Como melhorar o cardápio de padaria? Dicas para o ano todo!

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Os tempos mudaram e, atualmente, não existem regras para seguir na hora de montar o cardápio de padaria. Esses estabelecimentos se diversificaram e se transformaram em espaços de alimentação durante todo o dia para diversos tipos de público, indo muito além do clássico café com pão na chapa. Nesse novo cenário, para manter o sucesso do seu negócio, é preciso se adaptar aos novos tempos e atrair mais clientes durante todo o dia.

Um pão francês saboroso e sempre fresco e um pão de queijo quentinho são itens básicos de uma padoca brasileira. O café recém-passado ou um expresso bem tirado também são essenciais. Mas para aumentar o lucro do negócio, é possível explorar as demais refeições do dia, atraindo fregueses para o almoço, o jantar e mesmo se posicionando como uma opção para quem quer fazer uma refeição fora de hora.

Acompanhe a seguir dicas para realizar uma mudança no menu do seu negócio com tranquilidade e segurança e melhorar ainda mais o seu cardápio.

Estude seu cliente

Para começar a realizar mudanças na linha de produtos da sua padaria, o primeiro passo é fazer um novo estudo para conhecer bem o seu público. É essencial conhecer quem frequenta o seu espaço, o que busca, seus gostos e necessidades. Você pode fazer essa pesquisa informalmente, conversando com os clientes e ouvindo suas opiniões, ou criar um questionário e pedir a participação do máximo de pessoas possível.

A análise pode ainda se estender ao entorno do seu espaço. Procure conhecer o perfil da vizinhança e entender quem são os moradores ou trabalhadores da região que não escolhem a sua padaria para as compras e os motivos dessa escolha.

Com essas informações, fica mais fácil definir que tipo de padaria deve ser a sua. Na região há uma maior demanda por comidinhas rápidas, café da manhã prolongado ou vale mais a pena investir em almoço e jantar? Foco no simples bem feito ou é preciso sofisticar? Com isso, você poderá ver com clareza o que falta no cardápio para as pessoas que ainda não prestaram atenção em você e o que pode ser melhorado para conquistar ainda mais a fidelidade dos clientes.

Crie cardápios sazonais

É preciso lembrar sempre que pessoas são atraídas por novidades. Na alimentação, uma maneira de atrair a atenção de novos clientes é oferecer menus sazonais, aproveitando o espírito de uma época do ano para criar novos produtos e levar seu cliente a fazer uma compra ou pedido fora da rotina.

Os menus sazonais podem acompanhar as estações do ano. O inverno pede pratos mais quentes, como massas, carnes com molhos encorpados e uma variedade de sopas diferentes. Já no verão, têm mais saída os sanduíches naturais, as saladas, os grelhados e bebidas frias.

Datas comemorativas também chamam a atenção e criam oportunidade de seduzir a clientela. Novos doces com chocolate ou pratos com peixe no período que antecede a Páscoa são escolhas com grande potencial, assim como os assados típicos das festas de fim de ano durante todo o mês de dezembro. As festas juninas também nunca saem de moda e a grande variedade de suas comidinhas típicas oferece muitas oportunidades para o cardápio.

Mantenha um menu fixo

Além das opções especiais para cada época, o estabelecimento deve manter uma lista fixa à disposição dos clientes. Um bom menu deve conter pratos pensados para um público amplo, com receitas bem conhecidas e que possam ser reproduzidas regularmente com a mesma qualidade, para que o cliente tenha o conforto de saber que vai sempre encontrar ali aquela refeição preferida.

É importante escolher também pratos que sejam simples de preparar, com pouco desperdício, e que tragam boa margem de lucro para o seu negócio. Uma forma de manter os custos baixos é basear o cardápio em ingredientes disponíveis no mercado o ano todo, com pouca oscilação de preço, garantindo assim a consistência e a qualidade do prato ou quitute.

Invista em equipamentos

Alterar o rol de produtos oferecidos pode causar um impacto na cozinha, seja pela inclusão de novas receitas na rotina ou pelo aumento da demanda. Essa mudança, portanto, deve ser acompanhada de um investimento em equipamentos.

As ferramentas adequadas vão ajudar a equipe a ter mais produtividade e consistência no preparo de todos os itens, sem correr o risco de deixar o cliente esperando seu pedido por muito tempo.

Capacite a equipe

Não basta investir apenas no patrimônio físico, é preciso olhar também para seu time. Lembre-se de treinar os funcionários para que toda a equipe evolua junto com o cardápio, entenda as novas exigências e saiba operar os equipamentos adquiridos.

Existem diversos cursos presenciais e aulas pela internet para auxiliar essa capacitação e permitir que a transição seja feita de modo suave e com sucesso.

Tenha opções para públicos específicos

É cada vez maior o número de pessoas que optam por uma dieta vegetariana, vegana ou que retiraram da alimentação alimentos com lactose ou glúten por questão de saúde. Por isso, é preciso se adaptar para atender esse público. Inclua no menu alguns itens para esse público, destacando essa informação com clareza.

A produção de pães também deve seguir essa lógica e passar a disponibilizar uma variedade pensada para diferentes grupos. O pão de farinha integral já se tornou obrigatório, mas é possível ir além. Pães sem glúten, feitos com farinhas especiais, costumam ter alto valor no mercado e os de centeio, por exemplo, têm muitos apreciadores.

Por último, vale ressaltar que as mudanças no cardápio de padaria precisam ter como resultado pratos, lanches e salgados bem preparados e que estejam sempre disponíveis quando um cliente fizer o pedido. Para garantir o fluxo da cozinha e o alto padrão do produto final, é fundamental utilizar matéria-prima de qualidade e buscar um fornecedor confiável. Na Nova Safra, oferecemos ingredientes e equipamentos para amparar toda a produção e dar ainda mais segurança à evolução de qualquer estabelecimento.

Para colocar essas sugestões em prática e ampliar a produção da sua padaria, invista em ingredientes de qualidade. Conheça os produtos no nosso site e comece já a mudança.

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