BACALHOADA GRATINADA

3 minutos para ler

INGREDIENTES DO BACALHAU:
1,5Kg de Postas de bacalhau dessalgado
1 xícara (chá) de Azeite de oliva
1 Cebola picada em gomos grossos
4 Batatas grande
INGREDIENTES DO MOLHO BRANCO:
1L de Leite
2 colheres (sopa) rasas de Manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de Farinha de trigo
1/2 Cebola
1 Folha de louro
2 Cravos da índia
Sal e noz-moscada a gosto
INGREDIENTES DA MONTAGEM:
200g de Mozarela
2 Ovos cozidos
50g de Azeitonas portuguesas
Salsinha a gosto

MODO DE PREPARO:
1- Bacalhau: Leve ao fogo uma panela grande com bastante água. Quando a água ferver, coloque as postas de bacalhau e deixe por cinco minutos ou até que as lascas do bacalhau comecem a se soltar.
2- Escorra bem a água do bacalhau. Limpe todos os espinhos e pele das postas, separando – as em lascas e reserve. Depois, coloque as lascas em um pano limpo e seco, enrole e aperte para retirar toda a água. Este passo é importante para que não junto água quando for ao forno.
3- Coloque as batatas com a casca em uma panela e cubra com água em temperatura ambiente. Leve a panela ao fogo e quando ferver conte 10 minutos e desligue. Este tempo será o suficiente para deixar as batatas levemente cozidas, mas sem desmancharem no forno.
4- Enquanto as batatas estiverem no fogo, aqueça o azeite em uma frigideira. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Junte as lascas de bacalhau e mexa delicadamente para não desfazer. Deixe no fogo por aproximadamente cinco minutos. Reserve.
5- Molho branco: Em um recipiente misture a manteiga e a farinha e mexa até virar uma massa firma. Reserve. Use o cravo para prender o louro na cebola de forma que a folha fique fixa.
6- Em uma panela aqueça o leite. Junte a metade da cebola com o cravo e o louro espetado. Deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Desligue o fogo, retire a cebola e acrescente a massa de farinha e manteiga.
7- Bata vigorosamente até que a massa de farinha dissolva no leite. Volte a mistura para o fogo (baixo). Deixe cozinhar por mais 15 minutos sem parar de mexer. Acrescente a noz-moscada ralada na hora, acerte o sal e reserve.
8- Montagem: Descasque as batatas que já estão frias e corte em rodelas de um centímetro. Unte um refratário com azeite e forre o fundo com as rodelas de batata.
9- Coloque sobre as batatas as lascas de bacalhau e cubra tudo com o molho branco. Salpique a mozarela e leve ao forno alto (180°C) até gratinar (dourar a superfície).
10- Enquanto gratina, descasque e corte os ovos cozidos ao meio. Assim que retirar o refratário do forno, decore com os ovos, as azeitonas e a salsinha picadinha.

Rendimento: 6 porções

Você também pode gostar

Deixe um comentário