MIL FOLHAS COM MOUSSE DE CASTANHA DO BRASIL

3 minutos para ler

INGREDIENTES DA MASSA FOLHADA:
1,350kg de Farinha de Trigo Suprema Especial para Pastel e Massas Frescas
15g de Sal
50g de Margarina Gradina Bolo e Petit Four
820ml de Água
INGREDIENTE DA LAMINAÇÃO:
1kg de Margarina Gradina Folhados
INGREDIENTES DO CROCANTE DE CASTANHA DO BRASIL:
300g de Castanha do Brasil
400g de Açúcar refinado
INGREDIENTES DA MOUSSE DE CASTANHA DO BRASIL:
1kg de Creme Confeiteiro Gradina Instantâneo
2L de Leite Integral
500g de Doce de leite
500g de Chantilly Gradina
250g de Leite condensado

MODO DE PREPARO:
1- Massa Folhada: Junte a Farinha de Trigo Suprema Especial para Pastel e Massas Frescas, o sal, a Margarina Gradina Bolo e Petit Four e a água. Bata em velocidade baixa até obter uma massa lisa e enxuta. Faça uma bola, cubra com plástico e deixe descansar por 10 minutos.
2- Corte uma cruz sobre a bola de massa. Puxe as pontas para abrir a massa. Coloque a Margarina Gradina Folhados no centro da massa aberta e feche formando um envelope.
3- Abra a massa em formato retangular. Em seguida, dobre 1/3 da massa em direção ao centro e depois sobreponha com o 1/3 restante da massa. Este procedimento é denominado ”dobra de três”.
4- Abra novamente a massa em formato retangular e repita o procedimento ”dobra de três”. Cubra com um plástico e deixe descansar por 20 minutos. Repita o processo de abertura e dobra da massa mais 3 vezes (totalizando 5 vezes a “dobra de três”). Cubra a massa com um plástico e reserve refrigerada.
5- Abra a massa folhada com uma espessura aproximada de 3mm. Perfure toda a sua superfície. Coloque a massa em uma assadeira e deixe descansar por 30 minutos, na geladeira, coberta com um plástico.
6- Coloque a massa folhada em um retângulo de 40X50cm, coloque em uma assadeira e refrigere por mais 30 minutos. Retire a assadeira da geladeira e leve para assar a 170°C por 15 minutos.
7- Ajuste a temperatura para 140°C e asse por, aproximadamente, mais 20 minutos. A massa deve ficar bem seca e crocante. Retire do forno e deixe esfriar.Corte retângulos no tamanho de 5X15cm. Reserve.
8- Crocante de Castanha do Brasil: Leve as Castanhas do Brasil ao forno preaquecido a 170°C por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e reserve. Em uma panela, leve ao fogo o açúcar refinado e derreta até o ponto de caramelo. Retire do fogo, espalhe sobre um tapete de silicone, deixe esfriar, triture e reserve.
9- Mousse de Castanha do Brasil: Coloque na batedeira o Creme Confeiteiro Gradina Instantâneo.
10- Adicione o leite integral aos poucos com a batedeira ligada em velocidade média. Misture por aproximadamente 3 a 4 minutos, ou até ficar consistente, e acrescente o doce de leite.
11- Bata o Gradina Creme Chantilly até começar a montar, junte o leite condensado e misture suavemente com creme confeiteiro preparado com doce de leite. Misture o crocante de Castanha do Brasil triturado e reserve.
12- Montagem: Coloque no centro do retângulo de massa folhada (já assada) uma porção de aproximadamente 50g do creme do recheio. Com o auxílio de uma manga de confeitar descartável e um bico liso médio, faça pitangas nas laterais.
13- Cubra com outro retângulo e repita o processo. Finalize com um terceiro retângulo da massa folhada e use o bico 480 (chato) para decorar e decore com o crocante de Castanha do Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um comentário