5 dicas para ter sucesso com lanchonetes em academias

4 minutos para ler

Com a onda fitness cada vez mais em alta, a prática de exercícios e o investimento em uma alimentação nutritiva apontam para um denominador em comum: a busca por um estilo de vida mais saudável. Diante disso, as lanchonetes em academias têm se mostrado um modelo de negócio totalmente sintonizado com as tendências, tendo tudo para dar certo. Já pensou em investir na área?

Tomados os devidos cuidados com o cardápio, a estrutura e um serviço coerente com as necessidades do público, o empreendimento pode render excelentes frutos — seja você um proprietário de academia ou não. Então tome nota das nossas 5 dicas para ter sucesso nessa empreitada e mãos à obra:

Fique de olho nas condições de limpeza e higiene do local

Essa primeira dica pode parecer óbvia, mas é fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento do ramo alimentício. Como nesse setor os clientes são especialmente rigorosos ao observar as condições de higiene e limpeza oferecidas, mantenha o ambiente ventilado (livre de fumaça ou condensação de vapores), armazene os produtos da forma adequada (gêneros alimentícios devem ser mantidos longe dos artigos de limpeza, por exemplo) e fique de olho na estocagem de itens perecíveis. É importante que a lanchonete não acumule sujeira e não sofra com umidade e calor excessivos. Proporcione um ambiente agradável e fresco em meio ao clima agitado academia e veja suas vendas subirem!

Ofereça opções compatíveis com as necessidades do público

É importante adequar o cardápio oferecido na lanchonete às necessidades do público, que, no caso, precisa repor as calorias gastas nos exercícios. Assim, o serviço de alimentação da academia deve contar com opções saudáveis, compatíveis com o perfil dos clientes. Sucos e sanduíches naturais, saladas de frutas frescas e opções leves, que reponham os nutrientes, são sempre boas pedidas. Prime por opções integrais e que apresentem baixas calorias, além de produtos com apelo natural. Não é necessário, no entanto, abrir mão dos salgados, principalmente se a lanchonete não se restringir somente ao público da academia! Nesse caso, é interessante priorizar a massa integral, de preferência assada, para manter a linha saudável e menos calórica. Nada de frituras, viu?

Atente-se à conservação e à validade dos produtos vendidos

Diretamente ligada às condições de limpeza e higiene das lanchonetes em academias, essa medida deve ser seguida à risca para garantir o bom funcionamento do local e a satisfação dos clientes. Pense bem: de nada adianta montar um cardápio espetacular e negligenciar a conservação adequada dos produtos, certo? Além de ficar de olho na validade dos artigos à venda e em estoque (especialmente os perecíveis), preste atenção a suas condições de armazenamento. Observe, por exemplo, se os equipamentos de refrigeração estão operando na capacidade adequada para manter a qualidade de comidas e bebidas. Prevenir é sempre melhor que precisar remediar!

Inclua repositores energéticos e suplementos como opções

Visando a fidelização do público específico das academias, é importante pensar em itens relevantes para quem está se exercitando. Aí entram isotônicos, sucos naturais com Whey, tijelas de açaí com seus devidos complementos e vitaminas batidas na hora. Se você ainda puder apostar na personalização das vitaminas e dos sucos, por exemplo, deixando o cliente escolher o sabor, certamente venderá mais!

Considere oferecer lanches personalizados para dietas restritas

No mesmo esquema da dica anterior, fique atento à personalização para ganhar clientes com necessidades dietéticas específicas. Dietas com baixa taxa de carboidratos, detox e alimentação para ganho de massa muscular: restrições alimentares são um ponto de partida para oferecer lanches especiais e conquistar a clientela. Panqueca de suplemento, tapiocas e alimentos com alto valor proteico são exemplos de opções que muito provavelmente agradarão os frequentadores da academia. Se possível, conte com o apoio de um nutricionista na montagem do menu!

Como as lanchonetes em academias são mesmo um nicho que promete deslanchar, que tal investir nessa tendência? O que achou das dicas que listamos para oferecer um serviço de qualidade na área? Aproveite a febre fitness e trilhe a estrada do sucesso! E não deixe de comentar aqui para dividir suas impressões conosco, ok?

Você também pode gostar

Um comentário em “5 dicas para ter sucesso com lanchonetes em academias

Deixe um comentário