Com as festas de final de ano se aproximando, a procura por ceia de natal pronta também aumenta. Afinal, nem todo mundo tem tempo ou mesmo sabe preparar todos aqueles pratos deliciosos que compõem o jantar de uma das celebrações mais aguardadas em todo o mundo.

É preciso pensar nas entradas, pratos principais e sobremesas que tenham ligação com esse momento tão especial e, pela facilidade, cada vez mais as pessoas vêm apostando na compra de pratos prontos para a ocasião.

Para quem já trabalha com a comercialização de refeições e pratos prontos, essa época é perfeita para aumentar os rendimentos e atrair clientela. E, para te inspirar com algumas ideias, neste post trazemos dicas de pratos que podem ser vendidos para o natal, desde os mais tradicionais até opções vegetarianas. Confira!

Ceia de natal pronta tradicional

Claro que alguns dos pratos mais pedidos das ceias de natal são, justamente, aqueles mais clássicos, que só comemos nessa data específica, tais como peru, tender, farofa e saladas. Para o preparo de um peru gostoso e suculento, a dica é deixá-lo marinando por 24 horas antes de entrar no forno. Use suco de laranja, vinho branco, sal, pimenta e ervas de sua preferência para fazer isso.

Uma farofa de bacon também é uma excelente opção, tanto para rechear o peru quanto para ser servida à parte. Há quem prefira arroz branco, mas faça uma opção mais elaborada também, com manteiga, damascos e amêndoas. Saladas de folhas e o tradicional salpicão de frango não podem faltar. Outras guarnições interessantes são batatas assadas e legumes na manteiga.

Para a sobremesa, aquele tradicional panetone trufado ou recheado com sorvete são ótimas escolhas. Mas, se quiser impressionar, uma alternativa é apostar na pavlova de frutas vermelhas, uma sobremesa feita com merengue, chantili e frutas vermelhas.

Cardápio simplificado

Um cardápio simples, mas que não deixa de ser gostoso, é composto por menos pratos e é perfeito para famílias pequenas – além de garantir que não haja desperdícios! Novamente, a estrela será o peru e, além da marinada falada anteriormente, durante o cozimento, passe manteiga com ervas por toda a carne para que ela fique com uma crosta mais crocante, sem perder a suculência interna.

Não se esqueça da farofa, que também fica uma delícia com castanhas. Como guarnição, um purê de batatas bem cremoso feito com leite e manteiga vai dar um toque especial. Não se esqueça de uma salada bem verde e com diferentes folhas. E, para a sobremesa, pavê de panetone e frutas da estação. Irresistível!

Opção vegetariana

Hoje, não podemos nos esquecer também de criar cardápios voltados para quem tem restrição alimentar ou segue dietas como a vegetariana, por exemplo. Nesse caso, legumes e grãos são os pratos principais. Nhoque de batata, salada de grão-de-bico, lasanha de abobrinha e quiche de legumes são algumas sugestões.

Nem mesmo a farofa precisa ficar de fora, já que ela pode ser feita com cenoura, damascos e castanhas. Bolo de chocolate e pavê de frutas podem ser as sobremesas, pois agradam os mais variados tipos de paladares.

Gostou das dicas para comercializar uma ceia de natal pronta? Não se esqueça de assinar nossa newsletter para continuar por dentro dos nossos conteúdos!