Veja o passo a passo para abrir uma pizzaria e ter sucesso!

6 minutos para ler

Está pensando em abrir uma pizzaria? Saiba que esse processo não é tão simples como muitas pessoas pensam, pois a demanda é grande, mas a oferta é bem maior. Por isso, é importante ter um planejamento, fazer pesquisas de mercado e buscar um diferencial competitivo diante da concorrência.

Existem modelos e formatos diferentes de uma pizzaria que precisam ser pensados. Qual será a que melhor se alinha a seus objetivos e à demanda da região? Analisar a localidade onde o estabelecimento será estruturado, além de ouvir opiniões dos moradores, é fundamental nesse processo. Observe seu público-alvo e trabalhe em cima disso.

Para ajudar você nessa jornada, confira nosso passo a passo nos próximos tópicos.

Planejamento do negócio

O primeiro passo para quem deseja abrir uma pizzaria é se planejar e decidir em qual direção seguir. Nessa etapa inicial, é necessário criar um plano de negócio com objetivos, estimativas, público-alvo, opções de fornecedores, itens e equipamentos necessários para montar e formalizar seu estabelecimento, além de definir o modelo de atuação.

Antes de tudo, é importante decidir o tipo de pizzaria, pois o modelo determinará a capacidade de faturamento, assim como as necessidades do negócio, como ingredientes, funcionários, equipamentos, entre outros fatores. Existem diversos formatos e modelos que você pode conferir abaixo:

  • pizzaria delivery: demanda menor investimento e sua principal característica é trabalhar apenas com o sistema de entrega em domicílio;
  • pizzaria à lá carte: é o modelo mais tradicional, onde os clientes escolhem a pizza a partir do cardápio sugerido;
  • pizzaria fast food: seguindo o modelo americano de comida rápida, vende somente fatias de pizza para consumo imediato;
  • pizzaria rodízio: exige maior investimento, contudo, faz muito sucesso entre o público. Com um preço fixo, o estabelecimento oferece uma grande variedade de tipos e sabores de pizza.

Administração e gestão

Para qualquer negócio dar certo, é essencial ter uma boa administração de pessoal e de finanças. Por isso, contrate funcionários qualificados para exercerem suas funções e cuide da gestão de sua equipe, para que ela trabalhe com excelência e alinhada ao objetivo e à cultura organizacional da empresa.

Investir em treinamentos também é outro passo importante à medida que o negócio cresce. Além disso, incentivar o bom atendimento é uma forma de mostrar a gestão eficaz da pizzaria, e fará com que os clientes se sintam satisfeitos e bem recebidos. Esse fator geralmente conta como uma ajuda no marketing boca a boca.

Alimentos de qualidade

Para garantir a satisfação dos clientes, tenha sempre alimentos de qualidade em sua pizzaria, pois se forem de origem ou armazenamento duvidosos, podem comprometer a textura e o sabor deles, bem como transparecer esses problemas ao consumidor. Por isso, evite prejuízos e reclamações, contando com fornecedores sérios e comprometidos com o padrão exigido.

Os laticínios, os frios e as bebidas devem ser armazenados em ambiente bem refrigerado, e fique de olho na validade dos alimentos. As carnes devem vir diretamente de frigoríficos, atentando à procedência. Já produtos como tomate, cebola, pimentão, berinjela e outros devem ser comprados no dia em hortifrútis, para manter o frescor dos alimentos.

Montagem de cardápio

Na montagem do cardápio, não pense como a maioria. Busque diferenciais para seu estabelecimento, como entregas mais rápidas, sabores novos, massa recheada, atendimento inovador, dias de promoções, entre outros. Pense em algo criativo que se diferencie dos concorrentes e faça os clientes se lembrarem de sua marca.

Uma possibilidade é incluir no cardápio opções sem produtos de origem animal, aproveitando o crescimento no número de adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo. São poucas as pizzarias que oferecem esses tipos de pizza, portanto, torna-se algo viável e diferente. Dar atenção a pessoas com intolerância à lactose e glúten também é importante.

Equipamentos e utensílios necessários

Essa costuma ser a etapa que impossibilita abrir uma pizzaria, pois os valores dos equipamentos são bem altos. Por isso, é importante ter planejamento financeiro e começar apenas com os básicos na área de alimentos. De acordo com sua demanda, é possível aumentar a estrutura gradualmente com os próprios recursos ao longo do tempo.

Alguns itens necessários são: geladeira, forno e fogão, freezers, balança digital, mesas e tampos de trabalho (de inox ou granito), mochilas de entrega, panelas e outros acessórios de cozinha, recipientes plásticos, processador de alimentos, massadeira, cortador de frios, máquina de rolamento, entre outros.

Divulgação da pizzaria

Não adianta ter a melhor pizza da região ou criar um diferencial competitivo se não houver divulgação de sua pizzaria. Para fazê-la de forma correta e eficiente, é necessário usar o poder das redes sociais, criando perfis para sua empresa, além de utilizar ferramentas como o Google Meu Negócio — fundamental para negócios locais.

Crie conteúdos atrativos, poste fotos bem produzidas e interaja precisamente com seu público. Para chamar atenção antes da inauguração, crie promoções e cupom de desconto. Outra opção de divulgação da sua pizzaria é distribuir folhetos e folders nas proximidades do estabelecimento, usar artes visuais e carros de som, além de convênios com outras empresas.

Qualidade dos fornecedores

Garantir o alto padrão de seus produtos e serviços é também contar com fornecedores de excelência. Assim, você conseguirá manter o sucesso do negócio e a qualidade dos alimentos e dos itens de utilidade necessários em uma pizzaria. Esses parceiros devem ser comprometidos e seguir os prazos de entrega para não comprometer seu estoque.

Tenha atenção à qualidade das mercadorias, contudo, isso não significa que elas precisam ser as mais caras. É importante achar um ponto de equilíbrio entre preço e qualidade e pesquisar bastante as melhores opções em todos os setores do negócio — para conseguir valores mais competitivos. Comprar em grande quantidade também costuma sair mais em conta.

Uma decisão acertada é contar com a Nova Safra, uma empresa tradicional do ramo de food service e comprometida em fornecer tudo o que você precisa para abrir sua pizzaria. Na nossa loja online, encontre os ingredientes necessários para preparar suas pizzas e demais mercadorias, como caixas e descartáveis, utensílios de cozinha e muito mais!

Conheça nosso e-commerce para comprar todos os itens necessários para abrir sua pizzaria. Tudo isso com entrega rápida, melhor custo-benefício e em um só lugar! Venha conferir nossas ofertas. Estamos aguardando você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário