Confira os equipamentos necessários para montar uma padaria

confira os equipamentos necessarios para montar uma padaria10531
5 minutos para ler

Pensando em abrir uma padaria? Pois saiba de duas coisas: para qualquer negócio, as recomendações são sempre pesquisa, planejamento e muita dedicação e as padarias são o segundo segmento mais procurado no ramo de alimentação.

Mas algumas perguntas sempre surgem ao inciar esse tipo de empreendimento: “Quais os equipamentos necessários para abrir uma padaria?” ou “Como abrir uma padaria?”. Por isso, listamos algumas dicas de equipamentos para um negócio de sucesso.

Equipamentos para a administração

Não é apenas de fazer pães e bolos que uma padaria vive. A área administrativa de uma panificadora é tão importante quanto a qualidade dos produtos que serão vendidos. É na administração que acontecem todos os cálculos, pagamentos e faturamentos da padaria.

Assim, não podemos esquecer do básico para a estrutura de um escritório: mesa, cadeira, computador, impressora e tudo o que você achar necessário para controlar o balanço do negócio.

Equipamentos para a produção

A produção é a alma do negócio, é a etapa onde o tempo deve ser otimizado. Por esse motivo, os equipamentos devem contribuir para uma produção ágil e econômica visando lucros cada vez maiores sem perder a qualidade.

Nesse sentido, os equipamentos mais importantes para abrir uma padaria na área de produção são:​

​Câmara de crescimento

Também chamada de câmara de fermentação, esse equipamento tem uma grande importância para a produção, afinal, é ela que influencia no processo de fermentação, diminuindo o tempo de produção e aumentando a produtividade.

Nos modelos mais modernos, podem ser encontrados painéis digitais e de programação de aceleramento, de paralisação ou de retardamento na indução para a fermentação. As câmaras de crescimento digitais evitam os gastos com horas extras dos padeiros por terem um sistema de programação, não havendo necessidade de os funcionários chegarem cedo no trabalho — sem falar da economia de tempo e do aumento da qualidade dos produtos servidos.

Modeladora

A modeladora, além de dar o acabamento perfeito em seus produtos, ainda evita o desperdício na hora da produção, aumentando os ganhos de sua padaria.

Sabemos que o desperdício de alimentos é um dos maiores causadores de prejuízos que acontecem para quem trabalha com alimentação. Por isso, ao escolher uma modeladora, opte por aquelas que possuem um sistema de segurança adequado para o manuseio sem acidentes de trabalho.

Balança digital

Esta ferramenta é essencial para evitar o desperdício e não só isso: é possível lucrar bastante utilizando a técnica da pré-pesagem. Prefira balanças de alta precisão e priorize aquelas com maior capacidade de pesagem, afinal, quanto maior for esse atributo, melhor.

Exaustores

Os exautores são utilizados para ajudar a manter o ambiente confortável. Eles são imprescindíveis para a ventilação e para a exaustão do ambiente de trabalho, melhorando a qualidade do ar na área de produção.

Mobiliário sob encomenda

O mobiliário deve ser um dos pontos chave para que a produção e a funcionalidade do seu processo de produção sejam eficientes. Para esse item, procure um profissional capacitado para montar e ajudar no layout da cozinha de sua padaria. Ergonomia e pensamento estratégico são fundamentais na montagem dessas estruturas.

Equipamentos para a exposição

A forma de expor em uma padaria tem que ser feita com muito planejamento, pois é na exposição que o seus produtos poderão chamar a atenção dos clientes para serem vendidos.

Essa é a hora de inovar. Com um conceito forte e bem explicado, você pode planejar o layout de sua loja, mas não se esqueça de alguns itens importantes, como balcão expositor refrigerado, balcão expositor seco, balcão expositor quente e freezer de exposição de bebidas e de outros produtos.

Equipamentos para a venda

Para finalizar as compras, os clientes precisam ser muito bem atendidos. Pensando nisso, além de um equipamento de ponta para não atrasar o atendimento, um treinamento é essencial para a captação e para a fidelização do cliente.

Alguns equipamentos necessários para uma padaria nesse setor são: caixas, balcão de atendimento, impressora matricial para notas não fiscais e expositores de compras rápidas.

Além disso, tenha sempre mais de uma forma de pagamento — cartões de crédito, de débito e de VR ou VA —, mantenha mais de um caixa para agilizar a finalização do serviço e ofereça opções sustentáveis para embalagens das compras.

Agora que você aprendeu quais os equipamentos necessários para uma padaria, aprenda um pouco mais sobre como inovar em sua panificadora oferecendo serviços gourmet.

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário