Como abrir uma confeitaria gourmet

4 minutos para ler

Seu sonho é abrir um negócio próprio? Se você tem bastante intimidade com a área da alimentação, por que não investir nela? As confeitarias gourmets são boas oportunidades para quem gosta de trabalhar com doces começar a se aventurar nessa área.

Apesar disso, muitas pessoas ainda se sentem inseguras para tirar esse sonho do papel e montar o seu próprio negócio. Se você é uma delas, que tal conferir as nossas dicas para abrir a sua confeitaria gourmet?

Estude o mercado

Não existe a possibilidade de abrir um negócio próprio, qualquer que ele seja, sem fazer um estudo do mercado em que você pretende entrar. Se você não sabe o que é um estudo de mercado, não se preocupe! A gente explica para você:

O estudo de mercado nada mais é do que uma pesquisa sobre os possíveis consumidores, seus concorrentes, os produtos relacionados à área, as tendências do segmento. É um apanhado das informações que te ajudam a compreender exatamente com o que trabalhar, onde trabalhar e como vai faturar nesse novo caminho.

Algumas boas perguntas que você pode fazer em uma pesquisa de mercado básica é:

  • Esse produto que quero vender já existe no mercado?
  • Existem pessoas interessadas nesse tipo de produto?
  • Eu tenho concorrentes? Quais são eles? Como eles se comportam no mercado?
  • Existe espaço para mais um produto nessa área?

Faça esse pequeno teste com seus amigos, familiares e conhecidos. Se a resposta for positiva, pense em ampliar o estudo, procurando especialistas para fazer análises mais completas para você.

Faça um curso de negócios para empreendedores

Para quem quer abrir a confeitaria gourmet, mas nunca se aventurou no mundo dos negócios, é interessante fazer um curso para empreendedores iniciantes. O SEBRAE oferece muitos materiais e até certificados gratuitos que vão ensinar você a ter uma noção do que é ser um empreendedor. Isso vai te ajudar muito na hora de criar a sua confeitaria!

Monte um planejamento financeiro

Depois de estudar o mercado e o mundo do empreendedorismo, é importante você começar a pensar no dinheiro que será investido nessa nova empreitada. Afinal, abrir o seu próprio negócio vai envolver um custo inicial. Por isso, com a ajuda da sua pesquisa de mercado, você já vai ter ideia do tipo de confeitaria que deseja abrir.

Comece a listar os possíveis custos com locação da loja, preço de insumos para produção dos alimentos, mão de obra, compra de equipamentos e quaisquer outros gastos que você precisa para tirar seu sonho do papel.

Sabemos que nem sempre você terá todo o dinheiro para montar a sua confeitaria gourmet. No entanto, com um bom planejamento financeiro, você consegue montar um projeto para dar entrada em um financiamento e começar a investir nesse sonho.

Escolha a especialidade da sua casa

Outro passo para tirar o seu sonho do papel, é conhecer a especialidade da sua casa. Se você é uma confeitaria gourmet, é claro que vai trabalhar com todo o tipo de produto, mas precisa ter um carro-chefe que atraia a atenção da clientela. Trabalhe em cima dessa ideia e construa sua confeitaria sempre tendo em mente o destaque dos seus produtos.

Invista em um local adequado

Ter uma confeitaria gourmet também envolve ter cuidado na hora de montar a estrutura do seu local. Sua loja deve ser bonita, agradável, confortável, de fácil acesso e que permita trabalhar tranquilamente com a produção dos seus alimentos. Tenha isso em mente para poder investir em um local que atenda a essas demandas.

Pense na equipe que você vai precisar

Sua confeitaria gourmet será grande, média ou pequena? Não importa o tamanho do seu negócio, é pouco provável que você trabalhe sozinha na produção e na venda dos alimentos, não é mesmo?

Coloque em um papel, portanto, um possível dimensionamento do seu pessoal: quantos cozinheiros vai precisar? Auxiliares de cozinha? Faxineiros? Caixas? Gerentes? Garçons?

Depois de saber o tamanho de sua equipe, faça uma pesquisa para descobrir a média de salários do mercado e coloque tudo no seu planejamento de orçamento.

Seja inovadora

A principal ideia que você deve ter em mente é: inovação é o segredo para você dar certo nesse mercado. Como existem possíveis concorrentes fortes nessa área, você precisa se destacar para poder faturar bem. Não basta apenas ser organizado; é preciso ser inovador!

Com a ajuda dessas dicas, você pode abrir uma confeitaria gourmet de sucesso para colocar seu sonho finalmente em prática. Gostou do artigo? Compartilhe suas opiniões e dúvidas com a gente!

Banners Nova Safra 03
Você também pode gostar

Deixe um comentário