Como ter lucro com o cardápio de cafeteria? Saiba aqui!

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Os motivos por trás da escolha do local preferido para tomar um café vão muito além do sabor de um expresso. As pessoas buscam nesses espaços uma bebida de qualidade, mas também fazem questão de um ambiente diferente e um menu que surpreenda, com opções diferentes para beber e para comer. Por isso, o cardápio de cafeteria é decisivo no sucesso desse tipo de estabelecimento.

O menu de uma cafeteria pode ter uma variedade de receitas feitas com esse grão, quentes e frias, e comidinhas doces e salgadas para acompanhar a bebida a qualquer hora do dia. Pode ser um bolo simples ou confeitado, um sanduíche leve ou até mesmo uma torta com salada.

São inúmeras as possibilidades de conquistar a clientela e é nesses itens que reside parte significativa da margem de lucro. Pois se o preço de um café deve ser compatível com a faixa praticada pela concorrência, com quitutes exclusivos a liberdade para estipular os valores é maior.

Se você quer aumentar os ganhos do seu negócio e atrair mais clientes para dentro de suas portas, confira a seguir algumas dicas e comece a planejar mudanças que garantam um lucro maior no fim do mês.

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O público

Como já falamos, a variedade de receitas que uma cafeteria pode servir é imensa e pode ir de doces e salgados básicos, como brigadeiro e pão de queijo, até opções sofisticadas e exclusivas. Um dos aspectos mais importantes para montar um cardápio que dê lucro é fazer as escolhas certas para o seu público.

Conhecer bem que tipo de pessoa é o alvo do seu estabelecimento vai determinar o estilo que deve ser adotado no menu. Um público de poder aquisitivo alto pede comidinhas mais sofisticadas, com ingredientes diferenciados e, consequentemente, estará mais aberto a itens de maior valor agregado.

Já um espaço para clientes de orçamento mais reduzido deve oferecer opções básicas, que caibam no bolso deles. No caso de audiências jovens, em áreas próximas a faculdades ou empresas de profissionais mais antenados com as novidades, costumam fazer sucesso as bebidas geladas e receitas criativas.

A qualidade do café

Depois de ter clareza em relação a seu público-alvo, é hora de pensar na estrela da casa. O mercado de café na atualidade dispõe de uma ampla gama de grãos para gostos variados e em diversas faixas de preços. Para manter um bom resultado financeiro, o principal item do menu deve ser de qualidade, mas estar dentro dos padrões de compra que seus fregueses procuram.

Se seus clientes são abertos a explorar sabores mais diversificados, você deve pensar em investir em diferentes tipos de grãos, torra e métodos de preparo que vão além do coado e expresso. Para que essa estratégia tenha bons resultados, a equipe precisa ser treinada para preparar as bebidas da maneira correta e tirar possíveis dúvidas dos consumidores.

A descrição

Se você deseja que seus fregueses escolham os itens mais elaborados do cardápio, que têm embutidos maior margem de lucro, é preciso apresentar para eles essas opções de forma clara. Por isso, é fundamental que o cardápio impresso seja fácil de ler e traga descrições simples e envolventes.

Além disso, evite dar nomes complicados para as criações próprias ou incluir nomenclaturas técnicas pouco conhecidas das pessoas em geral. Isso também pode constranger consumidores potenciais, que vão acabar pedindo algo mais básico e de menor preço.

As comidas

Como já mencionamos no início, o cardápio de comidas precisa ser elaborado com bastante atenção em uma cafeteria, pois nele as oportunidades de lucro são grandes. Nesse tipo de estabelecimento, o menu deve ser enxuto e incluir doces e salgados que a cozinha seja capaz de reproduzir, mas isso não quer dizer que ele precisa ser óbvio.

Boa parte das sugestões pode ser pensada para acompanhar um café. Bolos de todos os tipos e doces pequenos, como brigadeiros, quando têm aparência saborosa e estão bem posicionados, são difíceis de resistir na hora daquele cafezinho depois do almoço.

Pães salgados ou recheados são muito procurados para a hora da fome no meio da tarde. Mas se o seu público busca também pequenas refeições, tortas, saladas e sanduíches também são ótimas pedidas para alavancar seus ganhos.

Os utensílios e equipamentos

Se você decidir dar mais destaque no cardápio de cafeteria para outros tipos de bebidas e quitutes, será preciso investir. Ter na cozinha e atrás do balcão os equipamentos corretos vai otimizar o tempo de sua equipe e ter efeito na consistência de suas entregas. Esses dois fatores são fundamentais para a satisfação do cliente e, por consequência, o sucesso do negócio.

As adaptações

O menu de um negócio do ramo alimentício deve ser revisado constantemente. Se alguns itens não estão tendo a saída esperada, desapegue. Mesmo que você goste muito daquela receita e acredite no seu potencial, por algum motivo seu público não aceitou, e insistir por muito tempo fará você perder dinheiro.

Mudanças sazonais também são ótimas para manter seus clientes interessados e fazer o caixa girar. Pense em alterar o cardápio a cada seis meses, incluindo mais itens quentes e reconfortantes durante os meses frios, e pratos e bebidas refrescantes quando a primavera chegar.

O ambiente

Algumas pessoas veem uma cafeteria apenas como um local de passagem antes de chegar ao trabalho ou após o almoço. No entanto, para outras, esse é um espaço de relaxamento ou para trabalhar.

Portanto, criar um ambiente agradável e acolhedor vai contribuir para atrair esses frequentadores sem pressa, que vão permanecer na mesa por mais tempo e consumir mais. Cadeiras confortáveis são obrigatórias e não deixe de disponibilizar um bom acesso à internet gratuito.

Ter os parceiros e fornecedores certos também tem um papel relevante no sucesso de um empreendimento. Eles vão assegurar que sua cozinha sempre tenha os ingredientes necessários para funcionar a pleno vapor e com a qualidade regular. Dispomos de produtos de alto padrão para todas as diversas possibilidades de um cardápio de cafeteria e oferecemos a confiabilidade que seu negócio necessita para alcançar todo o seu potencial.

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