Sorvete quente: essa delícia é a nova tendência!

4 minutos para ler

Quem disse que não dá para saborear um belo sorvete o ano todo? A nova tendência são as receitas de sorvete quente, que por mais contraditórias que pareçam, são sobremesas deliciosas e valem a tentativa.

Separamos aqui o que você precisa saber para pensar fora da caixa quando se trata de sorvete. Venha conosco!

Principais ingredientes e modos de preparo

Os ingredientes não diferem muito do tradicional sorvete. Envolvem laticínios (creme de leite e leite desnatado e/ou integral), gordura, açúcar. Além de ovos e mais alguns componentes que podem variar sutilmente a cada receita.

A diferença conceitual que está nas receitas de sorvete quente, é que geralmente se congela primeiro, com a presença de caldas que podem contar com chocolate, café, groselha, frutas vermelhas, entre várias — que após serem levados ao forno. Abaixo, abordaremos mais sobre algumas deliciosas combinações que se tornaram clássicas nessa nova tendência.

Sorvete com café

Como já citado, os clássicos ingredientes do sorvete não sofrem tanta alteração. Para a receita combinando com café, citamos duas:

Afogatto

Típica receita italiana, o preparo do Afogatto é tão simples que você pode experimentar a qualquer momento. Para facilitar ainda mais, pode ser feita com sorvete pronto. Opte por sabores neutros, como baunilha ou creme. Misture com café expresso, preenchendo duas bolas de sorvete em uma taça e está pronto! Delicie essa sobremesa, que harmoniza quente e gelado, imediatamente com uma colher.

Calda de café

Para harmonizar várias receitas de sorvete, experimente misturar uma calda quente para sua sobremesa. O já citado afogatto, se beneficia muito desse complemento. Para a calda, você usará:

  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 2 colheres sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de café bem forte e quente;
  • 1/2 xícara de chá de café frio separado;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho.

Logo após a separação dos componentes, basta derreter o açúcar em fogo baixo e levemente adicionar a xícara de café forte e quente, mexendo sem parar. Na 1/2 xícara de café frio, dissolva o amido de milho. Desligue o fogo do açúcar e junte a mistura quente à fria até engrossar.​

Sorvete com groselha

Acabou a moleza, tá na hora de arregaçar as mangas e fazer seu próprio sorvete, você verá que valerá a pena. Os componentes não variam dos tradicionais e para isso você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado;
  • leite (opte pelo semidesnatado e use uma lata de leite condensado como medida);
  • 4 gemas;
  • 4 claras em neve;
  • 1 lata de creme de leite (light ou tradicional);
  • 4 colheres de açúcar;
  • 1 colher de amido de milho dissolvido em 100 ml de água. (caso precise).

​Junte em uma panela, o leite condensado, as gemas o leite de vaca e leve a mistura ao fogo. Torne a mistura homogênea e espere até que engrosse. Caso tenha dificuldades nesse quesito, use uma colher de amido de milho dissolvido em água. Espere esfriar em temperatura ambiente e bata levemente o resultado com as claras em neve. Leve ao congelador por 12 horas.

A groselha pode ser comprada pronta e aquecida de modo a causar sulcos na cremosidade da receita de sorvete quente. Outra opção, seria colocar a groselha em temperatura ambiente e levar a sobremesa gelada ao forno. Na temperatura de 180ºC, a ideia é apenas dar um “susto”. O sorvete em formas deve descolar das bordas, mas não derreter.

Agora, que você sabe mais sobre sorvete quente, está na hora de desafiar o inverno e usar da criatividade na hora de saborear essa sobremesa. As possibilidades são imensas!

Para todas essas dicas, confira o site da Nova Safra e nos deixe ajudar a realizar essa explosão de sabores!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-