Saiba como escolher o azeite certo para usar em suas receitas

3 minutos para ler

azeite está presente na cozinha de muitas pessoas. Ele tem sido cada vez mais incorporado ao gosto culinário brasileiro e é usado como tempero na preparação de diversas receitas. Mais do que um óleo útil e saboroso, o azeite oferece muitos benefícios para a saúde, pois é rico em antioxidantes, além de ter efeito na proteção contra uma série de doenças.

Assim, por ser tão saboroso e ter benefícios, é importante saber como escolher o azeite. Logo, para identificar um bom produto no mercado é necessário conhecer os seus tipos para entender melhor as recomendações de uso e suas características. Além disso, diversos outros fatores podem influenciar na qualidade do azeite.

Neste post, vamos apresentar os tipos de azeite e dar algumas dicas de como escolher o ideal para as suas receitas. Confira!

Quais são os principais tipos de azeite?

Extra virgem

azeite extra virgem é considerado o mais saudável. Ele é feito a partir da prensagem a frio, que mantém as vitaminas e nutrientes. Apresenta acidez inferior a 0,8%, mantendo ao máximo a pureza, os antioxidantes e o aroma.

Virgem

Este tipo de azeite é obtido apenas por processos físicos. Ele apresenta boa qualidade, mas o sabor e o aroma são inferiores quando comparados ao extra virgem. A acidez varia entre 0,8% e 1,5%.

Comum

O azeite de oliva comum passa por um processo de refinamento, o que faz com que ele perca nutrientes e vitaminas importantes. A sua acidez varia de 1,5% a 3%, apresentando a cor clara. Como perde muitos nutrientes, não é a opção ideal de consumo.

Como escolher o azeite certo?

Para usufruir de todos os benefícios que o azeite proporciona, existem alguns cuidados que devem ser levados em conta na hora da escolha, como:

  • verifique a procedência do produto, observando o local onde ele foi produzido e engarrafado. Com isso, é possível verificar o quanto ele foi manipulado e exposto ao ambiente;
  • escolha o azeite que tenha a embalagem escura e que esteja armazenado longe da exposição ao sol. Dessa maneira você evita comprar produtos de baixa qualidade e oxidados;
  • identifique o grau de acidez do azeite pelo rótulo. Lembre-se que quanto menor o grau de acidez, mais puro é o azeite e, consequentemente, melhor são as suas qualidades nutricionais;
  • leia as informações do rótulo atentamente e certifique-se de que não existe a mistura de óleos refinados, podendo receber a denominação de óleo composto.

Outra informação essencial é acompanhar a fiscalização feita por órgãos, como a Proteste ou o Inmetro, que avalia a qualidade de diversos azeites e produtos disponíveis no mercado. Isso pode evitar a compra do óleo adulterado ou com fraude.

Se você não conhecia as dicas de como escolher azeite de qualidade, saiba que é preciso levar em conta algumas características do produto. Por isso, observe a procedência do óleo, identifique o grau de acidez, leia as informações do rótulo e dê preferência ao azeite extravirgem. Depois de escolhido, não deixe de preparar deliciosas receitas com esse ingrediente, como bacalhau, pesto de rúcula e legumes no azeite.

Gostou deste post e quer conhecer produtos de qualidade para as suas receitas? Então, confira o nosso site e fique por dentro das promoções!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário