5 dicas para reduzir despesas em seu estabelecimento comercial

3 minutos para ler

23092013

O sucesso de um negócio depende do monitoramento constante da balança entre receita e despesas. Entretanto, como o faturamento é algo mais difícil de controlar, um empresário deve estar sempre mais atento às possibilidades de cortar custos para maximizar os seus lucros, se deseja manter o seu estabelecimento comercial no azul.

Como o objetivo de ajudá-lo nesta tarefa de diminuir os gastos dos seus estabelecimento comercial, reunimos  a seguir cinco dicas simples. Confira ações que você pode implementar imediatamente para reduzir as despesas.

Evitar o desperdício de suprimentos e produtos

Faça um estoque de acordo com a sua demanda e realize um monitoramento constante do que está sendo consumido e da validade dos produtos. Adeque os pedidos a esse fluxo. Se observar que algum produto se aproxima do prazo de vencimento, faça promoções direcionadas para queimar o estoque. Melhor vender mais barato do que ter que jogar fora.
LEIA TAMBÉM: COMO REDUZIR O DESPERDÍCIO DE COMIDA EM RESTAURANTES

Otimizar a jornada de trabalho

Analise quais são os seus horários de pico e os mais vazios. Concentre a equipe no momento que você mais precisar dela. Estude se vale a pena funcionar nos horários de menor movimento. Desta forma, evita pagar hora extra desnecessariamente e ainda consome menos energia e água.

Reduzir despesas com água e energia

Troque as lâmpadas e aparelhos eletrônicos velhos. O efeito na sua conta vai ser rápido. Identifique possíveis fontes de desperdícios, como vazamentos de água no banheiro ou perdas no sistema elétrico. Instale sensores de presença em ambientes como banheiros e corredores.

Negociar o seu plano de telefonia e internet

As operadoras costumam ter planos mais vantajogos para as empresas. Pesquise os pacotes disponíveis no mercado, a partir dos gastos de minutos e tipos de ligação que você já observou que a sua empresa necessita. Se a sua operadora não é a mais barata, negocie com ela. Se não conseguir o melhor preço, mude para a que for mais barata, desde que não haja perda de qualidade em perspectiva.

Discutir seus gastos com tributos e dívidas

É importante conversar com seu consultor tributário, contador, sobre as opções de pagamentos de impostos. Peça que ele avalie se a sua empresa está enquadrada na melhor modalidade possível. Estude a possibilidade de adiantar pagamentos ou fazer algumas quitações de empréstimos e financiamentos à vista como uma forma de conseguir abatimentos. Evite atrasar suas OBRIGAÇÕES e pagar multa.

O melhor uso dos recursos significa se tornar mais competitivo, mas, é importante lembrar que o empresário, no afã de reduzir despesas, não deve prejudicar a qualidade do serviço prestado ou comprometer seus investimentos no estabelecimento comercial. A economia também não pode gerar desconforto nos consumidores.

Ao reduzir a iluminação da sua lanchonete, por exemplo, os clientes não podem ficar incomodados. Fique atento a qualquer reclamação motivada pelas medidas de economia. As ações devem ainda acompanhar sempre o seu plano de negócios atualizado e ter como objetivo manter a saúde financeira do empreendimento, sem gerar prejuízos aos serviços e produtos.

Veja ainda: 5 dicas para a sua empresa continuar a crescer durante a crise.

Tem alguma dica interessante para reduzir rapidamente despesas sem comprometer o funcionamento do estabelecimento? Compartilhe conosco.

Você também pode gostar

Deixe um comentário