Entenda o que é o mix de produtos e por que investir em uma padaria!

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Quem não gosta de ir à padaria para comprar um pão quentinho com café ou comer algum doce dentre as tantas opções? No entanto, para acertar nas escolhas de um portfólio que agrade seu público e atraia novos clientes, é preciso entender e investir corretamente no mix de produtos do negócio.

Foi-se o tempo em que esse estabelecimento vendia apenas os pães de cada dia. Hoje, tornou-se um novo conceito de mercado que proporciona lanches e café da manhã, além de oferecer um ambiente familiar e acolhedor. Por isso, se você deseja aumentar as vendas e a lucratividade de sua padaria, comece inovando nos produtos oferecidos.

Contudo, escolher quais opções serão ofertadas não é uma tarefa tão fácil. É preciso cuidado, estudo e principalmente planejamento. A seguir, você confere nossas dicas para acertar nessa decisão.

Afinal, o que é o mix de produtos?

O mix de produtos é uma variedade de itens que um estabelecimento oferece a seu público para atingir diversos perfis de clientes e alcançar uma fatia maior de mercado. Investir nessa estratégia é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer empresa, portanto são consideradas questões como:

  • tipo de produtos oferecidos;
  • ramo de atuação no mercado;
  • tamanho do negócio;
  • região em que atua;
  • perfil do público-alvo;
  • sazonalidades, como Páscoa e Natal.

Como implementar um mix de produtos eficientes?

O primeiro passo em direção a um mix de produtos eficaz em sua padaria é saber defini-lo na prática. Para isso, agora que você já sabe o conceito dessa estratégia, reunimos as principais dicas voltadas à definição de sua cartela de ofertas. Acompanhe!

Avalie seu histórico de vendas

Uma empresa focada em resultados deve registrar todo seu histórico de vendas. Dessa forma, é possível analisar detalhadamente esses dados e identificar padrões de consumo e comportamento do consumidor. Verifique se algum item está com pouca saída e pode ser substituído, quais épocas são mais favoráveis a quais produtos, entre outros fatores.

Entenda seu público

Todo empreendimento de sucesso preocupa-se com a satisfação do público, portanto deve conhecer as dores e as motivações de seus consumidores. Sendo assim, saiba identificar de que eles precisam, o que desejam quando entram em sua padaria, se estarão dispostos a pagar pelo produto oferecido e se há algum diferencial capaz de atraí-los.

Faça testes

A clientela está cada vez mais exigente em relação ao que consome. Por isso, invista em tendências do setor e aproveite para inovar, já que fazer testes é uma prática comum na gastronomia. Crie receitas, mas coloque-as em pequenas quantidades à venda para testar a aceitação do público e só depois aumente a produção, se for o caso.

Trabalhe seu diferencial

Padarias recheadas de opções existem inúmeras. Por isso, você precisa procurar formas de se destacar no mercado e atrair clientes. Decida qual será o diferencial de seu negócio, escolhendo direções como zero glúten ou lactose, produtos gourmet, culinária vegana ou fitness, além de massas variadas de pães, como integral, avelã, milho e aveia.

A empresa que investe em seu mix de produtos consegue atingir novos clientes e fidelizar os atuais, além de aumentar seu potencial aquisitivo e conquistar mais espaço de mercado. Por isso, trate esse fator como um investimento e comece a colocar em prática as dicas apresentadas neste texto para alcançar o sucesso de sua padaria.

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