Sabe fazer fondue da maneira correta? Aprenda agora!

3 minutos para ler

O fondue é um dos pratos mais comuns do inverno, por combinar perfeitamente com o frio. Essa iguaria foi criada na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial.

Por causa do inverno rigoroso e das batalhas, os camponeses que viviam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos na cidade. Assim, para não morrerem de fome, eles reaproveitavam os restos de queijos e preparavam esse prato delicioso.

A receita ainda faz muito sucesso nos dias de hoje e apresenta diversos sabores, como queijo, carne e chocolate. Apesar de ser prático, muitas pessoas se perguntam como fazer fondue de maneira correta, já que a preparação conta com alguns truques.

Neste post, apresentaremos algumas dicas de como você pode preparar um fondue delicioso. Confira!

Modo de preparo

Para preparar o clássico fondue de queijo, são necessários:

  • 200 g de emmenthal;
  • 200 g de gruyère;
  • 1 dente de alho;
  • 150 ml de vinho branco;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Com os ingredientes selecionados, esfregue o alho no fundo da panela e adicione os queijos e o vinho. Ligue o forno e misture até que os queijos formem uma massa homogênea. Tempere com pimental e sal e transfira a misture para a panela de fondue, mantendo o fogo baixo. Sirva em seguida.

Panela específica

A melhor maneira para preparar a deliciosa receita é optar por um réchaud, que apresenta um acendedor separado e mantém a comida quente. Entretanto é preciso ficar atento ao material da panela. As ideais para preparar fondue de queijo e chocolate são as de cerâmica, pois evitam que a mistura grude. Já para os fondues de carne, as ideais são as de cobre de boa qualidade.

Acompanhamentos

Para mergulhar no fondue de queijo, você pode utilizar o famoso pão italiano, cogumelos paris, batatas bolinhas cozidas, entre outros. Já para os de carnes, uma boa opção é criar molhos a base de mostarda, rose, ervas, chutney de manga, curry ou molho madeira.

Além disso, legumes grelhados ou cozidos também são excelentes opções de acompanhamento. Para o fondue de chocolate, os biscoitos champanhe e as frutas da estação são alternativas deliciosas e que incrementam a sobremesa.

Porções

Um dos grandes desafios de se fazer fondue em casa é acertar na quantidade de comida que será servida por convidado para evitar o desperdício ou a falta. O ideal é que cada pessoa tenha cerca de 300 g de acompanhamento. Logo, caso você prepare as 3 opções de fondue, divida essa porção entre os ingredientes para cada prato.

Se você não conhecia as dicas de como fazer fondue, saiba que algumas dicas precisam ser seguidas. Assim, aposte em uma panela própria para a receita, use a criatividade e faça vários acompanhamentos e use molhos deliciosos. Na hora de servir, comece pelo de queijo e, em seguida, intercale com outro tipo, como o de peixe, frango ou carne. Por último, sirva o de chocolate com as diversas frutas da estação.

Gostou deste post e quer preparar uma receita a partir das dicas apresentadas? Então confira os ingredientes e o modo de preparo de um delicioso fondue de nutcream!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário