Conheça as tendências do mercado food service

4 minutos para ler

Para começo de conversa, responda: você sabe no que consiste o mercado food service? Pois se o pensamento deu um nó, saiba desde já que é simples: sua função é se encarregar da produção de comida pronta para terceiros. Mas se por um lado o conceito é direto, a prática não segue bem a mesma linha. Assim, em um mercado competitivo como esse, como se destacar perante a concorrência? É preciso ficar de olho nas tendências do mercado food service para não ficar para trás. Quer saber o que está fazendo sucesso atualmente? Então confira:

Responsabilidade

Comece prestando atenção na importância que o mundo vem dando a estabelecimentos socialmente responsáveis, espaços que focam no melhor uso de seus recursos, como água e energia elétrica — o que, posteriormente, ainda contribui para a economia de verbas. E não podemos nos esquecer do descarte de resíduos! Embalagens, sacos plásticos ou até mesmo restos de comida: hoje em dia é importante refletir sobre como tudo isso volta ao meio ambiente. E aí você pode investir na participação em algum programa de reciclagem, por exemplo.

Saúde

Novas pesquisas surgem a cada dia mudando a percepção que temos sobre vários alimentos, o que contribui para que parte das pessoas mude seus hábitos, passando a comer com mais consciência. Estamos falando aqui sobre produtos integrais, cereais, grãos e alimentos com a chamada gordura boa, como é o caso do peixe. Frutas e verduras, se possível orgânicas, também estão ganhando cada vez mais espaço nos olhos de um público aberto a pagar mais por essa qualidade.

Preparo

Para muitos, o preparo dos alimentos é visto como uma arte. Por isso, querem efetivamente ver a comida sendo preparada, acompanhando todo o processo. Estamos falando aqui de cozinhas expostas ou até mesmo de ambientes com cozinhas integradas, como um tipo de cozinha americana, onde o cozinheiro prepara a refeição na frente do cliente. E ainda em relação ao preparo, é preciso nos lembrarmos também da personalização dos alimentos. Por que não preparar uma refeição com a cara do seu cliente? A alteração dos pratos para potencializar a experiência gastronômica é sempre uma boa ideia!

Harmonização

Harmonizar diferentes alimentos de forma que, juntos, criem uma verdadeira experiência sensorial também é uma arte cada vez mais valorizada. Nesse quesito entra a combinação de vinhos com queijos, cervejas de trigo com peixes, cervejas do tipo Strong Ale com carne de porco e diversas outras possibilidades de combinação. Nesse caso, como são praticamente infinitas as variações, o consumidor não precisa ter todas as informações, contando com o estabelecimento para surpreendê-lo e, mais uma vez, potencializar sua experiência.

Franqueamento

Apesar de ser grande a expansão do número de franquias de restaurantes considerados como de massa, vale ressaltar que esse é um modelo com vantagens e desvantagens. Já adiantando, podemos dizer que o maior desafio está em encontrar uma equipe de profissionais que consiga seguir à risca as normas e os processos estabelecidos pelo franqueador. Superando esse obstáculo e conseguindo criar esse time campeão, está aí uma boa opção para quem deseja entrar no mercado food service. E se você apostasse em uma franquia de food truck, que está super em alta?

Agora que você provavelmente já está bolando planos promissores, comente aqui e nos conte se pensa em entrar no mercado food service! Conte nos comentários um pouco da sua experiência e divida suas opiniões e expectativas conosco! E aproveite para aprender também sobre as tendências do mundo das decorações de festas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário