Saiba porque fritar seus salgados com gordura hidrogenada

Depositphotos 20924835 s
3 minutos para ler

Um salgado bem frito, crocante e gostoso tem um segredo que poucas pessoas sabem: para ser irresistível, o salgado deve sempre ser frito com gordura hidrogenada. Mas porque este tipo de gordura é essencial para a qualidade deste alimento? Vamos te explicar neste texto. Confira!

O que é gordura hidrogenada?

A gordura hidrogenada é um tipo de gordura insaturada de formação trans, obtida a partir da hidrogenação de óleos vegetais, processo feito de maneira natural ou artificial. As gorduras saturadas e insaturadas são consideradas cis. A configuração trans é um tipo de disposição das moléculas desta gordura, que permitem a ela várias características interessantes ao fritar um alimento. Algumas das vantagens de se utilizar a gordura hidrogenada, em substituição a outros tipos de óleos e gorduras, para fritar alimentos industrializados são:

Resiste a altas temperaturas

A configuração trans é considerada muito estável. Isto significa que ela sofre poucas alterações com a oscilação de temperaturas, tanto para o frio quanto para o calor. Por este motivo ela resiste às grandes temperaturas impostas nos processos para fritar algum alimento, sem saturar, alterando qualidade e sabor.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Não deixa sabor residual

A gordura hidrogenada é também responsável por não interferir no sabor do salgado frito. Como é bastante estável e não satura com facilidade, o sabor do produto original é mantido, sem produzir paladar residual.

Aumenta validade

Mais uma vantagem da estabilidade deste tipo de gordura a alterações de temperatura e umidade, é que ela é capaz de se tornar uma excelente alternativa para aumentar a validade e facilitar o armazenamento destes produtos.

Menor necessidade de refrigeração

Ainda como vantagem da estabilidade da gordura, estes produtos, preparados na gordura hidrogenada, se aproveitam da configuração trans para reduzir a sua necessidade de refrigeração. Desta maneira eles podem ser oferecidos em temperatura ambiente por um período longo, sem se preocupar com refrigerar para não estragar ou alterar a qualidade do sabor, já que a gordura atua como um conservante natural.

Textura mais macia e leve

Sabia que a gordura hidrogenada também é responsável pela textura macia e leve dos melhores salgados? Produtos elaborados com este tipo de gordura tendem a crescer mais quando fritos, sem danificar a qualidade da massa e seu sabor, já que não fica com aquela sensação de fritura pesada e enjoativa.

Deixa os produtos crocantes e sequinhos

O sucesso dos salgados crocantes e sequinhos é a gordura hidrogenada. Sua configuração trans tolera melhor as altas temperaturas e mantém sua formação molecular normal, evitando que o alimento fique encharcado com o óleo utilizado para fritar, processo que acontece em gorduras saturadas e insaturadas. Sem ficar molhado com gordura, a casca do salgado consegue ficar crocante e saborosa.

Vegetarianos podem consumir seus produtos sem se preocupar

É isto mesmo. Como a gordura hidrogenada é elaborada através da hidrogenação de óleos vegetais, nenhum tipo de gordura animal, como por exemplo a manteiga, vai ser encontrado nestes salgados fritos. Este fato, que inibiria o consumo dos salgados por alguns vegetarianos mais radicais, não será um problema para a escolha dos seus produtos.

E você, usa gordura hidrogenada para fritar seus salgados? Nunca utilizou? Conte para nós um pouco de sua experiência!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Saiba porque fritar seus salgados com gordura hidrogenada

  1. Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

  2. Nunca utilizei gordura hidrogenada para fritar mas tenho curiosidade de experimentar. No meu restaurante tenho uma fritadeira elétrica onde uso água e óleo de soja. Gostaria de saber como usar a gordura hidrogenada nela, será que vai água também?

Deixe um comentário