Saiba como vender mais no setor alimentício durante a pandemia

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A pandemia causada pelo Coronavírus trouxe consequências desastrosas e sem precedentes para o mundo todo. Com isso, pequenas e médias empresas enfrentam inúmeros desafios, tanto para descobrir como vender mais quanto para sobreviver em meio a essa crise.

No Brasil, em muitas cidades, as determinações de fechamento do varejo trazem preocupação e incerteza para vários setores. No entanto, o setor alimentício encontrou algumas alternativas e, com isso, muitos empreendimentos estão conseguindo se reinventar.

Por isso, neste post, mostraremos o que tem trazido bons resultados no mercado, para que você também encontre meios de vender mais em um momento tão desafiador como este. Continue a leitura e confira!

Esteja presente nas redes sociais

Uma das dicas mais importantes é em relação à presença nas redes sociais. Especialmente porque, como as pessoas quase não estão saindo de casa, a internet tem influenciado positivamente no faturamento de muitas empresas do setor alimentício.

Por isso, não hesite em aprender mais sobre como promover o seu negócio nas principais mídias digitais. Estamos falando de uma ferramenta muito eficaz na divulgação de sua marca, assim como para o engajamento, interação e contato mais próximo com o seu público.

Além de tudo isso, as páginas nas redes sociais são soluções simples e baratas, que oferecem fácil acesso ao telefone de contato, endereço de seu negócio, horários de funcionamento e, claro, informações mais precisas sobre os seus produtos. Não dá para ficar de fora disso!

Otimize o cardápio

Na hora de pensar sobre como vender mais, também é preciso ter a gestão da sua produção sob controle, certo? Portanto, antes de definir quais estratégias serão adotadas para melhorar as vendas, organize esse setor para que seja possível atender toda a demanda. Independentemente do público, mercado ou do nicho de sua atuação na área de alimentação, é essencial organizar os processos e respeitar todas as etapas.

Nesse sentido, otimize o seu cardápio pensando no que os clientes esperam, assim como naquilo que funcionará melhor para o seu negócio em termos de produtividade e rentabilidade.

Mude o formato de vendas

Jamais ignore as tendências e, se for preciso, mude completamente o seu formato de vendas. Por exemplo, uma padaria que deixa os pães expostos em um buffet para que seus clientes escolham à vontade deve rever esse conceito para priorizar a higiene e evitar que haja excesso de manipulação e exposição da mercadoria.

Aposte no delivery

Por conta da crise provocada pelo Coronavírus, as empresas que não oferecem delivery estão praticamente condenadas ao fracasso. A entrega em domicílio — que já não era propriamente uma novidade — passou a ser uma necessidade para várias empresas do setor alimentício.

Ainda que você ofereça a possibilidade de seu cliente buscar o que comprou em sua loja, o modelo de venda com entrega em domicílio é o que mais está sendo utilizado agora. Por isso, não desperdice a chance de vender mais e invista sem medo no delivery.

Melhore as receitas

De fato, as pessoas estão mais empenhadas em melhorar o sistema imunológico, porque sabem que essa é uma das formas de prevenir tanto a Covid-19 quanto outras doenças. Por isso, é muito importante rever os conceitos na preparação de receitas que podem estar mal balanceadas e que não alimentam de forma saudável.

Procure entender melhor sobre os ingredientes que reforçam a imunidade e acrescente-os ao preparo de seus alimentos, ou crie novas receitas mais saudáveis. Certamente, agir assim colabora para você descobrir como vender mais, uma vez que os clientes notarão sua preocupação e esforço para melhorar a situação.

Altere a vitrine

Se você sabe quais são as necessidades de seus clientes, fica muito mais fácil entender o comportamento deles, assim como o que eles buscam em seu estabelecimento e o que mais pode ser oferecido, além do que já está exposto em suas prateleiras.

A verdade é que, em tempos de isolamento social, os consumidores precisam de um lugar de conveniência em que não apenas comprem alimentos, mas também que supra as exigências de uma casa. Tente atender a essas demandas e os clientes escolherão visitar a sua loja, talvez mais próxima de casa, do que o supermercado, por exemplo.

Foque na variedade de produtos

Antes de apostar em novos produtos, é fundamental conhecer bem o seu mercado, o perfil de seus clientes e a região onde você atua, lembrando que as pessoas estão cada vez mais exigentes e em busca de novidades.

Um dos fatores que têm contribuído para o crescimento do setor alimentício é a demanda por novas experiências sensoriais, diferentes formatos de produtos e embalagens, modelos de negócios inovadores, além de combinações diferentes e inéditas. Na hora de focar na variedade, é preciso considerar tudo isso.

Faça cursos

Apesar das muitas restrições que as circunstâncias nos impõem, estamos no melhor momento para buscar conhecimento e aprimoramento. Aproveite para rever suas certezas e pensar em sair dessa melhor do que entrou, afinal, o mundo não será mais o mesmo pós-pandemia.

Procure trazer novas ideias para o seu negócio e aprimorar seu conhecimento. Uma boa dica é aprender novas receitas por meio de bons cursos online. Existem conteúdos de muita qualidade no mercado que ajudam no fortalecimento e preparo, seja para os dias que estamos vivendo, seja para os que estão por vir.

Diante disso, a preocupação da Nova Safra® Food Service não é somente em comercializar produtos. A marca entende que a utilização correta, de forma a proporcionar mais economia, rendimento e praticidade ao dia a dia de seus clientes, é ponto fundamental para o sucesso, especialmente em tempos tão difíceis.

Por esse motivo, a Nova Safra® Food Service conta com um centro de treinamento altamente moderno, denominado Academia Nova Safra, onde são ministrados cursos de culinária, confeitaria, panificação, sorveteria, além de serviços e gestão.

Se você gostou dessas dicas e quer conhecer melhor os cursos da Nova Safra® Food Service, veja todas as opções disponíveis agora mesmo!

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