4 razões para usar o açúcar mascavo em suas sobremesas

3 minutos para ler

O açúcar está presente em várias receitas hoje em dia. Seja nas sobremesas, seja nos alimentos industrializados, todos nós acabamos consumindo alguma quantidade de açúcar em nosso cotidiano. Muitos especialistas em saúde e em nutrição inclusive têm recomendado a diminuição desse consumo. É curioso notar que alguns esportistas e pessoas mais radicais em termos dietéticos chegam até mesmo a cortar de vez o açúcar de suas dietas diárias. Mas será que todos os tipos de açúcar são igualmente ruins? Nós vamos te mostrar que não!

O açúcar mascavo, por exemplo, tem diversas vantagens em relação a outros tipos de açúcares, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro. E é possível substituir o uso desses açúcares pelo açúcar mascavo em quase todo o tipo de receita. Pensando nisso, preparamos algumas informações sobre o porquê de o açúcar mascavo ser melhor que os outros. Confira:

Mais vitaminas e minerais

Por ser um açúcar semi-refinado, o açúcar mascavo preserva mais das características naturais da cana-de-açúcar, como vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Além disso, o açúcar mascavo contém vitaminas B1, B2, B6 e fósforo. Quanto mais processado e refinado for o açúcar, mais essas vitaminas se perdem, por isso o açúcar mascavo é mais saudável.

Menos químicos

Devido ao fato de o açúcar mascavo ser mais próximo do melaço da cana-de-açúcar, ou seja, de sua forma natural, ele recebe menos químicos em sua composição. Para fazer o refino do açúcar, até chegar ao ponto do açúcar de confeiteiro, por exemplo, o açúcar é submetido a diversos tratamentos químicos (aditivos de branqueamento e clarificação), o que faz do açúcar mascavo menos prejudicial à saúde das pessoas.

Mais versatilidade nas receitas

Você já percebeu que receitas de bolo, de biscoitos (cookies, brownies) e outros doces normalmente utilizam açúcar mascavo em vez de açúcar cristal ou refinado? Isso ocorre porque o açúcar mascavo, ao contrário dos outros tipos de açúcar, tem propriedades físicas menos acentuadas. Isso quer dizer que esse açúcar interfere menos com as propriedades químicas e físicas de outros ingredientes, como a farinha, os ovos, etc. Na maioria das receitas em que se pede o uso de açúcar mascavo, se houver uma substituição por açúcar comum ou refinado, a consistência da sobremesa será diferente: menos encorpada, mais cremosa e sujeita às mudanças de temperatura.

Adoça igualmente

O açúcar mascavo tem o mesmo teor de sacarose (substância responsável pelo gosto doce) do açúcar comum, por isso não há diferença quanto à capacidade de adoçar entre um e outro. Muitas pessoas estão acostumadas ao uso de açúcar cristal ou mesmo de adoçantes na hora de tomar aquele cafezinho ou um suco refrescante. No entanto, ainda que todos adocem igualmente os alimentos, por que perder as vitaminas e sais minerais do açúcar mascavo?

Pronto para trocar seus hábitos de consumo do açúcar? Que tal estrear o açúcar mascavo fazendo uma sobremesa agora mesmo? Siga nossas recomendações e aproveite os resultados! Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui seu comentário.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário