Afinal, como escolher embalagens para doces de qualidade?

6 minutos para ler

Quem trabalha no ramo da confeitaria sabe que é preciso estar sempre atento aos mínimos detalhes de cada produto. É preciso oferecer um ótimo sabor, texturas diferentes de acordo com cada tipo de preparo, garantir que os produtos estejam sempre frescos e, até mesmo, as embalagens para doces são quesitos importantes que os consumidores também levam em consideração.

Cada tipo de doce requer uma apresentação diferenciada, especialmente se essas guloseimas serão servidas em festas como aniversários, casamentos e batizados. Preparos mais simples e tradicionais, como brigadeiros e beijinhos, cabem muito bem nas forminhas mais simples. No entanto, pense na apresentação de doces mais sofisticados, como bombons e trufas em um casamento.

Nesses casos, o ideal é que as embalagens sejam um pouco mais sofisticadas, de acordo com a delicadeza dos doces. Se você tem dúvidas sobre como escolher as melhores embalagens para vender seus produtos e, claro, valorizá-los, confira algumas dicas que listamos abaixo sobre o tema.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por que é importante saber escolher as embalagens?

O que chama a atenção de qualquer consumidor em um primeiro momento, especialmente na área da alimentação, é a aparência dos produtos, inclusive, as embalagens. No caso dos doces, assim como eles precisam ser muito bem preparados e decorados, coloca-los em embalagens adequadas, de acordo com o seu tamanho e delicadeza, é essencial para que eles sejam valorizados.

Hoje, o mercado oferece uma incrível variedade de embalagens para doces, que variam no tamanho, formato, textura, tipo de material e até funcionalidade. Tudo isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e é papel de quem trabalha na área saber identificar quais são essas novas necessidades dos consumidores para atendê-las.

Atualmente, as pessoas se preocupam em fazer decorações especiais até mesmo nas festas pequenas, como um batizado ou jantar em família. Com isso, os fornecedores de doces precisam oferecer opções para atender a esses clientes, que por menor que seja a comemoração também querem transformar o momento em algo especial, inclusive, com uma decoração bem elaborada.

Como escolher um bom material?

Para escolher o material mais adequado das embalagens, é importante considerar quais são os tipos de doces. Por exemplo, há aqueles que são mais úmidos e precisam de embalagens mais resistentes que forminhas de papel. No entanto, há aqueles que se adaptam muito bem a materiais mais simples.

Nas lojas especializadas, é possível encontrar as embalagens separadas por categorias e tipos de doces, o que facilita na hora da escolha. Mas de maneira geral, aquelas forminhas de papel mais simples servem para brigadeiros, beijinhos, cajuzinhos e bicho de pé, por exemplo.

No entanto, doces mais bem elaborados — como camafeu, olho de sogra e bala baiana — exigem aquelas forminhas que se parecem com pequenas caixas, têm um design diferenciado e são mais resistentes. A questão, nesses casos, nem é a escolha de uma forma mais resistente por conta da durabilidade, mas sim pela aparência.

Afinal, são doces que demandam mais tempo de preparo e são considerados especiais, então, o ideal é valorizar tudo isso na apresentação também. Já doces como bolos de pote e compotas são muito bem servidos em embalagens de vidros, onde o cliente consegue ver as camadas dos bolos, por exemplo. Há também embalagens de plástico, alumínio e tipos de papéis mais resistentes. Opções para os seus doces não faltam!

Qual formato de embalagem escolher?

Embalagens pequenas e individuais são mais delicadas do que as maiores, mas é preciso pensar também na funcionalidade. Mas para ajudar a escolher o formato da embalagem, comece sempre pensado no design do produto. Se os doces forem feitos em formas redondas, o ideal é que as embalagens sigam esse shape também. Já para os doces quadrados ou retangulares, o ideal é que as embalagens sigam essas linhas minimalistas também.

É claro que nem todos os formatos de doces vão ter uma embalagem correspondente. Por exemplo, imagine que você faça biscoitos em formatos de estrelas e flores, certamente, encontrar embalagens no mesmo formato será um desafio. Então, nesses casos, a dica é usar o bom senso e escolher aquelas que melhor vão acondicionar os doces sem que sobre ou falte espaço para eles.

Como escolher tamanhos e cores?

Saber escolher o tamanho da embalagem é tão importante quanto dar atenção ao material e design da mesma. Por mais que a embalagem seja bonita e chame a atenção, ela precisa acompanhar o tamanho do doce, ou seja, doces pequenos devem ser colocados nas embalagens menores, do contrário, o que vai acontecer é que o seu produto será desvalorizado em uma caixa ou papel que seja muito maior do que ele.

Nessa etapa, vale a pena também prestar atenção no material. Isso porque plásticos e outros materiais mais maleáveis são perfeitos para doces que têm um formato diferenciado, que às vezes precisam de adaptações. E claro, doces grandes precisam ter embalagens adequadas para o seu tamanho também, nada de querer economizar, pois o resultado final não será nada apresentável.

O que mais levar em consideração?

Alguns doces precisam de temperaturas específicas para permanecerem bem conservados, então, esse é outro item que deve ser levado em consideração. Por exemplo, aquele bolo de coco embrulhado precisa ser mantido em baixas temperaturas, pois em sua cobertura há leite. Além do mais, pense também na entrega para os seus clientes.

Sorvetes e chocolates são ingredientes sensíveis, então, ao organizar os doces para a entrega, garanta que eles não serão danificados por conta das altas temperaturas. Nesses casos, use sempre embalagens apropriadas para geladeiras. Matérias-primas de baixa qualidade não costumam ser muito resistentes e os clientes percebem esses detalhes.

Por isso, nem sempre compensa querer economizar nesses detalhes, pois o resultado final poderá deixar o consumidor desapontado. E claro, quem trabalha nesse ramo deve ser sempre criativo e pensar fora da caixa. Hoje, estão em alta festas temáticas, mesmo para adultos. Então, use toda a sua criatividade para criar apresentações e embalagens que possam atender a esses pedidos também.

E se você gostou destas dicas sobre embalagens para doces e quer encontrar as melhores opções para os seus produtos agora mesmo, confira a seleção de embalagens que temos na nossa loja online!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário