Como fazer frozen yogurt? Esclareça as principais dúvidas!

6 minutos para ler

O mercado de gastronomia é sempre muito movimentado. O tempo todo estamos vendo novos produtos e marcas no mercado, que visam atender as crescentes necessidades dos clientes ou mesmo criar demandas que as pessoas nem mesmo sabiam que existiam.

Assim, cada vez mais surgem no mercado locais especializados em um determinado tipo de produto, como hamburguerias, gelaterias e mesmo brigaderias. Um desses produtos que inovou no mercado e tem ganhado notoriedade entre os consumidores é o frozen yogurt, espécie de iogurte muito semelhante a um sorvete ou gelato.

Se você quer saber como fazer frozen yogurt e como montar um negócio de sucesso a partir dele, acompanhe nosso artigo até o fim!

Antes de mais nada: o que é frozen yogurt?

Você certamente já viu esse produto, provavelmente em quiosques dentro de shopping centers ou em grandes centros comerciais na sua cidade: ele se parece com um sorvete, com consistência firme, gelado, geralmente servido em copinhos com direito a caldas e acompanhamentos, como frutas, confeitos, paçoca e tudo mais.

O frozen yogurt é uma sobremesa leve e refrescante, feita a base de leite e iogurte, que surge para concorrer principalmente com picolés, gelatos e os já tradicionais sorvetes, sobretudo nos meses mais quentes do ano.

A semelhança com o sorvete ajudou a sobremesa a se popularizar no Brasil, trazendo para terras tupiniquins uma mania que já havia dominado os Estados Unidos, a Europa e até mesmo a Coreia do Sul.

Leve e com um sabor único, o frozen yogurt logo caiu no gosto dos brasileiros e consolidou-se como um produto com ampla aceitação, ganhando um espaço crescente no mercado.

Diferenças entre o frozen yogurt e o sorvete

Como frozen yogurt e sorvete são muito semelhantes, tanto em termos de aparência quanto de textura, é comum que surjam dúvidas acerca das diferenças entre os dois produtos. Abaixo, explicamos as principais:

1. Menor teor calórico

Enquanto que uma porção padrão (entre 90 e 100 gramas) de frozen yogurt contém cerca de 96 calorias, a mesma quantidade de sorvete de creme apresenta 176 calorias, praticamente o dobro que o yogurt!

É óbvio que esses valores podem variar de acordo com os sabores escolhidos e com a presença de caldas e acompanhamentos, como paçoca e chocolates. Entretanto, podemos dizer com segurança que o frozen yogurt é uma opção mais recomendada para quem está preocupado com a balança.

2. Maior benefício para os músculos

Quem está em um processo de ganho de massa muscular sabe que precisa ingerir uma quantidade maior de proteínas que o normal, uma vez que elas é que serão usadas pelo organismo para a construção dos novos músculos.

Se compararmos a quantidade de proteínas presente em porções iguais de frozen yogurt e de sorvete, veremos praticamente um empate, com uma leve vantagem do yogurt sobre o sorvete: 0,4 gramas a mais de proteína por porção.

3. Quantidades de sódio

Embora seja um nutriente essencial para o correto funcionamento de diversas funções do organismo, seu consumo em excesso pode ser extremamente prejudicial, sobretudo para pessoas com uma propensão natural a terem problemas de pressão arterial alta.

Aqui, tanto o sorvete quanto o frozen yogurt são excelentes opções, apresentando menos que 3% da quantidade diária de sódio recomendada para um adulto saudável. Entretanto, o sorvete apresenta ainda menos, com 43 mg por porção, contra os 55 mg da porção de frozen yogurt.

4. Gorduras

O consumo excessivo de gordura é um dos grandes vilões do mundo moderno. Cercados por frituras e alimentos industrializados por todos os lados, acabamos, muitas vezes, sem uma grande variedade de alimentos que possamos comer sem culpa, principalmente se tratando de sobremesas.

Em especial, as gorduras chamadas saturadas são particularmente perigosas, pois elevam os índices de colesterol ruim (LDL) no sangue, prejudicando as artérias e todo o sistema circulatório.

Também nesse quesito o frozen yogurt sai na frente, com apenas 1,2 gramas de gordura saturada por porção, contra 4 gramas para o sorvete. O frozen também se mostra uma opção mais interessante ao olharmos para as gorduras totais, com 2 gramas de lipídios contra 7,5 gramas no sorvete.

5. Cálcio

Fundamental para a saúde dos ossos, dentes e unhas, o cálcio ajuda a prevenir fraturas e fortalece os dentes. Aqui, o sorvete se mostra uma opção mais nutritiva que o frozen, entregando 106 mg de cálcio por porção, enquanto o frozen yogurt tem apenas 4 mg.

Montando seu negócio

Agora que você já sabe as principais diferenças entre frozen yogurt e sorvete, é hora de ver como fazer frozen yogurt e começar a lucrar.

Planejamento

Como em qualquer negócio, um bom planejamento é fundamental para o sucesso da sua operação de frozen yogurt. Leve em conta os custos com equipamentos, aluguel, manutenção, água e luz, além do custo de produção do yogurt. Só de posse de todas essas informações você poderá calcular corretamente o custo do seu produto.

Localização

Um negócio de venda de frozen yogurt depende fortemente da localização da sua loja ou quiosque. Procure por locais com um grande fluxo de clientes, como shopping centers ou bairros comerciais de sua cidade, pelos quais muitas pessoas passem todos os dias.

Equipamentos e ingredientes

O investimento necessário para abrir sua operação é baixo. A rigor, você precisará apenas de:

  • lavatório;
  • freezer;
  • máquina de sorvete expresso;
  • mixer para sorvete.

Após obter esses equipamentos, tudo o que você precisa fazer é adquirir uma mistura para frozen yogurt e seguir as instruções do fabricante. Aqui é importante ressaltar que equipamentos e ingredientes de qualidade definirão o sucesso do seu empreendimento. Isso porque, por mais que o seu preço de venda seja competitivo, o consumidor busca sempre a melhor qualidade por aquilo que paga e, se você não entrega um produto de excelência, afastará seus clientes para a concorrência.

Aprender como fazer frozen yogurt não é nenhum bicho de sete cabeças, e você também pode fabricar essa delícia com um investimento baixo e começar a lucrar muito! E se quer saber onde encontrar sempre os melhores insumos para sua empresa, não pode deixar de conhecer o site da Nova Safra! Lá você encontra tudo o que precisa para alavancar o seu negócio.

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-