A higienização de fatiadores é fundamental para garantir a saúde dos clientes e colaboradores em buffets ou estabelecimentos que trabalhem com carnes e frios.

O assunto é muito sério, já que uma pesquisa da USP comprovou que o fatiador pode ser um veículo de contaminação pela bactéria Listeria monocytogenes.

Felizmente, seguindo procedimentos simples de limpeza, é perfeitamente possível evitar qualquer tipo de proliferação de germes.

Cuide do ambiente, antes da higienização de fatiadores

Não se pode deixar de destacar que a limpeza de aparelhos é mais efetiva quando todo o ambiente em que se encontram é igualmente higienizado. A higiene em cozinhas industriais, por exemplo, envolve processos de limpeza muito mais profundos, se comparados com os de uma cozinha doméstica.

Assim como o ambiente, as tábuas de cortar carnes também precisam ser regularmente higienizadas. O material desse utensílio deve ser o poliuretano e, para cada tipo de carne, deve ser reservada uma tábua exclusiva.

Portanto, fique atento: coloque sempre a saúde em primeiro lugar. Assim como a limpeza do ambiente deve ser regular, o mesmo deve ser observado em relação à higienização de fatiadores.

Acompanhe o passo a passo e garanta um aparelho sempre em ótimas condições de uso:

Faça a limpeza preliminar

A primeira medida a ser tomada para limpar um fatiador é utilizar uma luva e remover manualmente resíduos grandes de queijo ou carne que estejam presos às lâminas ou em outras partes. A cada operação de corte, você deverá fazer a limpeza da superfície utilizando um pano descartável.

O descarte do material usado para limpar o aparelho garante que ele ficará livre de contaminação cruzada, que é quando germes de outros alimentos migram para outros locais ou mesmo para produtos de outros gêneros alimentícios.

Siga as orientações do manual

Como todo aparelho de uso industrial, o fatiador deve ser acompanhado do respectivo manual de instruções. Nele, você encontrará orientações a respeito do detergente que pode ser usado após a higienização preliminar.

Leia com atenção, certificando-se da mistura correta a ser aspergida na superfície do aparelho, que deverá ser limpo com água quente. Todos os componentes que façam contato com os alimentos devem ser limpos, tomando o cuidado de enxaguar com água quente após o uso para eliminar todos os resíduos de produtos de limpeza nas peças.

A limpeza deve ser feita diariamente quando o aparelho for intensamente utilizado ou quando for feito corte de carnes cruas. O mesmo vale para restaurantes ou estabelecimentos que lidem com carnes de algum tipo.

Higienize o aparelho

O aparelho deverá ser higienizado totalmente, não apenas nas partes que entram em contato com os alimentos. Para isso, as partes móveis deverão ser destacadas e limpas com água quente, podendo ser colocadas em uma máquina de lavar louça.

Para uma limpeza completa, depois de lavar com água quente, deve ser feita a aplicação de solução desinfetante específica para uso em aparelhos como fatiadores. Locais de difícil acesso e partes pequenas poderão ser limpas com o auxílio de uma escova pequena.

Para finalizar, seque com papel-toalha descartável. É muito importante jamais reutilizar panos para higienização de fatiadores, o que garante uma limpeza profissional e muito mais segura.

Viu só como a higienização de fatiadores não é um bicho de sete cabeças? Se você está em busca de soluções para o seu buffet ou negócio no ramo alimentício, faça contato com a Nova Safra agora mesmo. Queremos que o seu negócio seja um sucesso!