Como abrir um espetinho?

4 minutos para ler

O brasileiro sempre foi apaixonado por churrasco. Por isso, a venda de espetinhos se tornou um negócio bastante lucrativo no país. Apesar de ser uma refeição simples, os espetinhos estão impulsionando o mercado de vendas, atraindo cada vez mais pessoas que buscam um alimento rápido, nutritivo e barato.

No entanto, é necessário saber como abrir um espetinho, já que este tipo de empreendimento exige algo além de uma churrasqueira e boas carnes. Existem algumas estratégias fundamentais para fazer o negócio dar certo e, ao mesmo tempo, para conquistar os clientes pelo estômago!

Então, antes de colocar as carnes para assar, confira passo a passo como abrir um espetinho de sucesso!

Como definir a localização do espetinho?

Antes de começar a venda de espetos, é importante definir um lugar estratégico, em que exista grande movimentação de pessoas. Por isso, você pode optar por uma praça, ruas ou avenidas movimentadas ou, até mesmo, por um lugar próximo a um estabelecimento que já tenha um grande público, como edifícios comerciais, fábricas e lojas, entre outras possibilidades.

Porém, além de escolher um ponto estratégico, é ideal pensar em outros detalhes referentes à acessibilidade do local, assim como se ele oferecerá estacionamentos. Lembre-se que, além de vender espetos, o local do seu trabalho deverá ser um ambiente harmonioso em que as pessoas poderão sentar e se divertir.

Como abrir um espetinho legalizado?

Agora que o local do seu trabalho está definido, o próximo passo é obter a autorização da prefeitura ou demais autoridades para que possa exercer suas atividades no endereço determinado. Este processo é conhecido pelo nome de Consulta Comercial.

Além disso, se você não quer ter problemas futuramente, é melhor atuar dentro da lei, obtendo o Alvará de Licença e também a autorização da Vigilância Sanitária.

Você deve estar se perguntando por que tanta burocracia? Estas medidas são extremamente necessárias, até mesmo para montar um espetinho. Mas além de “andar dentro da lei”, buscar estas autorizações oferece maior credibilidade e segurança para os clientes que consomem seus produtos.

Outro fator importante é cuidar da higiene dos alimentos e do local. Se necessário, busque um curso especializado e sempre compre os produtos apenas em estabelecimentos certificados.

Como montar uma estrutura adequada?

Como já mencionamos, você vai precisar de mais de uma churrasqueira para obter lucros nos negócios. O investimento, com certeza, é considerado baixo, em torno de R$ 500 a R$ 3000 de acordo com os serviços que serão oferecidos, mas, ainda assim, requer equipamentos específicos e estrutura adequada.

Caso a sua intenção seja atender cerca de 50 pessoas, o espaço do seu local deve ser em torno de 100 m², contendo dois banheiros para funcionários e para clientes.

Contudo, antes de encher o local de mesas, é importante pensar na localização de cada equipamento, definindo onde ficará o caixa, o freezer para armazenamento dos alimentos e bebidas, fogão, entre outros elementos necessários.

Em algumas situações, em que o negócio está começando, você pode substituir estes acessórios por outros, como caixas de isopor com gelo e churrasqueiras menores.

Quando começar a vender os espetos?

Após todas estas fases, você pode começar a vender seus espetos! Faça um planejamento de todos os custos necessários a as possíveis estimativas de lucros.

Nesta fase, é essencial saber colocar os preços certos nos produtos. Com certeza, se você souber com detalhes como abrir um espetinho, as chances de alcançar os bons resultados em um tempo curto serão maiores!

Ah, e mesmo sua matéria-prima sendo uma carne espetada em um palito, pense em oferecer um diferencial em seus serviços, com acompanhamentos especiais e um atendimento de excelência!

Mas não pense que as alternativas para este negócio acabaram. Se você estiver realmente interessado, pode procurar também uma franquia de espetinhos, em vez de abrir uma empresa do zero. O investimento é mais alto, porém, você obtém novas parcerias e, assim, mais oportunidades de negócios!

Conferiu passo a passo de como abrir um espetinho? Então, mãos à obra, ou melhor, mãos na carne! Só não se esqueça de nos mandar o endereço para que possamos experimentar estas delicias também, hein?

 

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-