Você sabe como fazer açaí? 3 dicas para deixá-lo maravilhoso!

4 minutos para ler

O açaí é um produto genuinamente brasileiro, além de um orgulho do país e da Região Norte. Só o Pará, por exemplo, é responsável pela distribuição de 85% do produto. Além disso, é quase impossível fugir da deliciosa febre desse fruto tão versátil.

Neste post vamos ensinar ao leitor como fazer açaí de forma prática e econômica, aproveitando ao máximo o produto e o rendimento. Para isso, separamos 3 dicas de como maximizar essa deliciosa iguaria. Acompanhe!

1. Receita de açaí cremoso

Já pensou que, em meio a uma concorrência forte, o seu negócio pode se diferenciar servindo uma nova receita?

Uma belíssima combinação para variar na textura e no sabor do tradicional do açaí. A ideia é trazer mais consistência e evitar os bloquinhos de gelo, que a mistura mais pura de açaí normalmente apresenta. Para a sua casa ou o seu negócio, essa deliciosa receita necessita de ingredientes bem simples:

  • 200 g de polpa de açaí;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 pacote de gelatina (de morango ou frutas vermelhas).

Dissolva a gelatina em um copo de água fervente, para logo depois deixar esfriar. Bata a mistura de leite condensado, creme de leite, polpa e a gelatina por 2 minutos no liquidificador e leve a mistura em tigelas para a geladeira.

Essa receita bem caseira vem como alternativa para processos industriais, para aquele que queiram testar esse tipo de receita em casa ou experimentar uma nova tendência no empreendimento.

2. Receita para render

Apesar de ser um queridinho há anos, o açaí em estado mais puro não é um sabor tão popular para todos. A característica meio adocicada e de sabor marcante, que a maioria dos clientes conhece, é resultado de uma mistura harmônica de componentes de receitas, muitas vezes, testadas. Além de quase infalíveis, elas também agem na economia do produto e em um sabor mais agradável e familiar.

O cálculo da mistura do açaí geralmente gira, em torno, de 200 g de xarope de guaraná para cada 1 kg de polpa. O resultado é surpreendente, em uma situação em que todos saem ganhando, pois equilibra-se o sabor e gasta-se menos dinheiro.

3. Receita com acompanhamentos

Nem só de leite em pó, banana e granola vive o açaí. Depois da altíssima popularização do creme da fruta, o diferencial é sair da caixinha na hora das combinações. Isso permitirá uma diferenciação na sua sobremesa, tanto em casa quanto, se for o caso, no seu negócio.

Por isso, circulando sobre as dicas de como fazer açaí, pensamos também nos seus acompanhamentos. Guloseimas, tais como pastilhas de chocolate, leves e crocantes, são ótimas pedidas. Além disso, açaí, tanto em creme, quanto para fazer sucos, encontra combinação perfeita com frutas ácidas, cítricas, ou tropicais, como o kiwi, morango e pêssego. Ofereça essas opções aos seus amigos ou clientes.

Tem muito mais! Veja alguns exemplos para você se destacar:

  • cobertura caseira de chocolate amargo;
  • mix de castanha de caju e do pará, caramelizadas com um pouco de mel;
  • geleia de kiwi (redução de kiwi, água e açúcar em fogo baixo, até fica na consistência de mel — mantendo a característica do leve azedo da fruta);
  • biscoito de chocolate triturados.

Enfim, este conteúdo foi feito para te inspirar a aproveitar ainda mais dessa iguaria maravilhosa de um produto nacional. A ideia é sair da caixa na hora de pensar na consistência ou nos acompanhamentos. Só assim para se diferenciar no meio dessa febre, que parece nunca passar, pois convenhamos, açaí é tudo de bom!

Agora, que você sabe mais de como fazer açaí, esteja sempre informado sobre as próximas novidades que dividiremos com vocês. Assine a nossa newsletter e até a próxima!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário