Conheça 4 tendências de panificação

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Uma das formas de negócio mais antigas do mundo, fornecer pão é um ato universal e envolve um alimento primordial. Crises vêm e vão, mas o mercado de panificação parece sempre se manter de pé, mesmo que com algumas variações.

Isso quer dizer que você, empreendedor da área, deve se contentar e acomodar-se diante da estabilidade, certo? Errado! Para atrair clientes e manter-se competitivo em um mercado sólido, é preciso inovar sempre. Para ajudá-lo a sair da caixa, neste artigo, separamos 4 tendências de panificação para aprimorar o que o seu negócio oferece. Acompanhe!

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1. Uso da fermentação natural

Existe um motivo para o uso do fermento biológico industrializado, claro. Praticidade e eficácia são bons argumentos para uma produção em massa. No entanto, nada impede uma panificadora de apostar também na fermentação natural ambiente, na qual há controle da temperatura, para que se produza, de forma natural, uma cultura de bactérias e leveduras. É infinitamente mais saudável e melhor digerível que a receita com fermento industrial.

O resultado final é incomparável. A textura e a “crocância” da massa, bem como o aroma e os sabores potencializados, trazem sofisticação para um alimento diário e devem agregar valor ao seu produto e à sua empresa. É preciso de um investimento para a produção, mas recomendamos a consideração pelo processo.

2. Oferta de produtos para quem apresenta restrições alimentares

Pense na variedade da sua clientela. Mais e mais são comuns os casos de intolerância a glúten, lactose ou açúcar. Invista em receitas de produtos sem a adição desses elementos e certifique-se de etiquetar todos eles com informações claras.

Cativar um cliente que tem restrições alimentares, seja por condição alérgica, seja pela escolha por uma vida saudável, acaba por ser um caminho de atenção que agrada a diversos nichos daqueles que frequentam o seu estabelecimento.

3. Produção de produtos diferenciados

A dica central deste artigo certamente é: sempre que possível, fuja do óbvio. Oferecer os mesmos produtos que os seus concorrentes não é a melhor saída. Aposte em receitas diferenciadas, que façam o seu empreendimento se destacar e ser reconhecido por isso.

Torne-se um centro gastronômico. Produza massas e pães diferenciados. Imagine a gama de possibilidades:

  • pães integrais com passas, nozes e maior variedade de castanhas;
  • ciabattas, bolos de rolo, rocamboles caseiros, bolos de frutas etc.;
  • pães recheados de pesto, carnes, queijos e embutidos.

4. Oferta de massas de alta hidratação

Para selar a onda de inovação, uma das maiores tendências de panificação: as receitas de massa com alta hidratação finalizam um produto extremamente atrativo visualmente. Como se não bastasse, ainda apresentam sabores e aromas acentuados e inigualáveis.

Esse tipo de massa detém umidade entre 60% e 90% e exige um processo relativamente simples, necessitando de técnicas e equipamentos específicos — como uma amassadeira espiral. Além de tudo, são receitas baratas e de produção rentável. Um investimento inteligente!

Conhecendo as novas tendências de panificação, caro empreendedor, está mais que na hora de ampliar o perfil dos seus clientes, de tornar o seu negócio atrativo e respeitável e de se entregar aos prazeres da gastronomia — uma arte tão nobre, nascida para agradar e fazer o dia das pessoas mais feliz.

Agora, entre em contato com quem pode ajudá-lo a escolher os melhores ingredientes e produtos e auxiliá-lo na sua produção. Até logo!

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