capacite os entregadores: essa dica vale para quem trabalha com entregadores contratados, já que é mais difícil exercer uma maior influência sobre aqueles que prestam serviços aos aplicativos de entrega.

Mantenha a ordem interna no negócio de food service

A partir do momento em que você decide inserir o delivery no seu negócio, é preciso ter em mente que o fluxo de trabalho na cozinha vai ficar bem mais intenso. Isso porque deverá atender simultaneamente aos pedidos dos consumidores que estão no seu espaço físico e aos pedidos de entrega.

Nesse estágio, o ideal é trabalhar com uma espécie de linha de produção. Se for necessário, aumente o número de funcionários para ter mais qualidade e rapidez no preparo dos pratos e, assim, fazer com os clientes voltem a pedir no seu serviço de delivery. Jamais deixe uma modalidade de atendimento de lado para privilegiar outra.

Principais erros que você precisa evitar no delivery

Como dissemos, uma reputação positiva é determinante para o sucesso das vendas. Ela pode ir por água abaixo se o serviço de entrega for ruim, e o seu negócio ainda perde a chance de fidelizar um cliente. Sendo assim, veja agora quais são os deslizes que você deve evitar ao operar no modelo de delivery.

Divergências nas entregas ou pedidos ignorados

O pedido deve ser repassado com atenção para a cozinha e, ao final, é essencial conferir se falta algum item ou se foi colocado algo indevidamente. Receber a comida incorreta ou ter o pedido ignorado são coisas frustrantes para o cliente. Além disso, a reparação desses erros pode atrasar outras entregas e gerar despesas extras para o estabelecimento.

Falta de higienização adequada

Esse ponto deve ser observado não só durante a preparação dos pratos, mas também na hora de passar para as embalagens. Do contrário, o seu empreendimento passará uma impressão bastante negativa, gerando até dúvidas sobre os cuidados com a limpeza do local, principalmente nos clientes que ainda não visitaram o espaço físico.

Importância das embalagens para garantir a qualidade nas entregas

A embalagem utilizada para a entrega de refeições e lanches é um dos pontos mais importantes para o controle de qualidade de alimentos. Suas funções são basicamente preservar a temperatura do prato, reforçar a identidade visual do negócio e conservar o aspecto físico do alimento — evitando, por exemplo, que ele chegue bagunçado em razão de quaisquer irregularidades durante o percurso.

O ideal é apostar em embalagens apropriadas para cada tipo de refeição. Para isso, pesquise quais são as opções disponíveis no mercado e invista naquelas que colaborem para que os pedidos cheguem aos consumidores exatamente como saíram do seu estabelecimento. Pode ter certeza de que isso fará toda a diferença na qualidade do serviço de entrega e, consequentemente, nos índices de satisfação dos clientes.

Como você viu, o controle de qualidade de alimentos em entregas delivery exige alguns ajustes na operação do seu estabelecimento para prepará-lo para atender a essas demandas. Um dos pontos que merecem atenção é a acomodação das refeições, que deve ser feita em embalagens de boa qualidade, como as que nós oferecemos na loja virtual da Nova Safra, junto a outros produtos indispensáveis para o mercado de food service.

E então, tem interesse em expandir o seu negócio e começar a investir no serviço de delivery ou aprimorá-lo para deixar os clientes mais satisfeitos? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

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