5 dicas para utilizar o chocolate na produção de bolos e sorvetes

5 dicas sobre aromas e corantes para chocolate
5 minutos para ler

É difícil encontrar alguém que não goste de uma sobremesa bem achocolatada, não é verdade? Por isso esse ingrediente é sempre uma das principais opções daqueles que vão escolher um bolo de aniversário ou um sorvete para servir depois de um delicioso almoço de domingo.

Quem está acostumado a usar o chocolate em suas receitas já deve ter percebido que é preciso tomar algumas precauções na hora de manuseá-lo. É uma preparação cheia de segredos. Quer conhecer alguns desses truques? Então confira a seguir 5 ótimas dicas para utilizar o chocolate na produção de bolos e sorvetes:

Derreta corretamente para fazer coberturas e recheios

Na maioria das vezes é preciso derreter o chocolate para preparar coberturas e recheios. Para não errar o procedimento e perder material, você pode optar pelo tradicional banho-maria ou mesmo pelo prático micro-ondas, assim o chocolate não perde sua qualidade nem suas características de sabor. Após derretê-lo, deixe amornar, esperando o momento ideal para passar para o processo de temperagem, técnica que permitirá fazer coberturas e modelar o alimento com muito mais facilidade.

Facilite o manuseio do chocolate com a temperagem

Esse processo consiste no esfriamento do chocolate para que ele seja usado, principalmente, em coberturas. Para isso, despeje o chocolate já derretido em uma superfície lisa e fria — como uma pedra de granito ou mármore, por exemplo — e, usando uma espátula, vá empurrando o chocolate da borda para o centro até que ele fique mais espesso e frio.

Esse processo também pode ser feito colocando o refratário do chocolate previamente derretido dentro de uma panela com água fria, mexendo-o até atingir o ponto desejado. Lembrando que a temperagem é aconselhada para o chocolate comum, não para o hidrogenado.

Vale ressaltar que cada tipo de chocolate deve atingir uma temperatura específica: o meio amargo deve estar entre 30 a 31ºC, o ao leite entre 29 e 30ºC e o marfim de 28 a 29ºC. Se não conseguir fazer a medição, coloque um pouco do alimento nos lábios e, se estiver de morno a frio, provavelmente está pronto.

Conte com moldes ou papel-manteiga para modelar

Se além da cobertura ou do recheio você quiser criar adereços de chocolate para deixar o bolo ou até o sorvete com uma apresentação mais profissional, o uso de moldes prontos ou papel-manteiga costumam facilitar — e muito! — o processo.

No caso dos moldes, basta despejar uma camada fina de chocolate derretido preenchendo toda a cavidade e depois levar à geladeira. Já no caso do papel-manteiga, despeje uma camada generosa de chocolate sobre ele e vá mexendo com a espátula antes que esfrie. Depois, coloque essa folha por alguns minutos na geladeira até endurecer.

Siga etapas para fazer uma cobertura bem feita

Uma das coberturas mais comumente utilizada em bolos é o ganache, uma deliciosa mistura de chocolate e creme de leite que cria uma consistência bem pastosa e fácil de manusear.

Para cobrir o bolo corretamente, primeiro despeje uma porção pequena de cobertura para preencher as imperfeições. Depois, espalhe a maior parte do ganache na parte de cima do bolo, deixando escorrer para as laterais, que depois também receberão o creme. Para que fique bem lisinho, passe uma faca ou espátula lisa por cima da cobertura, com cuidado para não estragar o trabalho já feito.

É possível colocar o chocolate derretido diretamente em cima do bolo, mas será um pouco mais difícil fazer uma cobertura tão lisa. Um segredinho? Você pode acrescentar 10% de manteiga de cacau a esse chocolate derretido para garantir mais brilho à cobertura. Já para cobrir o sorvete não será necessário adicionar nada ao chocolate derretido! O contato do quente do chocolate com o gelado do sorvete já criará naturalmente uma casquinha bem saborosa.

Opte pelo chocolate em pó no sorvete

Para a fabricação de sorvete de chocolate, o ideal é utilizar a versão do alimento em pó que será adicionado a uma massa de base. As quantidades dependerão da receita que você escolher seguir e, também, da quantidade que pretende fazer.

Aqui a dica é optar pela versão meio amarga, que garante um sabor mais acentuado de chocolate. Se quiser um sorvete com pedacinhos do doce, apenas adicione o chocolate quando a base da massa já estiver pronta para ir para a geladeira, a fim de que os ingredientes não se misturem completamente e comprometam o sabor final.

O chocolate é um alimento bastante delicado, que necessita de atenção principalmente em relação à temperatura. Não tem grandes mistérios, mas seguindo nossas dicas será ainda mais fácil produzir deliciosos bolos e sorvetes! Ficou com água na boca? Então mãos à obra!

Agora comente aqui e nos conte se tem alguma outra sugestão que ajude a manusear o chocolate ainda mais facilmente? Seguiu nossas dicas e quer contar como foi? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!

banner 2
Você também pode gostar

Deixe um comentário