Como montar uma confeitaria online?

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Não tem como fugir: as compras e vendas online chegaram para ficar — e prometem ter cada vez mais força. O mercado da internet vem se tornando mais consistente, e prova disso é que, agora, atinge até mesmo a comercialização de alimentos (algo inviável há alguns anos). Ou seja, a confeitaria online já é uma realidade não apenas no Brasil, mas em vários países do mundo.

Para quem tem o sonho de investir nesse ramo, a internet criou essa possibilidade, e nem é preciso ter uma loja física. Basta ter um local para estruturar a sua produção e criar uma loja virtual que valorize o seu trabalho e facilite a comercialização.

Para ajudar quem quer trabalhar na área, mas ainda não sabe por onde começar, vamos mostrar neste post algumas boas práticas para montar uma confeitaria online. O negócio é altamente promissor e vem atraindo cada vez mais consumidores. Confira as dicas logo a seguir!

Desenvolva um e-commerce

Antes de pensar em como alavancar as vendas ou mesmo criar um negócio, uma coisa é certa: é preciso começar. Montar uma confeitaria online envolve a criação de um e-commerce bem planejado, que valorize os seus produtos e facilite a sua interação com os clientes.

Para isso, faça fotos de todos os doces, bolos, tortas e guloseimas que você produz. Lembre-se de caprichar nesse ponto, pois seus clientes não sentirão o cheiro e nem poderão visualizar as mercadorias ao vivo, então, é fundamental oferecer imagens atrativas e de qualidade.

Faça com que a página tenha fácil acessibilidade e seja autoexplicativa. Assim, as pessoas não deixarão de comprar por não entenderem como navegar. Uma loja online precisa ser responsiva, ou seja, deve ser criada tanto para funcionar na tela do computador como também no smartphone. Afinal de contas, hoje as pessoas resolvem quase todos os assuntos usando apenas o celular. 

Considere o seu público-alvo

Assim como em um negócio físico, uma loja online também deve ser criada sempre pensando no seu público-alvo, ou seja, para quem ela vai vender. Essa é uma regra básica e você precisa ter definido um perfil de cliente para desenvolver as suas estratégias.

Para quem já tem um negócio tradicional e agora quer migrar para as plataformas online, fica mais fácil entender qual é esse público. Mas para quem está começando agora, há algumas informações que ajudam a definir esse potencial consumidor, pensando em referências como sexo, idade, local onde mora, faixa de renda, hábitos de consumo, escolaridade, entre outras métricas. 

Crie um blog

Os blogs representam, atualmente, uma das melhores estratégias online. Ter um espaço desse tipo ajudará a ranquear bem o seu site e, desse modo, pode dar a você um posicionamento de especialista no assunto. Portanto, aproveite a página para compartilhar algumas dicas, receitas mais simples, métodos de conservação e o que mais achar interessante a respeito da área de confeitaria.

Além do mais, o blog funciona como uma excelente ferramenta de interação entre a confeitaria e os clientes, aumentando o engajamento e, consequentemente, ajudando a aumentar o alcance do negócio na rede. Mas lembre-se que é preciso se dedicar à atualização dessa página quase que diariamente, criando conteúdos e interagindo com os comentários. 

Explore as redes sociais

As redes sociais têm papel indispensável quando o assunto é estratégia de marketing digital. Por isso, esteja em todas as redes interessantes para seu público e entenda que essas plataformas virtuais são como vitrines para o seu negócio. Explore opções no Facebook, no Instagram, no Twitter e em demais redes que você considere importantes.

Uma boa dica é explorar, nas publicações, a produção, os recheios e, claro, as experiências dos seus clientes. Isso tudo faz muita diferença e motiva as pessoas a terem mais curiosidade em seguir a sua confeitaria.

Claro que não é preciso usar todas as redes sociais disponíveis, afinal, cada uma delas trabalha com diferentes públicos. Então, escolha bem as plataformas onde investir para não gastar energia, tempo e recursos com a criação de conteúdos que não vão chegar ao seu alvo. 

Por exemplo, uma confeitaria pode explorar muito bem recursos como as fotos e vídeos curtos para chamar a atenção dos clientes, Considerando isso, redes sociais mais assertivas para esse trabalho são o Instagram, Facebook e mesmo o Pinterest.

Crie o seu diferencial

Para ser destaque em qualquer mercado, é preciso ter diferencial. No caso de uma confeitaria, pode ser oferecendo bolos e doces personalizados, a possibilidade de entrega em outras cidades ou mesmo estados, a criação de coleções temáticas de acordo com a época do ano, como Natal e Páscoa, entre outras ideias.

Nesse mercado, é preciso ter criatividade, porque a concorrência é grande e a cada dia surgem novidades. Aliás, ter uma confeitaria não significa apenas vender bolos, pelo contrário! Aposte em um cardápio variado, com opções que valorizem o seu negócio, como cupcake, pavlova, mini-bolo, cookie, bolo de pote, torta e ovo de Páscoa. 

Ofereça um cartão fidelidade

Quer coisa melhor para atrair os clientes que um cartão fidelidade? Faça com que eles ganhem um brinde ou uma recompensa depois que comprarem um determinado número de vezes. As pessoas costumam adorar esse tipo de estratégia que ajuda na fidelização da clientela.

Além disso, o cartão fidelidade é uma ótima forma de garantir divulgação. Afinal, as pessoas se sentem mais propensas a comprar quando descobrem esses tipos de benefícios. Logo, uma estratégia que parece simples e antiga pode, ainda, ser bem eficiente, principalmente quando divulgada online, com ainda mais poder de publicidade.

Aposte em práticas de encantamento

O que faz com que seu cliente compre de uma confeitaria online? É claro que o encantamento que você provoca! Por isso, é fundamental ser consistente e fazer com que as pessoas percebam valor nos produtos e na marca como um todo. Quando conseguir fazer isso, já vai ter praticamente tudo o que seu negócio precisa para decolar na internet.

Uma página de fácil navegação, redes sociais diariamente abastecidas com fotos, ou mesmo vídeos de qualidade e interação constante com o seu público são algumas das estratégias que ajudam nessa questão do encantamento. 

Mantenha-se atualizado

É natural que um mercado novo e com um nicho tão específico, como uma confeitaria online, passe por mudanças constantes, não é mesmo? Para não sofrer com tudo isso, esteja sempre por dentro do mercado para criar as suas estratégias antecipadamente. Estude e fique de olho em todas as novidades. Assim, o seu negócio poderá crescer com mais facilidade!

Viu que com algumas dicas simples é possível colocar o seu sonho de ter uma confeitaria online em prática?! Além do mais, não se esqueça de sempre trabalhar em parceria com fornecedores de qualidade e que são referências no assunto, como é o caso da Nova Safra, que oferece o que há de melhor para quem trabalha no ramo alimentício.

Aliás, aproveite para conhecer as últimas novidades que estão na nossa loja online e coloque em prática agora mesmo o seu sonho de ter uma confeitaria!

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