Molho à Carbonara (Alla Carbonara)

2 minutos para ler

INGREDIENTES:

320g de Massa tipo tornarelli
150g de Pancetta
2 colheres (sopa) de Azeite de oliva
8 Ovos caipiras
150g de Queijo pecorino
70g de Queijo Grana Padano
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Sal grosso a gosto

MODO DE PREPARO:

1- Coloque uma panela com água para ferver, lembrando de calcular sempre 2 litros de água para cada 100 g de massa que for cozinhar e 10 g de sal grosso para cada litro de água.
2- Corte a pancetta em cubos de ½ cm e refogue no azeite até ficar parcialmente dourada, sem deixar secar muito. Molhe com água de cozimento da massa e reserve.
3- Rale os queijos e coloque em um recipiente fundo junto com 6 gemas, 2 ovos inteiros e uma moída generosa de pimenta-do-reino. Misture o queijo e os ovos para obter um molho cremoso e liso.
4- Cozinhe a massa por 11 minutos na água fervendo, escorra e reserve uma xícara de água de cozimento da massa.
5- Despeje a massa na frigideira onde fritou a pancetta, junte a água, leve ao fogo e misture até a água residual evapore completamente. Agora retire a frigideira do fogo, deixe descansar fora do fogo cerca de 15 segundos e despeje o conteúdo na tigela de alumínio que guarda o creme de queijo e ovo, misture e incorpore o molho e a massa.
6- Lembre que a ação deve ser rápida para que o ovo fique numa consistência cremosa sem cozinhar. Sirva imediatamente polvilhando mais pimenta-do-reino se desejar.

Você também pode gostar

Deixe um comentário