Dicionário gourmet: 5 termos para conhecer!

3 minutos para ler

O termo gourmet é o nome dado a um estilo de culinária que designa uma preparação, ingrediente ou um prato que seja mais refinado. A expressão está associada a uma ideia de alta cozinha, o que engloba arte e cultura culinária, feita de modo criterioso, com produtos de bastante qualidade e artisticamente apresentados. Assim, o dicionário gourmet apresenta vários termos que são importantes entendê-los.

O termo ficou popularizado, mas o seu real significado não remete ao que estamos acostumados no Brasil, como churros gourmet ou hambúrguer gourmet, pois não se referem a alta gastronomia.

Neste post, vamos apresentar 5 termos do dicionário gourmet que você precisa conhecer. Confira!

1. Amuse-bouche

Amuse-buche é um termo francês que significa “divertir bocas”, sendo um aperitivo de tamanho pequeno, para somente uma mordida. Ele é diferente dos aperitivos tradicionais, já que não é pedido de um menu para clientes, mas é oferecido de graça e de acordo com a escolha do chef.

Muitas vezes, é acompanhado por um vinho, servido tanto para oferecer um vislumbre do estilo do chef quanto para preparar o cliente para o prato.

2. Bechamel

O bechamel é um molho branco que é obtido por meio da cocção da farinha de trigo com manteiga, diluindo a mistura no leite. Após o cozimento, pode ser temperado de acordo com os alimentos que o acompanharão.

A coloração deve ser clara, com aparência de creme e sem gosto de farinha de trigo crua. Para que esse molho fique perfeito, é preciso cozinhar bem a farinha na manteiga derretida antes de acrescentar o leite.

3. Gaspacho

O gaspacho é uma sopa batida refrescante e leve, que deve ser servida fria. Ele é feito com uma base de sal, miolo de pão, cebola, pimentão, pepino, tomate e azeite, item essencial na culinária mediterrânea. O prato permite o uso de vários ingredientes, criando variações que vão desde receitas mais suaves até as mais picantes.

4. Praline

O praline é uma preparação feita à base de açúcar caramelizado e castanhas. Podem ser usados os mais variados tipos de castanhas, quebradas ou inteiras, como castanha-do-pará, amêndoa, avelã ou nozes. Em muitos casos, é comum ser acrescentado na receita outros ingredientes como leite ou creme de leite.

O resultado da preparação é um delicioso crocante que pode ser utilizado para decorar e cobrir cupcakes e bolos.

5. Zattar

O zattar é uma mistura de especiarias originada do Oriente Médio e utilizada como condimento. Ela consiste em uma mistura moída de sal, sumagre, coentro, gergelim torrado, manjerona, orégano e tomilho.

No Oriente Médio, a mistura é muito utilizada no pão antes de ir ao forno e nas massas de esfirra. Ela também vai bem com peixes, cordeiro, frango e vegetais como couve-flor, berinjela, abóbora e batata.

Como vimos, o dicionário gourmet apresenta vários termos que devem ser conhecidos por quem gosta ou trabalha com culinária. Assim, invista em cardápios gourmets em seu estabelecimento e lembre-se de usar ingredientes específicos para as receitas, além de oferecer produtos de qualidade.

Gostou deste conteúdo? Você sabia qual era o real significado dos termos gourmet? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário