TORTA DE CACAU INTENSO

2 minutos para ler

INGREDIENTES DA MASSA:
160g de Açúcar Refinado
100g de Óleo
100g de Ovos
5g de Essência de baunilha
180g de Farinha de trigo
40g de Cacau em pó 100%
5g de Bicarbonato de sódio
300g de Iogurte natural
INGREDIENTES DO BRIGADEIRO:
32g de Cacau em pó 100%
790g de Leite condensado
400g de Creme de leite
INGREDIENTES DA CALDA:
200g de Leite
8g de Cacau em pó 100%
10g de Essência de chocolate
INGREDIENTES DA GLAÇAGEM:
6g de gelatina incolor
150g de água
160g de açúcar
80g de Cacau em pó 100%
100g de Creme de leite

MODO DE PREPARO:
1- Massa: bata o açúcar, o óleo, os ovos e a essência de baunilha até ficar homogêneo. Adicione os demais ingredientes peneirados, alternando com o iogurte. Despeje a massa em uma assadeira de fundo removível redonda (25 cm de diâmetro), untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido (180°C ) por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
2- Brigadeiro: misture bem todos os ingredientes em uma panela. Cozinhe em fogo médio até começar a desgrudar do fundo, no ponto de brigadeiro mole. Passe para um refratário e deixe esfriar.
3- Calda: misture todos os ingredientes.
4- Montagem: corte o bolo na horizontal, formando 3 discos. Coloque um disco dentro da forma utilizada para assar a massa, umedeça com a calda e cubra 1/3 do brigadeiro. Coloque o segundo disco e repita o processo, terminando com um disco de massa. Leve á geladeira por cerca de 1 hora. Desenforme sobre um prato e cubra-o completamente com o restante do brigadeiro. Corte uma tira de papel-manteiga para dividir a superfície do bolo e fazer a glaçagem. Dê leves batidinhas no brigadeiro com um garfo para que dê o efeito “arrepiado” nas bordas e em metade da superfície do bolo, deixando a outra metade lisa.
5- Glaçagem: hidrate a gelatina em 50ml da água. Em uma panela, misture o restante da água, o açúcar, o cacau e o creme de leite, ferva por 1 minuto, retire do fogo e adicione a gelatina hidratada. Misture, deixe esfriar até chegar a 40°C e despeje sobre a superfície lisa do bolo. Decore com um bombom.

RENDIMENTO: 1 bolo de 2,5 kg (15 porções)

Você também pode gostar

Deixe um comentário