Veja 4 técnicas de vendas para tornar seu garçom excelente vendedor

3 minutos para ler

O garçom é peça fundamental para as boas vendas de um bar ou restaurante e servir bem o cliente é apenas uma de suas funções. Como figura importante para a rentabilidade do local, precisa aliar seu talento pessoal a estratégias de um bom treinamento. As técnicas de vendas, por exemplo, podem tornar o garçom um excelente vendedor.

Assim, em restaurantes e bares a comida é o principal atrativo, mas o garçom é o personagem essencial para fidelizar o cliente e fazer com que ele volte. Portanto, saber instigar a pessoa, ser comunicativo e ter noções de etiqueta é importante para que o consumidor recomende o lugar a amigos e familiares.

Neste post, vamos apresentar 4 características fundamentais para transformar o seu garçom em um ótimo vendedor. Confira!

1. Simpatia e boa comunicação com os clientes

Saber se expressar bem e ser atencioso e carismático é o primeiro passo. Assim, durante os treinamentos e reuniões com a equipe de garçons, destaque sempre a importância disso. O cliente se sentirá mais à vontade em um local onde os profissionais se comportam de maneira simpática e receptiva.

A boa comunicação inclui a transmissão adequada das informações do pedido para a cozinha. Assim, esquecer um prato, deixar de passar solicitações especiais e trocar os itens são atitudes que devem ser evitadas ao máximo no ambiente de um restaurante.

2. Bom desenvolvimento da linguagem

Para qualquer pessoa que trabalha com o público, como os garçons, falar o português corretamente e ter um bom desenvolvimento da linguagem é muito importante. Em vários ambientes, gírias e erros são inaceitáveis porque podem provocar uma má impressão sobre o funcionário e, consequentemente, sobre o ambiente.

3. Conhecimento em culinária

Restaurantes e bares vendem produtos que as pessoas não provam antes de comprar. Portanto, o garçom precisa ter um bom conhecimento em culinária para explicar aos clientes sobre os ingredientes usados, o diferencial dos pratos, entre outras informações. O profissional também deve conhecer as guarnições, as bebidas e todos os pratos servidos no estabelecimento.

4. Postura de vendedor

A qualidade dos pratos e a variedade de opções culinárias são aspectos que atraem o cliente. No entanto, ele consome mais do que isso — um momento de prazer, agradável, romântico ou de confraternização. Assim, é fundamental que o garçom entregue e venda esse conjunto de valores que podem proporcionar uma excelente experiência ao consumidor.

Para isso, é necessário ter simpatia, demonstrar personalidade agradável e entregar os pedidos do jeito que o cliente pediu. Também é preciso observar a pessoa para identificar o seu perfil — atender um grupo de amigos exige uma postura diferente daquela adotada ao abordar um casal, por exemplo.

Como vimos, as técnicas de vendas são muito importantes para a rentabilidade do estabelecimento e para que os clientes sejam atendidos de maneira adequada. Portanto, ao realizar esse treinamento, o restaurante pode contratar um profissional capacitado para preparar a equipe ou ir a um lugar que disponibilize especializações e cursos na área.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das próximas publicações? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e YouTube!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-