Sem dúvidas, o Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos brasileiros, afinal, é uma data marcada por comemorações, reuniões familiares, decorações temáticas e comidas especiais. Inclusive, os doces típicos de Natal são alguns dos pratos que não podem faltar nas ceias ou mesmo pré comemorações entre amigos, por exemplo.

Para quem trabalha na área de gastronomia, essa época é uma excelente oportunidade para a elaboração de pratos mais sofisticados que, inclusive, podem ser feitos sob encomenda. Normalmente, sobremesas de Natal não são tão comuns no dia a dia, por isso, é preciso caprichar no cardápio, escolher em quais pratos valerá a pena investir e disponibilizar as opções aos clientes com antecedência.

Abaixo, listamos alguns dos doces típicos de Natal que mais fazem sucesso e não podem faltar no cardápio do seu restaurante ou confeitaria. Confira!

Tortas de frutas e chocolate

As tortas doces são sobremesas versáteis, que podem ser feitas com diversos tipos de ingredientes, agradando aos mais variados paladares. Tortas de frutas, chocolate e mesmo veganas podem fazer parte do seu cardápio, basta se preocupar em incluir opções diferentes, para que todos os clientes possam encontrar, pelo menos, um sabor que esteja de acordo com o seu gosto.

Algumas tortas clássicas que podem fazer parte do menu de Natal do seu negócio são torta de frutas vermelhas, torta de morangos, torta de maçã, torta de limão e torta de maracujá. Esses sabores são considerados clássicos, e não tenha dúvidas de que serão muito pedidos.

Por outro lado, há quem não goste de sobremesas com frutas, preferindo outras combinações. Para esse caso, nada melhor do que investir nas tortas de chocolate, que podem ser desde versões simples, com chocolate ao leite, até opções sofisticadas com ganaches e combinações refinadas, com amêndoas, frutas vermelhas e caramelo salgado, por exemplo.

Hoje, muitas pessoas também seguem dietas restritivas, e entre esse grupo as preferências veganas também têm feito sucesso. Para criar opções para esse tipo de comida, aposte em ingredientes naturais, como frutas, leites vegetais, óleo de coco, melado de cana e leite condensado vegano, por exemplo.

Panetones especiais

O panetone é um dos maiores símbolos do Natal no Brasil e, a cada ano, surgem opões deliciosas que são consideradas sobremesas sofisticadas para uma data tão especial. As versões clássicas, com frutas cristalizadas ou mesmo gotas de chocolate, são perfeitas para um café da manhã ou chá da tarde.

Mas se a ideia é investir no panetone como sobremesa, o ideal é buscar algumas alternativas que possam incrementar as receitas tradicionais. A versão trufada é irresistível e, normalmente, feita com muito chocolate. Vale a pena usar a criatividade, mas alguns dos mais pedidos são trufados com chocolate, recheio prestígio, brigadeiro e doce de leite.

Lembre-se também de que é importante pensar em coberturas que valorizem o panetone trufado, o que normalmente também é feito com muito chocolate e alguns confeitos. Outra sobremesa com panetone que também pode ser um investimento certo é a versão recheada com sorvete. O Natal acontece, justamente, no verão, então, uma sobremesa refrescante com sorvete também sempre cairá bem.

Biscoitos e bolachas

As alternativas de biscoitos e bolachas natalinos são perfeitos para aqueles que procuram algo original para presentear familiares e amigos. Algumas receitas clássicas como os biscoitos de gengibre e especiarias são tradicionais em diversas partes do mundo. Sem contar a famosa casa de biscoitos, que além de ser um ótimo presente, até para crianças, ainda serve como item de decoração.

Como no Brasil as pessoas preferem sobremesas um pouco mais adocicadas, pense em receitas que possam ser valorizadas com recheios e coberturas de chocolate, glacês, brigadeiro e creme de avelãs, por exemplo. É importante também investir em biscoitos e bolachas com formas que nos remetam ao Natal.

Ou seja, invista em formas e cortadores com formatos de bonecos de neve, sinos, estrelas, árvores de natal e renas. Faça kits com biscoitos variados, em caixas bem decoradas, que chamem a atenção e que poderão ser considerados ótimos presentes para a época.

Inclusive, esses mesmos biscoitos são perfeitos para compor a decoração da mesa da ceia e também a árvore de Natal, então, capriche nas cores, finalização e aplicação de glacês e confeitos.

Pães e rabanadas

Pães, roscas e rabanadas são outros doces tradições que não podem faltar nas mesas brasileiras no final de ano. Normalmente, pães e roscas para essa época são feitos em forma circular, como se fossem guirlandas.

Os sabores são variados, mas também são usadas as mesmas frutas cristalizadas dos panetones, cremes de coco, chocolate, cerejas e nozes. Na cobertura, aposte nos glacês que ainda podem receber uma decoração final feita com frutas e detalhes natalinos criados com pasta americana. Essas receitas de pães e roscas são práticas, e os produtos podem ser feitos com certa antecedência, facilitando a rotina de quem vai vendê-los.

Outra sobremesa campeã de pedidos no Natal é a deliciosa rabanada, que nada mais é do que um pão molhado em uma mistura de leite, frito e passado em uma cobertura de açúcar e canela como finalização. A receita é originária de Portugal, mas há muitos anos já caiu nas graças dos brasileiros. É uma das delícias mais concorridas no café da manhã de Natal.

Bolos e pavês

Um bolo bem decorado, de acordo com a temática de Natal, é outra sobremesa que não pode faltar. Os sabores podem ser variados, mas aqueles mais indicados para a celebração são os sabores de chocolate, mel, nozes, amêndoas, pistache e abacaxi.

Inclusive, um bolo muito tradicional, que surgiu na França, é o tronco de Natal, que como o próprio nome diz, é feito em formato de tronco de árvore. Se o bolo não for de chocolate, coberturas que funcionam muito bem são o chantilly e o marshmallow.

Por fim, não poderíamos deixar de citar o pavê como sobremesa que vale a pena o investimento. Assim como as tortas e bolos, também podem ser feitos com diferentes combinações de ingredientes, como frutas, chocolates, doce de leite, brigadeiro e bombons, por exemplo. Se servidos em taças individuais, ficam ainda muito elegantes na decoração.

Não faltam dicas de doces típicos de Natal para você incrementar as vendas do seu negócio no Natal. Porém, o segredo para o sucesso de vendas é o planejamento. Pense no cardápio de doces com antecedência, estipule preços, crie os kits especiais e compartilhe as novidades com os clientes com certa antecedência. Assim, eles poderão se planejar para as compras.

Se você gostou deste post, aproveite para conferir também o conteúdo que já fizemos sobre bolos e doces para vender no final do ano!