Por que investir na produção de panetones?

3 minutos para ler

 Com o fim do ano próximo chega, também, a hora das padarias, confeitarias e dos supermercados reorganizarem seus estoques e se planejarem para a época de festas. E um dos melhores investimentos para essa época é a produção e a revenda de panetones, que têm uma enorme procura em todo o país. Quer saber os motivos para se cogitar aumentar as vendas desse produto? Então não deixe de conferir nosso artigo:

Tradição natalina

Esse pão, tradicional da região de Milão, na Itália, era elaborado por padeiros da cidade em datas festivas, já que a produção de pães com frutas encrustadas era muito difícil na época. Como o Natal é uma grande festa mundial, os panetones eram, nessa ocasião, feitos e procurados em larga escala. E a tradição acabou chegando ao Brasil — que tem uma das maiores colônias italianas fora da Itália — e por aqui se mantém até hoje, só aumentando a cada ano que se passa.

Sabor diferenciado

Outro bom motivo para se investir em panetones nessa época diz respeito ao seu sabor diferenciado. Como ele tem textura, gosto e cheiro diferentes de qualquer outro pão comercializado e consumido no país, quando chega às prateleiras é sucesso na certa. Alguns clientes gostam tanto de panetone que costumam fazer verdadeiros estoques ainda antes do Natal, para consumir no dia a dia, variando o estilo de pão servido no café da manhã e nos lanches diários.

Receitas variadas

O panetone, assim como muitos outros alimentos, tem se reinventado de acordo com a demanda dos consumidores. Para quem nunca se interessou por sua fórmula original, feita com frutas cristalizadas, tratou-se de adaptar as receitas para gostos mais ou menos sofisticados, o que possibilitou o surgimento de receitas como o chocotone, o panetone de frutas vermelhas e muitas outras alternativas bem criativas. A possibilidade de criar novos produtos dentro de um mesmo padrão de sucesso é mais um motivo para investir na elaboração ou na revenda de panetones!

Panetones especiais

Um dos dificultadores da comercialização de panetones no país era o aumento do diagnóstico de doenças alimentares restritivas, como a diabetes, a intolerância à lactose e a doença celíaca. Como o mercado alimentício está sempre se atualizando em relação às demandas dos clientes, hoje é possível encontrar receitas desse pão sem açúcar, sem lactose e até mesmo sem glúten, aumentando e valorizando a procura por esses produtos especializados. Se você investe em panetones, vale a pena fazer uma pequena pesquisa com sua clientela para verificar se há interessante na comercialização desses produtos específicos.

Custo-benefício da fabricação

O panetone também é um bom investimento para os fabricantes. O custo-benefício do preparo e da revenda desses produtos é bastante significativa, especialmente no final do ano, já que os ingredientes são relativamente baratos e a receita é muito procurada no país. Não se esqueça de investir também em fórmulas alternativas, como o chocotone, sorvetone, panetone trufado, panetone com goiaba e em versões dietéticas do produto, que são elaboradas com ingredientes um pouco mais caros, mas que, exatamente por esse motivo, podem ter um valor de revenda maior.

Agora que você conhece vários bons motivos para investir na produção e na revenda de panetones no final desse ano, comente aqui e nos conte sobre o seu planejamento. Compartilhe conosco suas impressões e experiências!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário