Conheça os benefícios do óleo de algodão

3 minutos para ler

Pensa que o algodão serve apenas para fabricar produtos têxteis? Pois saiba desde já que está muito enganado! Produzido a partir de sua semente, o óleo de algodão integra o grupo dos óleos saudáveis, juntamente com o óleo de canola, o óleo de coco, o óleo de girassol, o azeite de oliva e o óleo de abacate. Riquíssimo em antioxidantes e livre de gorduras trans, esse ingrediente traz diversas vantagens quando usado no preparo das refeições. Quer saber quais são os principais benefícios do óleo de algodão? Então confira:

É versátil no preparo de receitas

Ótimo para quem trabalha produzindo e comercializando produtos comestíveis, o óleo de algodão pode ser usado para untar, fritar ou até mesmo para preparar massas. Assim, com uma boa dose de criatividade dá para fazer saladas, molhos, marinados, assados e maioneses utilizando o óleo de algodão.

Agrega vantagens comerciais aos estabelecimentos

Se você é chef, dono de restaurante, culinarista, salgadeiro, proprietário de bar ou de lanchonete, precisa saber que o óleo de algodão pode ser uma excelente escolha, uma vez que o ingrediente possui alto rendimento, a embalagem normalmente é fácil de estocar, ele conta com resistência térmica e, acredite, nem sequer faz fumaça! Isso sem contar que, para completar, ainda deixa os alimentos fritos mais sequinhos, saborosos e crocantes.

É super vitaminado

Como se não bastassem as vantagens já citadas acima, o óleo de algodão ainda é uma das opções mais saudáveis dentre as disponíveis no mercado hoje em dia, especialmente por ser rico em vitamina E, essencial no combate ao envelhecimento das células e às doenças causadas pelos radicais livres.

Evita problemas cardiovasculares

Fonte de gorduras consideradas boas, o óleo de algodão é um importante aliado na prevenção e no combate de problemas cardiovasculares. Por ser livre de gorduras trans, o consumo desse ingrediente auxilia no controle dos níveis de colesterol, afastando possíveis riscos de infarto.

Deixa a pele mais bonita

Os nutrientes contidos na fibra de algodão e a existência dos ômegas 6 e 2 nesse óleo produzem ácidos graxos — tanto insaturados como saturados — que ajudam a manter a saúde e a beleza da pele. Os consumidores regulares do óleo de algodão percebem a pele mais firme e hidratada.

Mantém as propriedades nutricionais quando aquecido

Mesmo depois de levado a altas temperaturas, o óleo de algodão mantém suas propriedades nutricionais — diferentemente do azeite, por exemplo, que perde parte do seu valor nutritivo quando usado em frituras. Outro benefício desse óleo tão saudável e versátil é o fato de que ele é mais facilmente sintetizado pelo organismo. Vale ressaltar, porém, que para garantir a ingestão saudável desse óleo é preciso apostar em um consumo equilibrado e evitar o reaproveitamento desse óleo por muitas frituras seguidas, ok?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do óleo de algodão? Vai incluir esse ingrediente no preparo dos seus pratos? Quais são os tipos de óleo que você utiliza no seu dia a dia? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário