Conheça erros que afetam a lucratividade do negócio e saiba evitá-los

3 minutos para ler

Uma das reclamações principais dos empreendedores é a dificuldade em visualizar o lucro. Isso porque a falta de resultados está ligada a pequenos erros que são cometidos no dia a dia das organizações, prejudicando a lucratividade do negócio. Assim, a gestão financeira é essencial para o crescimento de qualquer empresa, pois possibilita uma visão mais ampla dos processos.

Com isso, é possível identificar alguns desvios, além de prestar correções de maneira rápida, evitando prejuízos. Ademais, as informações precisam ser usadas para suportar a tomada de decisões importantes, o que envolve investimentos, contratações ou expansões.

Neste post, vamos apresentar os erros mais comuns que afetam a lucratividade no negócio e como evitá-los. Continue a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Não realizar o registro das operações

Em muitos casos, desconsiderar pequenos gastos pode parecer algo que não influencia nos resultados finais, não é mesmo? Entretanto, é muito importante somar essas pequenas despesas, pois o desfecho pode ser algo muito significativo.

A falta de registro das despesas e receitas pode afetar diretamente as operações contábeis e financeiras, já que ao não realizar o lançamento desses dados, você trabalhará com informações que não são verdadeiras.

Desconsiderar o processo financeiro

Ter um capital de giro é muito importante para manter o equilíbrio do departamento financeiro. Para que isso aconteça, é essencial que o gestor conheça o ciclo operacional da sua empresa, pois desconhecer esses detalhes compromete o fluxo de caixa.

Considere que você apresenta um capital de giro alto, por exemplo. A partir disso, você não precisa contar com receitas de curto prazo, pois o pagamento de impostos e a compra de materiais podem ser ordenados com o seu capital. Assim, as novas receitas podem esperar o prazo normal de recebimento, o que evita a solicitação de empréstimos.

Não reduzir os gastos desnecessários

Quando existem despesas que podem ser evitadas, também há redução dos lucros. Por isso, é necessário saber administrar com inteligência os setores do negócio e isso passa pelo corte do que é desnecessário. Logo, resta mais dinheiro para os itens importantes, o que reflete em uma conversão de vendas maior.

Portanto, o trabalho de redução de gastos deve ser permanente, sendo preciso manter uma fiscalização contínua. Algumas ideias podem ser adotadas, como reduzir o uso do papel, trocar produtos descartáveis pelos duráveis, utilizar lâmpadas mais econômicas, imprimir menos, entre outras.

Abandonar os indicadores financeiros

Os indicadores financeiros facilitam o acompanhamento de muitas variáveis do negócio, o que contribui para a identificação de tendências. Quando esses números não são verificados, a empresa perde chances de crescimento e dinheiro.

Para evitar esses erros, é essencial capacitar a equipe. Os treinamentos precisam ser prioridade entre as práticas voltadas à gestão de pessoas.

Como vimos, é muito importante reconhecer alguns erros que podem prejudicar a lucratividade do negócio, além de saber evitá-los. Treinar a equipe é uma boa opção. Por isso, levante as necessidades reais da companhia, defina as metas e avalie o perfil de cada funcionário. Com isso, é possível evitar erros na gestão financeira e garantir que a empresa se prepare para os desafios do mercado.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os principais erros que afetam a lucratividade do negócio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-