Como alcançar o ponto certo do chantilly e não ter erros

3 minutos para ler

Você gosta de cozinhar? Tem preferência por sobremesas? Então é importante que você saiba fazer um bom chantilly, que é um componente muito versátil na produção de bolos e doces. Contudo, cuidado com o ponto do chantilly, para ele não virar manteiga. Não é difícil fazer, é só você seguir alguns passos que vamos mostrar para ter sucesso e muitos elogios com a sua guloseima.

Acompanhe nossas dicas neste post!

Qual é a base do chantilly?

Os ingredientes básicos do chantilly são apenas dois: creme de leite e açúcar. Dê preferência ao creme de leite fresco, usado em confeitaria e que tenha um teor de gordura de 30 a 40%, pois isso vai ajudar a estabilizar e criar um bom chantilly. O creme de leite fresco é a gordura do leite, sem soro e pasteurizado. O tipo de açúcar usado é o açúcar de confeiteiro, que dá uma consistência mais lisa ao chantilly.

Como fazer o chantilly?

Antes de iniciar a produção do chantilly, uma dica muito importante: coloque o creme de leite na geladeira algumas horas antes. Escolha uma tigela grande, pois o creme de leite batido crescerá de duas a três vezes do seu volume inicial. Você poderá usar um fuê, que é um batedor manual, ou uma batedeira para fazer o seu chantilly.

Se você está em um local quente, mantenha a temperatura do creme baixa, colocando a tigela dentro de um recipiente maior com gelo. Comece batendo o creme de leite e, assim que ele adquirir consistência, acrescente o açúcar aos poucos.

Afinal, qual é o ponto do chantilly?

Você deve ter o cuidado de não bater muito, senão o creme pode se tornar uma manteiga e perder o aspecto de chantilly. Quando o creme estiver firme, a ponto de não cair do fuê, este será o momento de parar de bater. Observe que ele vai formar picos no batedor de arame. Se você continuar a bater, o creme vai virar uma manteiga doce e não será mais possível reverter para virar chantilly.

Qual a diferença entre o chantilly e o creme para fazer chantilly?

Você tem os ingredientes básicos para fazer o chantilly natural? Ótimo! Contudo, se você quiser praticidade, há a opção de adquirir o creme para fazer o chantilly, encontrado em caixas no mercado. Como há diversas marcas disponíveis, você deve observar as instruções do rótulo, a qualidade e a validade do produto, pois esses detalhes farão diferença no resultado do seu chantilly.

Depois, basta somente levar a embalagem à geladeira. O ideal é colocar o conteúdo em um recipiente, pois assim o creme vai gelar por igual. Depois de bem gelado, bata manualmente ou em uma batedeira, observando as instruções da embalagem.

Assim, você não errará para atingir o ponto do chantilly. Depois de pronto, você poderá usar em coberturas, bolos, merengues e doces ou armazenar em um recipiente fechado com um plástico na geladeira por até 4 dias.

Gostou do post? Então siga as nossas redes sociais e fique mais por dentro de nossas dicas! Estamos no Facebook e Youtube.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário