Como treinar seus garçons e aumentar suas vendas

4 minutos para ler

Você já parou para pensar que o primeiro atendimento ao seu cliente é um bom começo para conquistar a fidelidade dele com o seu negócio? O contato primário com a freguesia pode servir para apresentar toda a filosofia da sua proposta empreendedora.

A satisfação das necessidades da sua clientela é um passo fundamental e pode ser facilitado com um bom treinamento de sua equipe. Existem, hoje, táticas conhecidas para aprimorar o seu atendimento. Abordaremos várias delas neste artigo. Separamos, aqui, algumas dicas para aumentar o volume de vendas do seu negócio, mantendo no planejamento um eficaz treinamento de garçom. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Apresentação completa do cardápio

Entenda que é imprescindível que a equipe de atendimento conheça o cardápio de ponta-cabeça — e que esteja em total confluência com quem produz os comes e bebes do seu negócio. Saber todos os detalhes do menu permitirá à sua equipe de garçons falar com propriedade na hora de introduzir ao cliente o que é ofertado.

Além disso, possibilita sugestões de acompanhamentos e bebidas que harmonizam com os pratos. Deve-se entender todos os caminhos a serem sugeridos na hora do contato com o freguês.

Assim, poderá colocar em prática estratégias na hora de oferecer, por exemplo, o prato da casa ou alguma sugestão do dia, que seja inteligente para o planejamento de estoque do empreendimento. Que tal vender uma sobremesa feita com a fruta da época, em abundância e com bom preço? A lógica é essa.

Etiqueta e treinamento de linguagem

De todas as regras a serem seguidas como resultado de um treinamento de garçom, talvez a mais básica e essencial delas é a de ser educado. Confiança e simpatia são o segredo.

Mas, mais do que isso, para aprimorar as qualidades entre a relação garçom-cliente, existe uma forma de padronizar um atendimento de primeira. Algumas regras básicas da etiqueta na hora do atendimento são:

  • servir sempre primeiros as mulheres à mesa;
  • pratos devem ser servidos e retirados à esquerda do cliente. Na troca, retira-se o prato pela esquerda e coloca-se o novo à direita;
  • saber servir garrafas de espumantes e vinhos, disponibilizando sempre uma pequena quantidade para a prova do sabor e do aroma para ao cliente;
  • apresentar a conta, com discrição, se afastando por um tempo para permitir a escolha tranquila do cliente para o pagamento.

Postura, higiene e vestes impecáveis

A escolha das vestes e da postura vai depender da proposta do seu empreendimento. Por isso, pode variar um pouco, dependendo do despojamento ou do requinte do espaço. Agora, das coisas que valem para todo treinamento de garçom, uma é unanimidade: a higiene do serviço de atendimento deve ser impecável.

Roupas alinhadas e sempre limpas devem ser obrigatórias. Se preciso, disponibilizar até mesmo trocas durante o dia. Além disso, a postura daqueles que atendem as mesas deve ser sempre ereta e respeitável.

Aperfeiçoe as qualidades já existentes

Todo o processo a ser levado em consideração nesse tipo de exercício com a sua equipe de recepção é o de sempre valorizar as caraterísticas intrínsecas aos seus funcionários. Veja bem: saber escolher alguém sociável, elegante e educado para o seu empreendimento é uma ótima segurança preestabelecida.

As dicas aqui mencionadas são um adendo a uma boa escolha prévia na hora de contratar. Agora que você já sabe como fazer o treinamento de garçom para o seu negócio, está na hora de olhar para outros detalhes que sustentam a estabilidade de qualquer empresa.

Saber valorizar o seu pessoal e conhecer todos os seus direitos, é essencial. Aproveite a leitura e descubra tudo sobre como as taxas de serviço e gorjetas são importantes para evitar problemas posteriores. Fique atento!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário