Caramelo salgado ou Caramel au Beurre Salé: como aproveitar essa tendência?

3 minutos para ler

Você já conhece o caramelo salgado? O doce clássico feito com açúcar e creme teve um ingrediente a mais que mudou completamente seu sabor. Em 1977, um chocolatier de Quiberin, na região da Bretagne, na França, teve a feliz ideia de colocar manteiga salgada na receita e nos proporcionar essa delícia tão apreciada por franceses e americanos: o Caramel au Beurre Salé.

O doce também virou tendência no Brasil por sua facilidade em combinar com diferentes pratos e sobremesas, além de deixar o caramelo ainda mais saboroso. Apesar do nome, ele não é salgado, apenas contrasta os sabores presentes na receita: açúcar e manteiga com sal. Com ele, é possível preparar bolos, tortas, bombons, brownies e muito mais!

Quer saber como incrementar sua cozinha com o Caramel au Beurre Salé? Então, continue conosco!

Como usar o caramelo salgado na culinária?

O caramelo pode ser usado para incrementar diversos pratos de seu estabelecimento, por exemplo, em coberturas de sorvetes, crepes, tortas, bolos e no recheio do Petit Gateau. A receita, que é basicamente composta por açúcar, manteiga salgada e creme de leite, pode ser acrescentada com outros ingredientes como amêndoas, flor de sal e baunilha.

A dica é fazer combinações e testar novos sabores em sua cozinha, então, não hesite em experimentar misturas. Frutas ácidas, como o maracujá, proporcionam uma combinação perfeita. Basta adicionar a polpa ao caramelo já pronto e usar como preferir, inclusive para fazer bombons.

Nesse caso, adicione chocolate branco à mistura até que fique com uma textura de brigadeiro. Uma alternativa, sem o chocolate, é preparar a receita normalmente e quando começar a esfriar, colocar em uma assadeira baixa e alisar com uma espátula. Leve à geladeira até endurecer. Depois, corte em quadrados pequenos e embrulhe em papel manteiga.

Como preparar o caramelo salgado?

Confira na receita abaixo como fazer uma cobertura de caramelo salgado. Para fazer balinhas, você pode mudar a quantidade de açúcar para 200 g. 

Ingredientes do Caramel au Beurre Salé

  • 160 g de açúcar;
  • 200 ml de creme de leite fresco;
  • 80 g de manteiga com sal.

Modo de preparo

Derreta o açúcar em uma panela bem funda e grossa, pois o caramelo sobe ao colocar o creme de leite. Mexa sempre. Após virar uma calda, adicione a manteiga em cubos. Esquente o creme de leite em outra panela e espere ferver. Retire do fogo e junte à calda, aos poucos. O seu caramelo ganhará forma e estará pronto para ser usado em outros pratos.

Que tal combiná-lo com um brownie crocante e apetitoso? Se preferir, você também pode combinar o doce com as tortas veganas, tendência que tem ganhado cada vez mais espaço na culinária brasileira. Em seu preparo, são utilizados ingredientes como manteiga vegana, óleos vegetais e castanhas.

O caramelo salgado virou tendência na confeitaria nos últimos anos devido ao seu fácil preparo, sua possibilidade diversa de combinação com outras sobremesas e pela boa aceitação das pessoas, visto que o doce já era muito apreciado por aqui em sua forma tradicional. Além disso, feiras e eventos trazem essas novidades para perto do público.

Agora que você já está pronto para inovar em suas receitas, siga a Nova Safra nas redes sociais para acompanhar dicas e outras novidades. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário