LASANHA A BOLONHESA

3 minutos para ler

INGREDIENTES DO MOLHO BOLONHESA:
300g de Carne bovina moída (patinho ou alcatra)
150g de Panceta
50g de Cenoura
50g de Aipo
50g de Cebola
300g de Polpa de tomate ou de tomates pelados
3 colheres (sopa) de Azeite ou 2 1/2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara (chá) de Vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de Leite integral
Caldo de legumes, o quanto for necessário
Sal e pimenta-do-reino a gosto
INGREDIENTES DO MOLHO BECHAMEL:
1 xícara (chá) de Farinha 00
100g de Manteiga
1 litro de Leite fresco
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto
INGREDIENTES DA MASSA:
700g de Farinha 00
3 Ovos
350g de Espinafre cozido, bem escorrido e picado
INGREDIENTES DA MONTAGEM:
1 receita de Molho à bolonhesa (receita acima)
400g de Queijo parmesão ralado
1 receita de molho bechamel (receita acima)
200g de Manteiga
1Kg de Massa verde (receita acima)

MODO DE PREPARO:
1- Molho à bolonhesa: Coloque a panceta, preferencialmente em uma panela de barro ou alumínio, para fritar. Adicione o azeite ou a manteiga e coloque a cebola, aipo e cenoura picados finamente. Deixe refogar bem. Junte a carne moída, misture bem com uma colher de pau e deixe até dourar.
2- Adicione o vinho e mexa delicadamente até que esteja completamente evaporado. Coloque os tomates e deixe cozinhar lentamente por até duas horas; acrescente, quando estiver muito seco, um pouco de caldo. Por fim, coloque o leite para amaciar a acidez do tomate. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
3- Molho bechamel: Em uma panela, coloque a manteiga para derreter, em fogo baixo. Atenção ao ponto: a manteiga deve derreter mas não ferver.
4- Aumente o fogo e acrescente toda a farinha. Deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos, até obter cor dourada. Acrescente aos poucos o leite e misture com um batedor de claras até ferver. Passe o molho em uma peneira e tempere com o sal e noz-moscada
5- Massa: Em uma tigela, coloque a farinha, o espinafre cozido e picado e os ovos. Com os dedos,, misture bem todos os ingredientes até que se torne uma massa homogênea de tom verde. Deixe descansar por uma hora.
6- Após o descanso, com um rolo, estique bem a massa. Coloque no fogo uma panela grande, com três quartos de água e com sal, para ferver. Corte a massa em retângulos de cerca de 15×10 e jogue-os nesta água fervente: retirá-los logo que vierem à superfície. Depois, passe rapidamente em água fria, seque em um pano branco limpo de algodão ou de linho.
7- Montagem: Unte o fundo da assadeira com manteiga e espalhe algumas colheres de molho de carne e bechamel. Cubra com os retângulos de massa necessários e despeje uma fina, mas abundante, camada de molho bechamel, alguns flocos de manteiga e muito parmesão. Repita a operação, por no mínimo, seis camadas.
8- Termine com uma camada que tenha um pouco de ragu, misturado com um pouco de bechamel, um pouco de manteiga e uma pitada de queijo parmesão. Por fim, espalhe um pouco de manteiga nas laterais da assadeira. Em seguida, leve ao forno por 25 a 30 minutos a 180°C em forno pré-aquecido. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Você também pode gostar

Deixe um comentário