Éclair: o que é e como prepará-la?

3 minutos para ler

A éclair é um doce muito famoso, conhecido por seu formato longo, feito com farinha de trigo, manteiga, água e ovos, idêntico à massa de pâte à choux. O nome da sobremesa procede da palavra francesa para relâmpago e se refere ao fato de o doce estourar na boca na primeira mordida, em decorrência do seu recheio cremoso.

A massa, quando assada, fica leve e com uma cavidade em seu interior. Existem diversas receitas de éclair e cada uma apresenta um recheio diferente. Além de ser deliciosa, é uma ótima opção de sobremesa em datas comemorativas ou lanche da tarde. Neste post, vamos apresentar a receita de éclair que você não pode deixar de fazer. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como fazer a massa da éclair?

A pâte à choux é uma massa que conta com alguns segredos e é necessário utilizar um medidor para que ela fique perfeita. Confira, a seguir, os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

Modo de preparo

Peneire a farinha e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga, o açúcar, o sal, a água, o leite e deixe ferver. Retire do fogão e junte a farinha de trigo. Volte novamente ao fogo baixo e mexa até que a massa desgrude da panela. Coloque a massa em uma batedeira com a pá e bata até que esfrie um pouco.

Acrescente os ovos um de cada vez, esperando a massa absorver o ovo para acrescentar o outro. Um dos segredos para que a massa dê certo é não colocar ovo gelado na massa quente. É muito importante que ele esteja em temperatura ambiente, à 25°C.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro, unte uma forma com papel-manteiga e faça pequenas bolas. Coloque a forma no freezer e, após estiverem congeladas, guarde em um recipiente.

Aqueça o forno à 250°C e asse as éclairs por 20 minutos, abaixe a temperatura para 180°C e asse por mais 5 minutos. Deixe esfriar e faça um pequeno furo para poder rechear.

Quais são as opções de recheio para a éclair?

Existem diversas opções de recheio, assim, você pode inovar e criar várias coberturas e recheios únicos.

Ganache

Ingredientes

Modo de preparo

Em um micro-ondas, derreta o chocolate, acrescente o rum e o creme de leite. Misture com um fouet até que vire um creme liso ou uniforme. Deixe esfriar e recheie as éclairs.

Baunilha

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva o creme de leite com a baunilha em uma panela. Em outro recipiente, misture o açúcar, as gemas e acrescente um pouco do creme de leite quente. Junte o restante do líquido quente, leve para a panela e deixe que engrosse no fogo baixo. A mistura não deve ultrapassar os 85°C.

Coloque esse creme em uma tigela e acrescente a gelatina hidratada. Deixe esfriar e ponha na geladeira. Por fim, recheie as éclairs.

Como vimos, a éclair é uma sobremesa deliciosa, mas que demanda técnica e paciência. Por isso, não deixe de treinar a receita e varie nos recheios para oferecer opções de doces diferenciados para os clientes.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-