O que é isomalte e para que serve na confeitaria

6 minutos para ler

Você já se deparou com pirulitos que parecem cristais ou pequenas esculturas em decoração de doces e bolos que se assemelham ao aspecto de vidro? Essas verdadeiras obras de arte são feitas com o isomalte, um substituto do açúcar de mesa. As receitas preparadas com esse ingrediente não ficam pegajosas e são estáveis.

É bastante comum em confeitarias finas por produzir caramelos duros e incolores, mas que podem ser coloridos com corantes comestíveis. Além disso, a substância não estraga os dentes, pois os microrganismos não conseguem degradá-los, e não causa impacto ou quase nenhum nos níveis de açúcar no sangue porque não estimula a liberação de insulina.

Que tal se aprofundar no assunto para entender os benefícios do isomalte e como utilizá-lo na cozinha? Reunimos as principais dicas e informações. Basta acompanhar a leitura!

Saiba o que é o isomalte

O isomalte é um adoçante natural derivado da beterraba e usado para substituir o açúcar na produção de alimentos, contudo tem a mesma aparência e textura: branco, cristalino, inodoro e facilmente solúvel em água. Devido aos seus benefícios à saúde, ele é um ingrediente versátil e ótima opção para pessoas com restrições alimentares ou que desejam consumir um doce saudável.

Descoberto na década de 1960, esse adoçante tem sido utilizado no preparo de chocolates, balas, gomas de mascar, caramelos, produtos de panificação, pastilhas e suplementos nutricionais. Em 1990, foi aprovado para uso nos Estados Unidos, está disponível para consumo desde o início da década de 1980 na Europa e, hoje, é usado em diversos produtos em mais de 70 países.

Conheça quais são os seus benefícios

O isomalte oferece benefícios que se adéquam perfeitamente a estilos de vida mais saudáveis, com a onda das dietas sem açúcar e menos calóricas. No entanto, seu consumo não deve ultrapassar a quantidade de 20 a 30 gramas por dia. Isso porque, como a maioria dos álcoois de açúcar, há risco de provocar desconforto gástrico, como flatulência e diarreia.

Contudo foi definido o valor energético de duas calorias por grama cumprindo fins de rotulagem de alimentos nos EUA, ou seja, é um produto com baixo valor calórico. Agora, seguindo as recomendações, veja mais vantagens em virar adepta dessa substância.

Auxilia no trato intestinal

A ingestão moderada de isomalte aumenta as bactérias boas no intestino grosso, conhecidas como bifidobactérias. A sua propriedade de se ligar a moléculas de água influencia a estrutura do conteúdo intestinal. Isso a deixará mais macia, podendo ser regulada pela redução do consumo e aguardar certo tempo para conseguir se adaptar.

O isomalte é quebrado pelas bactérias do intestino em meio a ácidos graxos de cadeia curta, os AGCC, que diminuem a acidez e alguns são descritos como benéficos para um epitélio saudável.

Oferece menos riscos de cáries dentárias

O isomalte é anticariogênico, já que as bactérias bucais não o transformam nos ácidos responsáveis por provocar as cáries, como acontece quando consumimos açúcar ou outros tipos de carboidrato. Além do mais, ele não pode converter em poliglicano, substância na qual é sintetizada a placa dental. Assim, as condições ácidas que danificam os dentes não se desenvolvem após o consumo do produto.

Não causa impacto nos níveis de glicose e insulina no sangue

O isomalte apresenta índice glicêmico baixo e tem pouca influência na glicose e insulina após a sua ingestão. Um fator apreciado por pessoas que buscam controlar e prevenir problemas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Veja como utilizá-lo na confeitaria

O ingrediente á facilmente dissolvido na água e pode ser usado no preparo de vários alimentos, principalmente doces. A dica é apostar na variedade de moldes e formas de silicone próprias para essa finalidade, aumentando as opções. Já durante o preparo, a indicação é usar o termômetro culinário com o objetivo de medir a temperatura ideal.

Caso você já tenha quebrado esse tipo de utensílio por descuido, não se preocupe, pois isso acontece. No entanto, para não voltar a acontecer, o segredo é fixá-lo em um lado da panela sem tocar o fundo dela e nem muito na superfície, no meio. Agora, para esfriar, nada de colocar na geladeira, já que isso pode rachar a estrutura. Então deixe firmar naturalmente no recipiente e longe da umidade.

Confira uma receita de pirulito de cristal com isomalte

Para você arrasar nas vendas da sua confeitaria, trouxemos aqui uma receita valiosa de pirulito de cristal usando o isomalte. É uma pedida perfeita para oferecer como lembrancinha em festas e datas comemorativas. Sua aparência cristalizada também é um atrativo para as crianças e jovens. Seus clientes vão amar e, quem sabe, indicar para mais pessoas. É sucesso!

Você precisará de:

Como fazer

Em uma panela, coloque o isomalte e a água. Misture bem, leve ao fogo alto e deixe ferver até atingir a temperatura de 170º, pois esse é ponto perfeito. Para isso, use o termômetro. Depois de pronto, despeje em uma jarra com vidro temperado ou outro recipiente que facilite o manuseio na hora de preencher os moldes. Adicione os confeitos coloridos e mexa.

Encaixe os palitos em cada molde com a medida de um dedo para dentro. Dessa forma, você certifica-se de que eles ficarão firmes. Feito isso, preencha os moldes e deixe esfriar por completo. Por último, retire os pirulitos, embale e decore como preferir. Use a sua criatividade para deixá-los muito mais atraentes. Você pode, por exemplo, optar por plásticos transparentes e laços também coloridos, caso receba uma encomenda para festas infantis.

Agora que você conhece o isomalte e sabe qual a sua utilidade na confeitaria, ficou fácil entender como utilizá-lo na sua cozinha pode ser benéfico para aumentar as suas vendas, não é? Com ele, você consegue ofertar um produto diferenciado e atrativo com um bom custo-benefício, além de poder incluir nas encomendas para eventos e ocasiões especiais.

Gostou da receita? Na Nova Safra, você encontra todos os ingredientes e utensílios para preparar essa e outras delícias. Entre em contato conosco e conheça a qualidade dos serviços que oferecemos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário