Afinal o que são os produtos orgânicos?

vegetables g7b634334b 1920
4 minutos para ler

Nos últimos anos temos ouvido falar bastante sobre os alimentos orgânicos e sua importância tanto para nossa saúde como para a preservação ambiental, não é mesmo? Esse é, de fato, um dos tópicos mais comentados quando se trata de sustentabilidade e consumo consciente. Mas embora boa parte das pessoas já tenha tido contato com informações superficiais sobre o assunto, nem todos sabem o que realmente são os produtos orgânicos. Se você faz parte desse grupo, mas está cada vez mais interessado em conhecer a fundo as vantagens desses produtos, confira nosso artigo:

O que são esses ditos produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos nada mais são que produtos cultivados em ambientes pautados em princípios e valores agroecológicos. Isso quer dizes que são produtos livres de agrotóxicos e substâncias sintéticas. Além disso, são produzidos por meio do uso responsável da água, do ar, do solo e dos demais recursos ambientais, sempre respeitando as relações culturais e sociais do local.

Como funciona a agricultura orgânica?

Na agricultura orgânica não se faz o uso de substâncias e produtos químicos que ameacem a saúde do homem e do meio ambiente — incluindo aí o ar, a água, o solo, a fauna e a flora. Sendo assim, não se permite, nesse tipo de agricultura sustentável, a utilização de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Para completar, as condições de trabalho na agricultura orgânica são pautadas pela dignidade e humanização.

Quais são as vantagens dos produtos orgânicos?

Vale lembrar que os produtos orgânicos não são apenas alimentícios! Há cosméticos, utensílios e roupas essencialmente orgânicas também. Mas aqui vamos nos aprofundar nos benefícios oferecidos pelos alimentos orgânicos, ok? A principal vantagem da comida orgânica é que, por ser mais natural, é igualmente mais saudável, sendo determinante para a longevidade humana. Outro aspecto que deve ser considerado é que esses alimentos são mais saborosos e frescos, preservando o gosto, a cor e o aroma originais do produto. Como se não bastasse, ainda são alimentos mais nutritivos e com vitaminas mais concentradas, pois possuem 20% a menos de água do que os produtos convencionais.

Há muitos produtos orgânicos no Brasil?

No Brasil, os principais alimentos orgânicos encontrados no mercado são a soja, o arroz, o cacau, o café, o guaraná, o gengibre, o morango, a manga, a uva, o pêssego, a rapadura, o feijão, a quinoa, a banana, o tomate e diversos temperos e hortaliças. Já dá pra montar um cardápio e tanto, não acha?

Por que incluir os orgânicos no menu do seu restaurante?

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais em busca de produtos diferenciados, que ofereçam bom custo-benefício e que realmente se destaquem em termos de sabor e nutrição. Não é à toa que as culinárias vegana, vegetariana e mediterrânea estão crescendo tanto por aqui! Ao incluir alimentos orgânicos no cardápio do seu estabelecimento, você passa a ter maiores chances de conquistar um novo público, atraindo uma clientela que valoriza a sustentabilidade sem abrir mão do paladar. Alimentos orgânicos super saborosos e práticos para acrescentar no dia a dia do seu estabelecimento são o feijão carioca cozido, a quinoa cozida, o feijão preto cozido e o arroz integral também já cozido, todos da Vapza!

E aí, gostou do nosso artigo? Já havia percebido essa tendência e tratou de incluir receitas orgânicas no seu menu? Pretende acrescentar mais alimentos orgânicos no cardápio do seu restaurante? O que mais tem saído? Comente e compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário