Como divulgar meus produtos sem precisar bater de porta em porta?

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O filme “De Porta em Porta” é um clássico para a área de vendas. O longa de 2002 conta a história de Bill Porter (William H. Macy), um portador de paralisia que em 1955 resolve encontrar um emprego. Ele consegue uma oportunidade, mas tem que andar 16 quilômetros todos os dias — oferecendo os produtos da Watkins Company literalmente de porta em porta.

Até a última década, essa podia ser a melhor forma de divulgação. No entanto, hoje a pergunta “como divulgar meus produtos?” ficou muito mais fácil de ser respondida. Existem diversas maneiras de vender seus produtos sem precisar de um sacrifício físico tão grande.

Para você, vendedor e empresário que deseja alcançar mais pessoas, no texto de hoje explicaremos algumas maneiras de divulgar seu produto sem sair de casa, aproveitando as oportunidades do marketing digital. Confira!

Tenha um blog dentro do seu site

Ter um site é o primeiro passo para uma estratégia de marketing digital — e esse site deve estar muito bem desenvolvido e sempre atualizado. Disponibilize um canal de contato para seus clientes e um catálogo de produtos. Além disso, para aprimorar esse trabalho, é preciso criar um blog para sua marca.

Se você não se sente confortável para escrever, não se preocupe! Existem empresas especialistas no mercado e com ótimo custo-benefício. O blog ajudará você de inúmeras maneiras, já que cria uma autoridade para sua marca (com muito mais visibilidade) e um canal de contato com possíveis clientes.

Independentemente da área, o blog é um aliado para atingir um público maior e aumentar as chances de vendas. O que será planejado é o formato do contato, o número de postagens etc. Use nas postagens elementos como “call-to-action”, que são as chamadas para ação — ou seja, pequenos formulários para a pessoa se cadastrar e receber informações, por exemplo.

Esteja presente nas redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram… essas são as novas “portas” nas quais você precisa bater para oferecer seu produto. Porém, diferentemente do que acontecia há 20 anos, hoje você tem um alcance infinitamente maior com um trabalho muito mais automatizado.

Criar perfis e páginas nas principais redes sociais traz a possibilidade de trabalhar com publicações de pequenos textos e imagens, pensando sempre em aumentar o engajamento do seu público e nas possibilidades de conversão. Por isso, invista nessas táticas se você quer divulgar seus produtos de maneira prática e eficaz.

Caso você venda bolos e tortas, por exemplo, experimente colocar fotos de seus produtos e fazer uma pequena chamada sobre os sabores, o prazo de entrega e como o cliente pode efetuar a encomenda.

Mas fique atento! Como cada rede social tem objetivos diferentes, sua estratégia deve ser adaptada. Um plano de divulgação que funciona no Facebook pode não gerar tanto engajamento no Instagram, por exemplo. Não sabe como fazer isso? Então confira a seguir algumas ideias para divulgar seus produtos nas principais redes sociais.

Facebook

O primeiro passo no Facebook é criar uma página para o seu negócio. Diferente dos perfis, uma página tem funcionalidades mais profissionais que vão ajudar a marca a crescer nessa rede social. Além disso, nela as ações de divulgação serão mais bem impulsionadas e você terá mais chances de ser encontrado. 

Em seguida, é necessário identificar o seu público-alvo no Facebook para criar um bom plano de comunicação. É um público jovem? Invista em uma linguagem mais informal e descontraída, além de fazer uso de emojis e imagens com cores vibrantes. É mais maduro? Aposte no discurso formal e em imagens mais sóbrias.

Definida a audiência para a qual serão direcionados os seus esforços, é hora de pensar nas publicações. Elas devem fazer sentido e ser atrativas, pois é importante lembrar que as pessoas no Facebook não estão buscando produtos para consumir, mas sim entretenimento. Um bom plano de marketing para essa rede social não só vai gerar mais vendas, como também vai aumentar as taxas de fidelização da empresa. 

Instagram

A principal diferença entre o Facebook e o Instagram é que o segundo trata-se de uma rede social muito mais visual, logo, sua estratégia deve estar voltada principalmente para as imagens. Aqui também é importante identificar o seu público e o que ele consome, antes de partir para o planejamento.

Feito isso, é chegado o momento de pensar nos posts. Fotos originais vão atrair muito mais a atenção do público do que aquelas retiradas dos bancos de imagens. Além de gerarem mais confiança, as imagens próprias transmitem os valores e a intenção da marca de forma muito mais fácil.

Para ser encontrado no Instagram, o caminho mais simples é investir nas hashtags, mas muito cuidado! É importante escolher com sabedoria as que mais fazem sentido para o post e para o negócio. Uma postagem com várias linhas de hashtags pode até alcançar muita gente, mas grande parte dessas pessoas não tem interesse no seu produto. Segmentar é sempre a palavra-chave, em qualquer rede social!

Utilize o e-mail marketing

Esqueça aquela ideia de que e-mails mandados por empresas são sempre spams, com mensagens que as pessoas raramente estão interessadas em ler. Você pode criar newsletters semanais, com informações como novidades e promoções sobre seus produtos, ou apenas para criar relacionamento com seus clientes.

A partir do trabalho em redes sociais — e também ao fazer pequenos cadastros dos clientes que já compram com você —, é possível montar uma base de e-mail com contatos que podem futuramente comprar ou até mesmo voltar a comprar de você.

Crie um canal no YouTube e aprenda como divulgar seus produtos

Se o seu produto é de produção própria, invista em um canal no YouTube. Já pensou em fazer vídeos mostrando o processo de fabricação dos seus produtos? Ou mesmo investir em uma ação de marketing no vídeo, divulgando depoimentos dos seus clientes e presenças em eventos? O YouTube é uma ótima ferramenta para isso!

Invista no Google Ads, no Facebook Ads e no Instagram Ads

Os anúncios on-line são uma forma eficiente de chegar ao seu público-alvo sem precisar ir até ele fisicamente. Além do mais, eles têm um ótimo custo-benefício, pois não é necessário investir altas quantias para atingir um público relativamente grande. Mas não se esqueça: é essencial personalizar os anúncios e deixá-los bem atraentes, para que os consumidores busquem por seus produtos. 

Coloque seu restaurante nos apps de comida

Aplicativos de delivery, como iFood, Uber Eats e Rappi, estão cada vez mais populares! Por isso, são uma forma muito promissora de aumentar as vendas e conquistar aqueles clientes que ainda não conhecem a sua marca. 

Para garantir o sucesso da sua loja nos aplicativos, é importante, principalmente, que ela seja organizada. Se você tem uma confeitaria, por exemplo, tire fotografias originais e bem-feitas dos seus bolos e doces — assim você pode colocá-las no cardápio e detalhar claramente cada item, alertando pessoas com restrições alimentares, alergias etc.

Pois bem, se você se perguntava “como divulgar meus produtos sem precisar bater de porta em porta?”, agora você tem dicas eficientes que ajudarão — e muito — nessa tarefa. Não perca mais tempo! Invista nessas estratégias e aumente a presença do seu negócio no mundo digital.

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