Tipos de panetone: conheça as curiosidades dessa comida natalina

7 minutos para ler

Com a chegada das festas de final de ano, algumas comidas típicas que não podem faltar nas comemorações também começam a aparecer nos supermercados. E uma das estrelas dessa época tão importante é o panetone — que, ao longo dos anos, foi passando por reformulações e, hoje, pode ser encontrado em versões que vão muito além do tradicional (aquele feito com frutas cristalizadas). Ou seja, há diversos tipos de panetone, que atendem aos mais variados gostos.

No mercado, a variedade é grande, com opções de panetones recheados e/ou cobertos com diferentes complementos, como frutas, sorvete, chocolate, mousse, brigadeiro e doce de leite. Entretanto, essas são apenas algumas das possibilidades que podem ser usadas para complementar essa delícia — que surgiu na Itália, mas que não pode faltar nas mesas brasileiras no final do ano.

Vamos começar a nos preparar para essa época tão especial? Nesse post falaremos sobre algumas versões de panetones, que são ótimas e deliciosas ideias para você se inspirar. Confira!

Sabores que já são clássicos

Existem várias lendas que tentam contar a história do panetone, mas uma das ideias mais aceitas é a de que essa iguaria surgiu no norte da Itália, mais especificamente na região de Milão. A receita tradicional leva frutas secas, como uva passa, laranja e figo. No entanto, hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de sabores de panetone ao andar pelos corredores dos supermercados.

No Brasil, recheios como brigadeiro e doce de leite já são comuns entre os panetones (já podem ser chamados de “clássicos modernos”, não é?). Até mesmo quem apenas se aventura um pouco na cozinha pode preparar essas versões, pois basta ter um panetone tradicional e escolher o recheio de sua preferência. Não tenha dúvidas de que qualquer uma dessas opções será um sucesso nesse Natal!

O fato é que brasileiro gosta de variedade e, justamente por conta disso, o panetone não ficou apenas na versão tradicional por aqui — inclusive, essa é uma tendência mundial. Na Itália, por exemplo, é possível encontrar panetones com cobertura de pistache ou limoncello, com recheio de chocolate gianduia, entre muitos outros. 

Para os fãs de chocolate

Já para quem é fã de chocolate, a dica é apostar não somente no recheio ou na cobertura feitos com o ingrediente, mas também ao substituir as frutas secas e cristalizadas por gotas de chocolate. O resultado será incrível, principalmente para os chocólatras de plantão. Basicamente, a receita de panetone de chocolate é igual à versão original — com uma sutil diferença na ausência das frutas.

Embora o chocolate esteja presente na cobertura, no recheio e também na forma de gotas, esse ingrediente é muito versátil e pode ser utilizado de diversas outras maneiras e combinações. Aproveite os diferentes sabores de chocolate para criar harmonizações únicas, como chocolate ao leite com frutas vermelhas, chocolate branco com nozes, chocolate amargo com laranja e muito mais. 

Tipos de panetone trufado

Panetones trufados também fazem parte da lista dos preferidos entre os brasileiros. Mas, para sermos sinceros, não poderia ser diferente: tanto o recheio quanto a cobertura com chocolate permitem combinações deliciosas para todos os paladares!

Para quem adora a união entre doce de leite e chocolate, por exemplo, a dica é rechear um panetone tradicional (ou com gotas de chocolate) com o doce de leite. A cobertura pode ser com ganache de chocolate ao leite ou branco: é só escolher o que mais agrada a sua clientela.

Claro que o chocolate será a grande estrela das versões trufadas, mas explore diferentes sabores acrescentando ingredientes como pistache, brigadeiro e biscoitos — que, além de oferecerem sabores especiais, também ajudam a construir várias texturas, valorizando ainda mais o seu panetone. 

Opções com sorvete

No hemisfério sul, as comemorações de final de ano acontecem justamente no verão. Sendo assim, nada melhor do que apostar também na refrescante combinação de panetone com sorvete! Isso mesmo: rechear o panetone com sorvetes de diferentes sabores, como chocolate e creme, é uma alternativa para servir uma sobremesa diferenciada, que vai agradar adultos e crianças. Afinal, quem não adora sorvete?

No entanto, é preciso ter bastante cuidado com a questão do armazenamento — e mesmo com a entrega do panetone recheado com sorvete —, já que ele não poderá ficar muito tempo fora do congelador. 

Panetone de limão

Outro sabor que costuma agradar aos brasileiros é o de limão; então, por que não criar uma versão de panetone em que o destaque é essa fruta cítrica deliciosa? O limão pode ser usado em um creme para a versão trufada, ou mesmo como uma mousse — que tem a consistência certa para funcionar como recheio também. 

Como cobertura, o chocolate branco pode ser uma alternativa interessante. Para quem prefere um toque mais sutil do limão, é possível utilizá-lo em uma cobertura complementada com raspas de limão — nesse caso, você pode usar a massa tradicional do panetone. Mas essas são apenas algumas ideias, e você pode e deve usar a criatividade para criar receitas próprias!

Para fechar essa seção, mais uma dica: por ser cítrico, o limão combina com sabores mais doces, como o chocolate ao leite e o doce de leite, aumentando as possibilidades para as suas receitas. Na hora de testá-las, peça para que pessoas com paladares diferentes experimentem!

Panetone de whey protein

Para a turma fitness, a versão que mais faz sucesso é o panetone de whey protein. Como base, o panetone tradicional funciona muito bem — e na própria massa você pode adicionar o whey, que dá um sabor de chocolate, baunilha ou morango, de acordo com o que for escolhido.

Lembre-se de que quem está preocupado com a saúde não consome muito açúcar, então, para complementar, procure investir em opções mais saudáveis — como o chocolate meio amargo ou mesmo o amargo.

Sabores diferentes

O mais comum é encontrarmos receitas doces de panetone, mas a criatividade dos brasileiros é tão grande que hoje também já temos panetones salgados! A massa dessa opção não é muito diferente: é praticamente a mesma do tradicional, mas sem o açúcar. No recheio, a dica também é variar, usando diversos tipos de queijos, itens defumados (como linguiça calabresa e presunto), azeitonas e o que mais a sua criatividade permitir!

Viu só como não faltam ideias para você fazer muitos tipos de panetones neste ano? Fuja das opções óbvias, crie um cardápio exclusivo e, claro, procure atender às preferências da sua clientela. Não se esqueça de fazer um bom planejamento e de divulgar todas as novidades com antecedência nas redes sociais — pois essas plataformas são eficientes para atingir um grande público. Aposte na variedade de produtos e em boas estratégias de marketing para ter sucesso nas vendas!

Se você gostou de todas essas dicas sobre tipos de panetone, aproveite também para conferir o post que já fizemos sobre doces típicos de Natal. Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário