O que você precisa para abrir um negócio de bolo infantil?

6 minutos para ler

O mercado de festas no país é um dos que mais tem se desenvolvido nos últimos tempos, afinal de contas, o brasileiro adora uma celebração. Com isso, nichos dentro desse mercado também têm crescido, como é o caso da produção de bolo infantil. Para o empreendedor na área da confeitaria que está buscando oferecer um trabalho diferenciado, especializar-se nessa linha pode ser uma ideia interessante.

No entanto, para que o negócio dê certo, é preciso se preocupar com alguns detalhes antes mesmo de fazer o investimento. Estudar sobre as tendências do mercado, fazer um planejamento sobre o que o negócio vai oferecer e mesmo a criação de estratégias de marketing são alguns dos pontos a serem considerados.

E para você que tem o sonho de ter um negócio próprio de bolo infantil, abaixo listamos algumas dicas que poderão ajudá-lo no desenvolvimento da sua empresa. Confira!

Planeje o seu negócio em todos os detalhes

Mesmo que seja uma pequena empresa, é preciso investir um bom dinheiro para tirar uma ideia empreendedora do papel. Por isso, para não ter desperdício de tempo e mesmo dinheiro, comece fazendo um planejamento sobre como a empresa funcionará e o que ela oferecerá.

No caso de uma confeitaria, a ideia é trabalhar apenas no segmento de bolo infantil ou atenderá outras temáticas também? O cardápio vai incluir outros tipos de doces ou somente bolos? Será oferecida a possibilidade de um trabalho personalizado, de acordo com o pedido de cada cliente, ou os temas serão fixos?

Essas são apenas questões práticas que envolvem o dia a dia da empresa, mas há muito mais para ser definido no planejamento a respeito da estrutura do negócio, necessidade de investimentos, contratação ou não de outros funcionários, entre muitas outras.

Então, antes de colocar o seu negócio em prática, certifique-se de que um planejamento completo foi feito, pensando desde a estrutura do local até o menu que será comercializado. Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado tem muitos concorrentes, ou seja, é preciso se planejar e estar preparado para as mais variadas situações. 

Invista em uma boa estrutura de trabalho

O dia a dia em uma confeitaria exige a utilização de vários utensílios e equipamentos de cozinha, além de itens descartáveis, como embalagens. Entenda que cada cliente vai ter um tipo de exigência, como o tamanho do bolo, tipo de recheio ou mesmo decoração, então, a empresa precisa estar pronta para atender a essas particularidades.

De maneira geral, para quem decide investir no mercado de bolos, é preciso considerar esses itens para uma estrutura básica de trabalho:

  • geladeira e freezer para armazenar matérias-primas, preparos e bolos prontos;
  • forno e fogão próprios para uso profissional, pois são mais eficientes;
  • bancada de aço inoxidável para fazer todas as preparações;
  • batedeira, liquidificador e mixer que atendam necessidades profissionais;
  • formas, panelas e bowls de diferentes tamanhos;
  • utensílios para a decoração dos bolos e para os preparos e montagens, como espátulas;
  • balança para fazer as receitas na quantidade certa;
  • embalagens resistentes e próprias para bolos.

Claro que muitos pequenos empreendedores na área de confeitaria usam a estrutura da própria cozinha de casa para atender às encomendas. Isso é perfeitamente possível, mas lembre-se de que, mesmo em casa, é preciso contar com uma estrutura mínima de itens e utensílios para que a qualidade do trabalho não seja comprometida. 

Avalie os custos do negócio

Planejamento financeiro é um dos requisitos básicos para o sucesso de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Essa preocupação com as finanças deve começar antes mesmo de a empresa existir.

O empreendedor precisa listar e saber detalhadamente quais são os seus gastos mensais com fornecedores, possíveis colaboradores, despesas fixas e variáveis, além de sempre manter uma reserva para gastos não planejados — porque eles podem aparecer a qualquer momento.

Ainda na fase do planejamento, é preciso definir o público-alvo do negócio, ou seja, o perfil dos clientes. A partir dessa informação importante, será possível definir com mais clareza os tipos de produtos que serão comercializados e os custos das receitas. 

Crie os seus diferenciais

Para se destacar no mercado de bolos, é preciso oferecer alguns diferenciais. Por exemplo, criar um menu com opções que não sejam tão comuns e fáceis de serem encontradas em outras confeitarias ou mesmo oferecer a possibilidade da criação de bolos personalizados, de acordo com os desejos de cada cliente.

Atualmente, muitas pessoas também seguem uma alimentação mais restrita, que pode ser apenas vegana ou que apenas evita o consumo de produtos com lactose ou glúten. Uma dica é procurar atender a esse público mais seleto, já que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde.

Quando se fala em bolos, outra ideia interessante é oferecer um serviço de entrega, mesmo que isso aumente o valor final do produto. Muitas vezes, o cliente não tem a disponibilidade de retirar a encomenda na confeitaria e o serviço de entrega atende a essa necessidade.

Além disso, esteja sempre por dentro das novidades da área, pois a cada dia há diferentes tendências que agradam aos mais variados perfis de consumidores. Por exemplo, bolo vulcão, bolo de pote, cobertura buttercream, bolo red velvet e mini bolos são algumas das preferências que surgiram nos últimos tempos entre os consumidores brasileiros. 

Invista no marketing digital

Por último, não se esqueça da importância de se investir no marketing digital. Hoje, as pessoas buscam muitas informações na internet, inclusive nas redes sociais. Então, é essencial que o seu negócio tenha uma presença ativa no Facebook e Instagram, por exemplo.

Mas lembre-se de que manter um perfil comercial em uma rede social é muito diferente do que ter um perfil pessoal. É preciso produzir bons conteúdos, imagens e textos, para atrair a atenção dos potenciais clientes.

Viu como seguindo algumas dicas básicas é possível criar o seu próprio negócio de bolo infantil? Siga um planejamento, invista nos utensílios necessários, esteja sempre por dentro das tendências do mercado e invista nas redes sociais para promover o seu trabalho. Tudo isso vai ajudá-lo a atingir o sucesso esperado.

Além do mais, procure sempre trabalhar com fornecedores que são referência no mercado, como é o caso da Nova Safra. Inclusive, entre em contato conosco para conhecer a variedade de produtos que temos para os confeiteiros!

Você também pode gostar

Deixe um comentário