Como sua padaria deve se preparar para as festas de fim de ano?

4 minutos para ler

A época mais importante para o comércio está chegando: as festas de fim de ano. É neste mês que as pessoas estão mais dispostas a gastar o dinheiro economizado — ou recebido no 13º — para comprar presentes ou se preparar para as festividades. E esse momento também é bem lucrativo para as padarias, sendo preciso bastante organização para fechar o ano com um saldo positivo. Quer saber como se preparar para as festas de final de ano na sua padaria? Então confira agora mesmo nossas dicas:

Invista em produtos natalinos típicos

Quando for fazer o planejamento do estoque e das vendas para dezembro, é preciso ter em mente que o consumo de produtos relacionados ao Natal e ao réveillon vai aumentar consideravelmente. Por isso é preciso estudar quais serão as tendências de produtos para as festas do ano e o que provavelmente terá mais procura. Vale a pena investir também em produtos que são tradicionalmente um sucesso nesta época do ano, como panetones, chocotones,  garrafas de espumante, vinhos, chester, tender, peru, nozes e frutas secas, como uvas e cerejas, por exemplo.

Ofereça encomenda de pratos para o Natal

Sabe-se muito bem que nem todo mundo é cozinheiro de mão cheia, certo? E isso não quer dizer que essas pessoas não possam ou queiram celebrar o Natal ou o réveillon em suas casas. Exatamente por esse motivo, muita gente procura encomendar pratos — ou até mesmo toda a ceia — em algum estabelecimento de confiança.

Se sua padaria tem estrutura para trabalhar com encomenda de pratos — como tortas, carnes de Natal ou até pães diferenciados e específicos —, por que não abrir a possibilidade de fazer essas vendas e entregas nos dias 24 e 31? Essa é uma ótima maneira de lucrar com os eventos de final de ano e ainda ajudar seus clientes que não têm tanta intimidade com as técnicas culinárias!

Oferte doces natalinos

Nem só de pratos quentes e salgados vivem as ceias de Natal e réveillon, não é mesmo? Muita gente acaba tendo a hora da sobremesa como seu momento favorito nas noites de festa. Por isso, pode ser interessante criar receitas de doces inspiradas nessas festividades, usando ingredientes tradicionais dessa época, como a cereja, a uva e as nozes. Não deixe de fornecer também bolos e tortas decoradas com as cores do Natal e, claro, disponibilizar a opção de criar uma receita individualizada para seus clientes, mediante encomenda.

Garanta as vendas com os panetones

Um dos produtos de maior sucesso do mês de dezembro é o panetone. Esse tradicional pão de origem italiana é uma das marcas registradas do Natal e do réveillon no Brasil. Além de ser interessante elaborar a receita tradicional de panetone na sua padaria, vale a pena investir em versões alternativas do produto, como o chocotone ou o panetone de doce de leite, por exemplo. Quanto mais inovadora e saborosa for a receita, mais seus clientes vão se interessar em provar a novidade.

Promova descontos e promoções

Sabe do que os clientes mais gostam no Natal? Dos grandes descontos e das promoções que sempre surgem nessa época! E você pode fazer o mesmo em sua padaria. Faça cestas com bebidas e comidas tradicionais por um preço mais em conta quando comparados com as compras realizadas separadamente. Valorize o cliente que vai até sua padaria para fazer compras para as festividades de final de ano e dê esse presente para ele! Todos saem ganhando!

Agora nos conte: como sua padaria costuma se preparar para o final do ano? Tem alguma dica para compartilhar e enriquecer nosso post? Comente aqui e divida suas experiências e sugestões conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário