Você deseja aumentar as vendas da sua padaria?

É comum investir na produção de novos produtos e em propaganda, mas são poucos os empreendedores que enxergam a oportunidade de crescimento a partir de algumas mudanças internas. Uma delas diz respeito ao ambiente da padaria, que precisa ser melhorado para atrair e fidelizar mais clientes.

Aspectos como o posicionamento dos produtos, o projeto luminotécnico, a vitrine do estabelecimento e as facilidades transformam a padaria em um lugar muito convidativo para tomar um café e comprar os itens que estão à venda. Para isso, é importante saber quais são os principais pontos que devem ser observados.

Vamos melhorar o ambiente da sua padaria e aumentar as vendas? Continue a leitura e saiba o que é necessário para transformar o ambiente dela.

Organize o posicionamento dos produtos

Quando o cliente entra na padaria, ele deseja encontrar todos os produtos que procura. Ao mesmo tempo, é interessante que ele se depare com outros itens complementares aos que está buscando. Por isso, deve haver uma organização inteligente do posicionamento dos produtos na padaria.

Além da organização, você deve se preocupar com outros detalhes, como os preços. Eles devem ser informados de modo claro e sempre correto, evitando confusões. O Procon, órgão que defende o direito do consumidor, diz que a falta dessa informação pode gerar denúncias à instituição.

Garanta ainda que o espaço de circulação dos corredores da sua padaria seja suficiente, principalmente naqueles locais onde ocorre a formação de filas (balcões, buffets e caixas). Isso torna o ambiente mais confortável para todos, tanto os que se encontram nas filas quanto aqueles que passam pelos corredores para chegar até um determinado produto.

Você também deve posicionar os produtos das prateleiras seguindo alguns truques de visual merchandising. Acima da cabeça ficam os produtos de menor interesse; na altura dos olhos ficam os produtos nobres, com melhor margem de lucratividade; na linha da cintura devem ficar os itens de grande procura; e no chão aqueles que são mais pesados.

Ajuste a iluminação da sua padaria

A padaria não é apenas um ponto comercial onde o cliente entra, pega o que deseja e sai. Ela também deve oferecer um espaço confortável para que as pessoas possam sentar, pedir um café e conversar. Como é um ambiente que estimula sentidos como o olfato, o paladar e a visão, ele deve impactar corretamente cada consumidor.

Lembre-se de que a nossa vontade de comer começa pelos olhos. Quando o alimento é bem-apresentado, desperta o nosso apetite. Nesse processo, a iluminação desempenha um papel importante ao ressaltar o melhor ou pior lado da comida. Por isso, na padaria, a luz deve valorizar as cores e a consistência dos produtos.

Do mesmo modo, ela deve ajudar a criar uma atmosfera aconchegante e convidativa para que as pessoas tenham o desejo de consumir os produtos no local. Assim, quem está apenas de passagem pode aproveitar para tomar um café e comer um pão de queijo quentinho, aumentando as vendas do seu estabelecimento.

A iluminação tem ainda outra contribuição importante que vai além da estética. Ela também é a responsável pela qualidade dos alimentos, pois um bom projeto luminotécnico oferece o conforto térmico necessário para a conservação dos produtos ali preparados. A boa iluminação implica também na produtividade e segurança do trabalho.

Capriche na vitrine da padaria

Outro espaço que merece a sua atenção é a vitrine da padaria. Uma vitrine bem trabalhada consegue chamar mais atenção das pessoas do que aqueles cartazes que piscam e praticamente imploram para serem vistos. No entanto, se esse espaço for mal trabalhado, pode afastar os clientes e colocar o seu faturamento em risco.

Em vez de amontoar os produtos na tentativa de mostrar tudo o que você vende, faça um trabalho de triagem para apresentar categorias. Se você produz bolos para festas, por exemplo, pode colocar dois ou três modelos na vitrine e uma placa indicativa de que a padaria aceita encomendas.

Construa um tema no espaço da vitrine. Baseie esse tema de acordo com o momento, que pode ser um evento esportivo, mudança da estação do ano, feriados prolongados ou as tradicionais sazonalidades do comércio (Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outras). Monte a vitrine de modo que ela conte uma história, conduzindo o olhar dos clientes.

Evite também as vendas permanentes. Muitas padarias comercializam produtos especiais anunciando-os como temporários, mas nunca encerram o período das vendas. O cliente que compra esses produtos pensando que eles vão acabar pode se frustrar, e essa frustração, de algum modo, pode impactar negativamente na imagem do negócio.

Ofereça facilidades aos clientes

Uma das facilidades que você pode oferecer aos seus clientes é uma área para o estacionamento dos automóveis. Conseguir um espaço como esse é muito interessante, pois estimula a visita das pessoas que têm carro, já que elas não precisarão se preocupar com a busca por vagas nas ruas e avenidas próximas — principalmente se a sua for muito movimentada.

A acessibilidade também deve ser considerada. Os seus clientes podem ser pessoas idosas, cadeirantes, com deficiência visual ou com dificuldades de locomoção. A construção de rampas facilita a inclusão dessas pessoas, afinal, são consumidores tão importantes quanto os demais.

As mesas e balcões nas quais os clientes consomem os seus produtos devem oferecer conforto para que as refeições sejam feitas sem nenhuma dificuldade. Considere também a disposição das mesas e cadeiras, pois a falta de espaço de circulação entre elas pode causar acidentes.

Por fim, você também consegue mudar o ambiente da padaria ao oferecer um atendimento eficaz ao seu público. Capacite os seus funcionários para que eles consigam realizar um atendimento de excelência. Quando os clientes são bem tratados, eles fazem questão de recomendar o estabelecimento e, em alguns casos, até divulgam isso nas redes sociais.

O ambiente da padaria precisa ser organizado e adaptado de modo que os clientes se sintam à vontade nele — seja para consumo no local ou para uma rápida visita. Assim como em outros negócios, o ambiente influencia na percepção das pessoas em relação à sua padaria e, consequentemente, no volume de vendas que você terá.

Ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar conosco a sua experiência? Deixe o seu comentário a seguir!

banner-4