Saiba como a pré-pesagem pode aumentar a lucratividade da padaria

3 minutos para ler

Como em qualquer outro tipo de negócio, o lucro das padarias não depende apenas do bom desempenho de suas vendas, mas também da redução de custos e despesas com o processo como um todo. Nesse sentido, cabe adotar a padronização de procedimentos para evitar desperdícios e perdas, além de contribuir com a produtividade do comércio e, consequentemente, com sua lucratividade. E é aí que entra a pré-pesagem, uma atividade importante que pode alavancar — e muito! — os resultados do estabelecimento. Por oferecer tantas vantagens, essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada por diversas empresas do ramo de produção de alimentos. Curioso para saber como exatamente a pré-pesagem pode aumentar a lucratividade da padaria? Então acompanhe já nosso post:

Mas o que é a pré-pesagem?

A pré-pesagem nada mais é que um sistema que separa os ingredientes de determinada receita de acordo com as quantidades nela indicadas. A técnica é comumente usada nos estabelecimentos do setor alimentício por facilitar e agilizar o restante do processo de preparo. Tal sistema deve fazer parte de um conjunto de medidas capazes de estabelecer padrões de produção a fim de tornar tudo mais profissional e eficiente.

Como implantar esse sistema?

A adequada implantação da pré-pesagem depende de bastante planejamento e organização, respeitando principalmente as seguintes etapas:

  • Padronização prévia de todas as receitas;
  • Cadastramento dos ingredientes necessários e disponíveis;
  • Estabelecimento dos procedimentos de fabricação dos produtos;
  • Definição de um calendário de produção de acordo com o tipo de alimento;
  • Preparação do local onde a atividade será realizada, que deve ser ventilado, limpo e equipado conforme as necessidades específicas da padaria;
  • Separação das matérias-primas de acordo com a demanda das vendas.

Para que o trabalho possa fluir de forma adequada, ainda é necessário dedicar uma atenção a mais ao treinamento dos funcionários que o realizarão, bem como instituir ferramentas de controle da produção para monitorar o processo, fazendo com que seja possível identificar possíveis problemas a tempo de fazer ajustes.

E onde entra a lucratividade?

Uma vez que se adota a pré-pesagem, melhores resultados automaticamente começam a aparecer, uma vez que a técnica reduz o tempo de preparação dos alimentos, minimiza falhas e desperdícios de matéria-prima, aumenta a produtividade dos funcionários, contribui com a organização e a higiene do ambiente, além de ainda facilitar o controle dos gastos. Tudo isso colabora para que se tenha um alto padrão de qualidade do mix de produtos oferecidos, fazendo com que a padaria seja vista como referência e conquiste a confiança dos clientes.

Assim, se você sonha em conquistar o sucesso com sua padaria, comece a planejar a adoção desse sistema desde já, bem como a padronização de todos os demais processos do seu empreendimento. Você vai ver como ficará bem mais fácil medir o retorno de seus esforços ao fim de cada mês, uma vez que será possível perceber o aumento significativo na lucratividade da sua padaria.

Entendeu direitinho como a pré-pesagem pode aumentar a lucratividade da padaria? Gostou das nossas dicas de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões e experiências conosco! E se quiser saber mais sobre os benefícios da padronização dos processos em sua padaria, clique aqui e entenda por que você deve começar a fazê-lo já!

Você também pode gostar

Deixe um comentário