Shelf Life: o que é, qual sua importância e como calculá-lo?

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Talvez você já tenha ouvido o termo shelf life em algum lugar. Mas você sabe exatamente o que é? Trata-se do prazo de validade de determinado produto na prateleira, que é o tempo durante o qual o alimento preparado permanece fresco e adequado para consumo.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Veja, neste texto, o conceito do termo, como calcular o shelf life de um produto, quais são os processos limitantes e muito mais. Continue a leitura e confira!

O que é shelf life, exatamente?

Ao manusear alimentos perecíveis, é vital garantir que os clientes possam usar produtos em boas condições e que não estejam contaminados. Essa é a origem do conceito de shelf life, que se refere ao prazo de validade dos alimentos. Em outras palavras, trata-se de calcular o tempo que determinado produto pode ficar armazenado na prateleira da loja sem comprometer sua integridade.

O shelf life do produto começa na data de fabricação e depende de muitos fatores, como os ingredientes utilizados, seu processo de produção, higiene e condições de armazenamento, mas um dos fatores mais importantes é o tipo de embalagem utilizada.

A escolha da embalagem certa para cada produto é essencial para prolongar a vida útil do produto, manter a qualidade, facilitar a identificação e poder distribuí-lo em locais mais longes. A embalagem a vácuo é uma das soluções mais procuradas atualmente. O selador a vácuo pode suprimir todo o oxigênio da embalagem, que é causado principalmente pela deterioração dos alimentos e pelo prolongamento da vida útil.

Quais são os fatores limitantes para a shelf life das mercadorias?

Em primeiro lugar, é importante entender que, além do valor nutricional do produto e da presença de agentes microbianos e insetos, deve-se levar em consideração diversas características do alimento, como aspecto visual, cheiro, gosto e textura. Ou seja, a vida de um alimento é determinada pelo tempo em que ele mantém todas essas características de fabricação adequadas ao consumo.

A partir daí, muitos fatores afetam diretamente a shelf life dos produtos. São eles: matérias-primas utilizadas na fabricação, condições de armazenamento, cargas, microrganismos que podem atuar sobre os produtos e temperatura e umidade do local da exposição. Todos esses elementos funcionam de forma integrada, afetando o tempo de disponibilização dos alimentos para consumo. Portanto, todos esses fatores devem ser considerados no cálculo da vida útil de alimentos.

Como calcular a shelf life dos produtos?

Para produtos industrializados, é um pouco mais fácil entender a vida útil de cada produto. Isso porque, de acordo com a lei, todas as embalagens devem ser marcadas com a data de validade. Se não houver acidente e elas foram armazenadas em condições adequadas, o produto pode ser vendido e consumido até o limite ser atingido.

Entenda cada produto

Primeiramente, é muito importante estudar cada produto cuidadosamente para determinar quais fatores podem afetar sua vida útil. Portanto, estude as matérias-primas e as condições de produção. Também é importante prestar atenção à possível contaminação dos alimentos e aos aspectos sensoriais esperados de cada alimento.

Assim, por exemplo, se você está produzindo bolos, é importante conhecer os ingredientes utilizados, as possíveis formas de contaminação e a aparência esperada de um bolo adequado para consumo. Também é importante saber quais sinais ele apresentará quando começar a se deteriorar.

Faça testes

Além de observar os produtos, também é importante realizar alguns testes para garantir que o prazo de validade seja definido corretamente. Para isso, você pode testar o pH dos alimentos, nutrientes, microflora natural e outros elementos.

O teste pode ser feito todos os dias ou em horários alternados, dependendo das características de cada teste. Além disso, também é importante fazer os testes de acordo com as condições específicas de cada produto.

Defina a shelf life e faça o monitoramento

Depois da fase de testes, pode-se definir o prazo de validade de cada produto na padaria. Mas lembre-se: o processo não se limita a isso! Após a definição do prazo de validade, é necessário monitorar regularmente o produto para garantir que a data determinada retenha realmente a integridade do produto. Portanto, monitore todos os itens na loja e recalcule a vida útil dos alimentos, quando necessário.

Qual a importância do cálculo da shelf life?

A vida útil é muito importante para a empresa e para os clientes. Isso porque, por meio dela, você garante a qualidade dos produtos a todos os consumidores que visitam o seu negócio. Portanto, ao calcular a shelf life dos alimentos, problemas como a compra de produtos vencidos ou inadequados podem ser evitados.

Além disso, também pode melhorar o gerenciamento, calculando corretamente a vida útil do produto. Isso ocorre porque, ao cruzar os dados relacionados ao volume de negócios e ao prazo de validade dos alimentos, você pode planejar as vendas com precisão e evitar perdas e outros problemas.

Portanto, o cálculo correto da vida útil dos alimentos que você produz e vende no seu negócio pode trazer uma série de benefícios para toda a empresa. Os clientes podem ficar tranquilos porque podem consumir produtos de alta qualidade, aumentando, assim, a atratividade, a taxa de retenção da empresa e melhorando sua reputação no mercado. Além disso, a produção ainda pode ser planejada corretamente para evitar perdas e aumentar as vendas.

Embora cada produto tenha um prazo de validade específico, dependendo das características do alimento, existem medidas para estender o prazo de validade do produto. Entre eles, o método de armazenamento adequado de cada alimento produzido e comercializado em sua padaria é um dos fatores que garantem a integridade do produto por mais tempo. Assim, quando você tem geladeiras, freezers e outros equipamentos, isso pode aumentar o seu respectivo prazo de validade.

Como você pôde perceber, entender o que é shelf life, como calculá-la e sua importância é essencial para manter a qualidade dos produtos que você vende e a sua lucratividade.

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